Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

[ESEV Of Mult] Hipertexto e Hipermédia

Ana Claudia Loureiro

Created on September 26, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Oficina Multimédia Docente: Ana Claudia Loureiro analoureiro@esev.ipv.pt

Hipertexto e Hipermédia

Comunicação que envolve diversos meios para transmitir uma mensagem...

Múltiplos intermediários ou múltiplos meios.

Raíz media – do latin medium que significa meio ou centro.

Análise etimológica da palavra

Multimédia

Prefixo Multi – do latin multus, significa múltiplo ou numeroso.

Multimédia digital

Multimédia digital é a área relacionada com a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens paradas e em movimento, animações, sons e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital.

Conceito

Multimédia

Os vários intermediários entre a as fontes e o destino, ou os vários meios pelos quais a informação é armazenada, transmitida, apresentada ou percebida.

A reinvenção da escrita

Na era digital, a internet apresenta-se como a nova tecnologia da inteligência, capaz de aumentar a capacidade humana de aprender e compreender. Na interação com o texto digitalizado, pela particularidade hipertextual das redes telemáticas que se caracterizam por permitir conexões online e interativas, é estabelecida uma lógica dinâmica e não linear capaz de potencializar formas de aprendizagem cada vez mais complexas. É desta forma que o hipertexto possibilita a rutura com o pensamento linear e com as formas de escrita até então conhecidas, pois inclui uma outra lógica de construção, que permite articular várias habilidades simultaneamente. (Lévy, 1993)

Hipertexto

O hipertexto caracteriza-se por uma estrutura não sequencial ou não linear, acentrada, suportada por dispositivos digitais, como computadores, telemóveis, tabletes, ou seja, por recursos informáticos. É constituído por nós de informação, de extensão variável, que conduzem ao acesso a outros documentos ou a uma parte de um mesmo documento. O conceito de hipertexto remonta mais de 70 anos, quando o engenheiro eletrotécnico, norte-americano, Vannevar Bush, desenvolve o MEMEX (“memory expander”) para armazenar livros, artigos, revistas e gravações que poderiam ser consultados de uma forma rápida e flexível, através de pesquisa por índice, além de permitir associações entre a informação, ligando um texto a outro. O termo hipertexto foi criado pelo filósofo e sociólogo estadunidense, Theodore Nelson, em 1965. Nelson desenvolveu o hipertexto XANADU com a pretenção de ser um repositório de tudo o que a humanidade tinha escrito. Esse projeto não chegou a ser totalmente concretizado, mas o termo e o conceito de hipertexto estavam delineados. O termo hipermédia emerge da extensão do hipertexto, caracterizando um documento não sequencial ou não linear, organizado em nós de informação, com ligações a outros nós, proporcinando o acesso a informação em diferentes formatos.

Hipermédia

O termo hipermédia emerge da extensão do hipertexto, caracterizando um documento não sequencial ou não linear, organizado em nós de informação, com ligações a outros nós, proporcinando o acesso a informação em diferentes formatos.

  • BUSH, Vannevar (1945). As We May Think. Atlantic Monthly, 176 (1), 101-108.
  • Carvalho, A. (2002). Multimédia: um conceito em evolução. In: Revista Portuguesa de Educação, 15(1), pp. 245-268.
  • JONASSEN, D. H. (1989). Hypertext/Hypermedia. Englewood Cliffs, New Jersey:
  • Educational Technology.
  • LÉVY, Pierre (2000). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget.

Referências bibliográficas