Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

BIO CHARACTER LITERATURE

Sofia Cortês

Created on September 25, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Biografia

Sermão Santo António aos peixes

Padre António Vieira

António Vieira, mais conhecido como Padre António Vieira foi um filósofo, escritor e orador português. Nasceu a 6 de fevereiro de 1608 em Lisboa e faleceu a 18 de julho de 1697(89 anos) em Salvador,Brasil. Ficou conhecido por missionario no Brasil.

Quem foi António Vieira?

O "Sermão de Santo António aos Peixes" foi pregado no Maranhão, Brasil, em 13 de Junho de 1654, dia de Santo António.

Sermão santo António aos peixes

O seu foco era na prosa e a sua preocupação era seduzir o leitor pelo conteúdo e não tanto pela escolha das palavras. Esse conteúdo era apresentado de forma barroca, com muitas metáforas e outras figuras de linguagem.

Quais são os objetivos do sermão do periodo barroso

No período barroco, as qualidades do pregador eram fundamentais para transmitir a mensagem religiosa e captar a atenção dos fiéis. Tais como:
  • Carisma
  • Conhecimento das escrituras
  • Criatividade
  • Empatia
  • Paixão

Qualidades do pregador no período barroco

Docere-refere-se à função didática do pregador. Delectare-diz respeito à capacidade de encantar e cativar o público. Movere-refere-se à função de provocar uma resposta emocional ou ação.

Significado dos verbos no sermão barroso

Em suma, o "Sermão de Santo António" foi uma poderosa ferramenta de Vieira para unir pregação religiosa e crítica social, com o intuito de provocar mudanças tanto no comportamento individual quanto nas estruturas sociais da época.
defesa dos índios
reforma moral
chamada á reflexão
crítica social
Vieira tinha várias intenções quando pregou Sermão de Santo António, tais como:

Qual seria o objetivo e a inteção de Vieira ao pregar Sermão de Santo António

obrigada!!! espero que tenham gostado

O sermão também servia como um manifesto em defesa dos direitos dos indígenas, denunciando a exploração e o abuso que eles sofriam.
Vieira tinha a intenção de promover uma reforma moral na sociedade, apelando à necessidade de uma vida mais justa e solidária.
O sermão busca provocar uma reflexão moral, incentivando as pessoas a repensarem suas ações e a se voltarem para a ética cristã.
Vieira utilizou a metáfora dos peixes para criticar a hipocrisia dos homens, mostrando como muitos se deixavam levar por interesses egoístas, assim como os peixes que ignoram a rede que os captura.