Ciclo_das_rochas
Alexandra Fernandes
Created on September 25, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
SLYCE DECK
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
Transcript
Minerais
Tipos de rochas
Tipos R. Sedimentares
Tipos de rochas Pode imaginar a Terra como uma grande esfera rochosa composta por diferentes tipos de rochas. Na verdade, as rochas podem ser agrupadas em função da maneira como se formaram - assim, temos as rochas magmáticas ou ígneas, as rochas sedimentares e as rochas metamórficas. A Petrologia é o ramo científico da Geologia que se ocupa do estudo das rochas.
A caixa negra de um avião regista e guarda informações essenciais da viagem e permite, mais tarde, reconstruir a história do voo. As rochas guardam no seu interior informações importantes sobre a sua história , isto é, sobre o passado da Terra. O estudo e a interpretação das características das rochas permitem descodificar essas informações e fazer luz sobre as transformações do planeta ao longo do tempo geológico.As informações que podem ser fornecidas pelas rochas são abundantes e diversificadas.Mas as rochas não são arquivos estáticos e eternos, são passiveis de alteração e reciclagem.
Rochas, testemunhos da atividade da Terra
Rochas Quimiogénicas
São formadas a partir de fragmentos de outras rochas ou minerais. No caso das areias ou argilas a rocha não se encontra consolidada, pois a diagénese ainda não ocorreu. A ligação deses sedimentos com um cimento naturao dará origem a rocha consolidada, como arenito e argilito
Estas rochas formam-se por precipitação de substâncias dissolvidas na água. O calcário e o sal-gema são exemplos deste tipo de rochas sedimentares
A acumulação de detrítos orgânicos, constituídos por restos de seres vivos ou de produtos da sua atividade, originam rochas biogénicas, como os calcários conquíferos e os carvões.
Rochas Biogénicas
Rochas Detríticas
Qualquer rocha existente na litosfera. seja magmática, sedimentar ou metamórfica, pode ser sujeita a condições de pressão e de temperatura diferentes daquelas que estiveram na base da sua formação. Se isto suceder em profundidade, a rocha pode sofrer alterações estruturais e químicas, convertendo-se numa rocha metamórfica.Os minerais que constituem uma rocha são estáveis para dadas condições de pressão e de temperatura. Se estas condições mudam, aumentando a pressão e a temperatura, os minerais tornam-se instáveis e reagem procurando um novo equílibrio. Os processos de metamorfismo, dependendo da sua intensidade, resultam na deformação do material rochoso e na substituiao dos seus minerais.A formação de rochas metamórficas ocorre no estado sólido.
Rochas Matamórficas
Se eximinar uma rocha verá que é composta por um mosaico de fragmentos interligados. Esses fragmentos são os minerais, pequenos "tijolos" constituintes das rochas que, frequentemente, lhes dão um aspeto granuloso. De facto, todas as rochas são associações naturais de minerais.Um mineral é uma substância sólida, natural e inorgânica, com uma composição química e uma estrutura atómica específicas.Quando uma rocha se forma, os átomos organizam-se no espaço de forma geométrica, formando redes cristalinas com um ou mais elementos químicos, constituindo minerais.
Constiuintes das Rochas - Minerais
A lava expelida pelos vulcões e o magma que fica aprisionado em fissuras ou cavidades da litosfera arrefecem e solidificam formando rochas magmáticas. Este arrefecimento e solidificação apresenta diferente resultado, uma vez que os materiais magmáticos têm composições químicas diferentes e as condições de formação das rochas também são diferentes em termos de temperatura, pressão, tempo de cristalização dos minerais, Assim, teremos rochas magmáticas plutónicas ou intrusivas e rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas.
Rochas Magmáticas
São rochas formadas à superfície ou perto dela, pelo arrefecimento rápido do magma. Os minerais têm pouco tempo para cristalizar e apresentam-se com reduzidas dimensões, frequentemente invisíveis a olho nu.Se o magma for basáltico forma-se basalto.Se o magma for andesítico forma-se andesíto.Se o magma for riolítico forma-se riolito.
Rochas vulcânicas ou extrusivas
Têm origem na acumulação e compactação de detrítos rochosos ou orgânicos, os sedimentos, que resultam das atividades geológicas e biológicas que decorrem na superfície do planeta.Os sedimentos são, geralmente, pequenos grãos rochosos que resultaram do desgaste de qualquer rocha da superfície , restos de seres vivos marinhos ou minerais acumulados no leito de um rio ou no fundo do oceano. Os sedimentos acumulados evoluem, geralmente, para uma rocha consolidada.
Rochas Sedimentares
Rochas Plutónicas ou Intrusivas
São rochas formadas em profundidade em condições de pressão e temperatura elevadas, pelo que o arrefecimento do magma é lento. Os minerais apresentam-se bem desenvolvidos, visíveis a olho nu, dado que têm muito tempo para cristalizar.
Se o magma for rolítico forma-se granito.Se o magma for andesítico forma-se diorito.Se o magma for basáltico forma-se gabro.