Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Átomo
ZÉ TELO
Created on September 25, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Iniciar
Átomo
Da antiguidade grega ao século XXEvolução do modelo atómico
Introdução
Filósofos
Timeline
Modelo Dalton
Modelo Thomson
Modelo Rutherford
Modelo Bohr
Modelo Schroedinger
Elementos químicos
Classificação Periódica
Video
Conclusão
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
O átomo é a menor unidade básica da matéria, composta por protões, neutrões e electrões. Os protões e os neutrões formam o núcleo, enquanto os electrões orbitam à sua volta. Esta estrutura fundamental é responsável pelas propriedades químicas dos elementos e pela diversidade de substâncias no universo, desempenhando um papel essencial na composição de tudo o que nos rodeia.
+ INFO
+ INFO
+ INFO
FILÓSOFOS
Atomismo e Epicurismo
Leucipo
Leucipo de Abdera foi um filósofo grego.
Demócrito
filósofo pré-socrático da Grécia Antiga. Nasceu na cidade de Mileto ou Abdera
Epicuro
Epicuro de Samos foi um filósofo grego do período helenístico. Seu pensamento foi muito difundido em numerosos centros epicuristas
Nuvem eletrónica
1926
SCHROeDINGER
EVOLUÇÃO DO MODELO ATÓMICO
Cargas positivas e negativas
1904
Thomson
núcleo
1911
RUTHERFoRD
Níveis de energia
1913
Bohr
Átomo indivísivel
1803
Dalton
Modelo atómico de dalton
- John Dalton (químico inglês) propôs o primeiro modelo atómico científico, em 1807
- Propôs que o átomo era rígido, indivisível, indestrutível e tinha uma forma esférica, semelhante a uma bola de bilhar
- Por volta de 1785, Antoine Laurent de Lavoisier demonstrou que não há variação da massa numa reação química: A massa dos produtos é igual à soma das massas das substâncias reagentes.
- Em 1799, Joseph Louis Proust descobre a lei das proporções definidas, a qual afirma que: numa dada substância contém os seus elementos constituintes na mesma proporção.
+ INFO
Modelo atómico de thomson
- Joseph Thomson (físico inglês) propôs o seu modelo atómico, em 1904
- Admitiu que o átomo era uma esfera maciça de carga positiva, estando os electrões dispersos no seu interior (tal como passas num pudim).
+ INFO
Modelo atómico de rutherford
Rutherford (1871-1937) foi um físico neozelandês. Rutherford inspirou toda a moderna teoria atómica, ao afirmar que o átomo era nucleado e a sua parte positiva concentrava-se num volume extremamente pequeno, que seria o próprio núcleo. O Modelo Atómico de Rutherford corresponde ao sistema planetário em miniatura, no qual os electrões - micro-satélites - movem-se em órbitas circulares ou elípticas ao redor do micro-sol nuclear.
+ INFO
Modelo atómico de bohr
Físico e filósofo dinamarquês, fez contribuições fundamentais para a compreensão da estrutura atómica e da mecânica quântica, pela qual recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1922. Modelo atómico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os electrões distribuídos em camadas ao redor de um núcleo. Semelhante à órbita de um planeta, mostra que os electrões se movem em sentidos circulares, mas que as órbitas possuem energias definidas.
+ INFO
Modelo atómico de schroedinger
Trata-se do modelo actual e o mais aceite pela comunidade científica. Ele nasceu da teoria da mecânica ondulatória proposta por Erwin Schroedinger. Para Schroedinger, os átomos possuíam regiões prováveis de existência dos electrões, o que ele chamou de orbitas eletrónicas. A órbita é uma zona de máxima probabilidade de se encontrar um electrão. Isso porque, segundo modelos matemáticos, seria impossível definir o local exacto e a velocidade de movimento dessa partícula subatómica.
+ INFO
Elementos Químicos
- Atualmente, existem 118 elementos químicos, sendo que 92 são naturais e 26 são artificiais e produzidos de maneira artificial.
- Todos os elementos químicos conhecidos estão presentes na tabela periódica. Eles são representados por uma sigla, onde a primeira letra é maiúscula. Se essa sigla tiver duas letras, a segunda será minúscula.
Classificação Periódica dos Elementos Químicos
- Na tabela periódica os elementos são organizados de maneira crescente em relação ao seu número atômico.
