Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Vídeo água

Tiago Lopes

Created on September 25, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Tiago Magalhâes Lopes 11ºct4

Peixes

Espécie: Bacalhau do Atlântico. Nome científico:Gadus morhua. Nome comum: Bacalhau. Características fisiológicas e biológicas: O bacalhau pode chegar a 100kg e a 2 metros de comprimento. Vive em águas frias e alimenta-se de outros peixes mais pequenos. Características referidas no sermão: Tobias foi uma figura bíblica que foi atacado por um bacalhau junto à margem do rio, enquanto caminhava com o Anjo S. Rafael. O anjo então contou a Tobias que o fel do bacalhau curava a cegueira e que o seu coração afastava os demónios, tendo por isso poder curativo.

Peixe Tobias

Espécie: Osteichtyes. Sub-especie: Echeneidae. Nome científico: Rémora Linnaeus. Nome comum: Rémora. Características fisiológicas e biológicas: Tem uma barbatana dorsal transforma numa ventosa. Dessa forma, ela economizaa energia, já que nada pouco, viaja grandes distâncias e obtém proteção e alimento. Pode ter de comprimento de 35 a 40 centímetros. Características referidas no sermão: Tem força e poder, o padre liga estas caracteíristicas à força da rémora por se agarrar ás naus e conseguir pucá-las.

Rémora

Espécie:Torpedinidae. Nome científico: Chandrichtyes. Nome comum:Torpedo. Características fisiológicas e biológicas: Tem o corpo achatado com cerca de 60 centímetros e habita no Oceano Atlântico. A característica mais impressionante é a presença de um órgão especializado que permite transformar a energia dos seus músculos em ondas elétricas de 70-80 volts. Características referidas no sermão: O torpedo no sermão está associado à energia, por conta do seu orgão que transforma a energia dos seus músculos em ondas elétricas, que fazem tremer os pescadores, assim como Santo António fazia os homens tremerem.

Torpedo

Espécie: Anableps Microlepis. Nome científico: Anableps Anableps. Nome comum: Quatro-olhos. Características fisiológicas e biológicas: As fêmeas medem em média 18,5 cm e pesam em média 80 gramas, sendo maiores do que os machos, que têm em média 14 cm de comprimento e peso de 31 g, e devido ao seu tamanho têm dificuldade a defender-se de predadores,para esse fim desenvolveu os seus olhos para possibilitar a visão dentro e fora de água ao mesmo tempo, isto é possível pois os meus olhos estão divididosao meio pela córnea. É devido aos meus olhos que me dão a alcunha de “O peixe de quatro olhos”. Características referidas no sermão: De acordo com Padre António Vieira a sua visão é um contraste a decisão de Deus de dar-lhe visão extra enquanto deixa as pessoas que vivem nas mesmas costas que ele viverem em cegueira durante séculos.

Quatro-olhos

Espécie: Haemulidae. Nome científico: Conodon Nobilies. Nome comum: Roncador. Características fisiológicas e biológicas: Geralmente de corpo alongado, variam de 20 cm a 50 cm, mas algumas espécies podem chegar a 1 metro. São encontrados em águas costeiras. E emitem roncos altos ao serem pescados. Características referidas no sermão: O Padre António Vieira liga os roncos altos que o peixe emite ao ser pescado à produção exagerada de barulho.

Roncador

Espécie: Osteichtyes. Sub-especie: Echeneidae. Nome científico: Rémora Linnaeus. Nome comum: Rémora. Características fisiológicas e biológicas: Tem uma barbatana dorsal transforma numa ventosa. Dessa forma, ela economizaa energia, já que nada pouco, viaja grandes distâncias e obtém proteção e alimento. Pode ter de comprimento de 35 a 40 centímetros. Características referidas no sermão: Por conta do parasitismo,por se agarrarem a animais maiores e alimentarem-se derestos de comida que o animal maior se alimenta o Padre António Vieira liga isso ao aproveitamento.

Pegador

Espécie: Exocoetus. Nome científico: Exocoetus. Nome comum:Peix-Voador. Características fisiológicas e biológicas: Habita em oceanos tropicais,como nas castas da américa tropical, do Atlântico e do Pacífico. Tem um corpo aerodinâmico e alongando, geralmente prateado, que pode chegar a 30 cm de comprimento. Ten barbatanas peitorais bastante desenvolvidas que o permitem "voar",saltar distâncias até 200 metros fora da água. Alimenta-se depequenos crustáceos eplâncton. Características do sermão: O Padre António Vieira destaca a capacidade dp peixe-voador conseguir nadar e voar, por conta das suas barbatanas bastante desenvolvidas que o permitem "voar".

Voador

Espécie: Octopus Vulgaris. Nome científico: Octopus Vulgaris. Nome comum: Polvo. Características fisiológicas e biológicas: Habitam em ambientes marinhos, no fundo do mar, corais e regiões costeiras. O polvo possui oito braços, não tem escleto, tem um sistema nervoso avançado, defende-se com jatos de tinta que ele mesm produz, conseguesse camuflar e é muito inteligente. Características do sermão: O Padre António Vieira liga a capacidade de trocar de cor á capacidade de camuflagem que o polvo tem.

Polvo