Períodos: são as sete linhas horizontais da tabela periódica, onde os elementos possuem o mesmo número de camadas eletrónicas:
- 1º Período: 2 elementos
- 2º Período: 8 elementos
- 3º Período: 8 elementos
- 4º Período: 18 elementos
- 5º Período: 18 elementos
- 6º Período: 32 elementos
- 7º Período: 32 elementos
Colunas: as colunas são as 18 linhas verticais que aparecem na tabela periódica.Os elementos de transição (metais de transição) representam as 8 famílias da série B As famílias A e B possuem 8 grupos cada uma: -Família 1A: Metais Alcalinos -Família 1B: cobre, prata, ouro -Família 2A: Metais Alcalino-Terrosos -Família 2B: zinco, mercúrio -Família 3A: Família do Boro -Família 3B: Lantanídios e actinídeos -Família 4A: Família do Carbono -Família 4B: titânio -Família 5A: Família do Nitrogênio -Família 5B: Tântalo -Família 6A: Calcogénios -Família 6B: tungsténio -Família 7A: Halogénios -Família 7B: manganês, bóhrio -Família 8A: Gases Nobres -Família 8B: ferro, ósmio, níquel
Propriedades dos Elementos
Os elementos químicos possuem dois tipos de propriedades:
- Propriedades Periódicas: variam periodicamente com o aumento ou diminuição de seus números atômicos, são elas:
- Propriedades Aperiódicas: não variam periodicamente, ou seja, não variam em intervalos regulares. Por exemplo:
CONCLUSÃO
Os modelos atómicos mostram o sucesso do conhecimento científico em todas as épocas.A teoria atómica vai desde a indivisibilidade de Demócrito aé ao modeloi de Dalton, passando pela descoberta dos eletrões por Thomson e muitos outros. Rutherford introduziu a ideia de um núcleo central e Bohr melhorou este modelo, acrescentando níveis de energia quantificados. No passo seguinte, o modelo quântico atual tem em conta o conceito de dualidade onda- partícula e as probabilidades de localização dos eletrões. Estes avanços mostram que a ciência nunca descansa enquanto não nos convencer com uma melhor explicação da estrutura da matéria.
descoberta
Em 1899, pesquisando o urânio descobriu a radiação alfa e a radiação beta. Estabeleceu as bases da teoria da radioatividade. Revolucionou a teoria atómica ao desenvolver o modelo denominado de sistema planetário, e que em linhas gerais vale até hoje.
descoberta
Tendo como ponto de partida o artigo publicado por Darwin em 1912 sobre o papel dos electrões na interação de partículas alfa com um núcleo, ele fez avanços na teoria de electrões viajando em órbitas em torno do núcleo atómico, com as propriedades químicas de cada elemento sendo em grande parte determinadas pelo número de electrões nas órbitas mais externas de seus átomos. Ele introduziu a ideia de que um electrão poderia "descer" de uma órbita de maior energia para uma de menor energia, emitindo um quantum de energia discreta durante o processo. Esse raciocínio tornou-se a base do que eventualmente veio a ser conhecido como a antiga teoria quântica. Quando os electrões saltam de uma órbita para outra produzem luz. Bohr conseguiu prever os comprimentos de onda a partir da constituição do átomo e do salto dos electrões de uma órbita para outra. Junto com Planck e Einstein contribuíu para a formação de um dos campos mais importantes da ciência moderna, a física quântica.
Demócrito
A sua fama decorre do fato de ele ter sido o maior expoente da teoria atómica ou do atomismo. De acordo com essa teoria, tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos
Leucipo
Leucipo é considerado o mestre de Demócrito de Abdera e, talvez, o verdadeiro criador do atomismo (segundo a tese de Aristóteles), que relatava que uma matéria pode ser dividida até chegar a uma pequena partícula indivisível chamada átomo.
Descoberta
Electrão A experiência de Thomson: em 1879 demonstrou a existência dos raios catódicos que são um feixe de partículas carregadas negativamente, pois sofriam atração do polo positivo de um campo eléctrico externo.
Epicuro
No sistema epicurista, os átomos se encontram, por causa de uma leve inclinação em sua trajetória, o que os faria chocar-se uns com os outros para constituir a matéria. Esta é a modificação em relação ao atomismo de Demócrito, segundo o qual o encontro dos átomos é necessário.
teoria
A introdução de considerações relativistas na teoria quântica era de seu interesse particular. No outono de 1922 ele analisou as órbitas dos elétrons em um átomo de um ponto de vista geométrico, usando métodos desenvolvidos pelo matemático Hermann Weyl (1885-1955). Esse trabalho, o qual mostrou que as órbitas quânticas estão associadas com algumas propriedades geométricas, foi um importante passo em predizer algumas características da mecânica de ondas. Mais cedo no mesmo ano ele criou a equação de Schrödinger do efeito Doppler relativístico para linhas espectrais, baseado na hipótese dos quanta de luz e considerações sobre energia e momentum. junto com Planck e Einstein contribuíu para a formação de um dos campos mais importantes da ciência moderna, a fisica quantica.
Teoria
Qualquer espécie de matéria é formada de átomos. Os átomos são minúsculas particulas que nao podem ser subdivididas nem transformadas em outros atomos. Todos os átomos de um mesmo elemento são iguais em massa, tamanho e em todas as suas propriedades, ou seja, possuem a mesma identidade química. Átomos de elementos diferentes possuem propriedades químicas e físicas diferentes. Um composto é constituido pela combinação de átomos de dois ou mais elementos que se unem entre si em várias proporções simples. Nessas combinações cada átomo guarda a sua identidade química.