Microsite Museu
Gabriela Sá
Created on September 25, 2024
More creations to inspire you
Transcript
Gabriela Sá e Luena Rebelo 11ºE
CargaleiroE Maria Helena
História e cultura das artes
MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA
MANUEL CARGALEIRO
manuel cargaleiro
Manuel Alves Cargaleiro foi um pintor e ceramista português, natural de Castelo Branco, nas suas obras ele utiliza cores vibrantes, tem influências tradicionais e contemporâneas, tendo uma grande conexão com a cultura portuguesa e com o uso de técnicas artesanais.
Percurso artístíco
Em 1946, Cargaleiro inscreveu-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, abandonando-a para se dedicar às artes plásticas, iniciando-se como ceramista na Fábrica Sant'Anna, em Lisboa.Frequentou as aulas livres da Academia de Belas-Artes e o atelier de olaria de José Trindade. Ao longo da sua carreira, Cargaleiro recebeu diversos prêmios e as suas obras foram expostas em galerias internacionais, tornando-se uma figura importante na arte contemporânea.
Flores na água1960papel
ALGUNS DESSES PRÉMIOS FORAM:- Prémio Sebastião de Almeida, em 1954;- 1.º prémio do concurso para o revestimento em cerâmica dos edifícios da Cidade Universitária de Lisboa em 1955;- Prémio Projeto Internacional Museus/Fundações Manuel Cargaleiro, em Portugal e na Itália, pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, em 2012;- Prémio Obra de Vida em de 2014, do projeto SOS Azulejo, dedicado à salvaguarda e valorização do património azulejar português e coordenado pelo Museu da Polícia Judiciária.
Prémios
Algumas obras
Ribatejo – Flores e Azulejos (1981)
Prato (1927)
Jarra com Flores da Arrábida (1960)
HOMENAGENS
Teve o seu nome atribuído à Escola Secundária Manuel Cargaleiro em Seixal
O seu nome foi atribuído à Praça Manuel Cargaleiro em Castelo Branco
O seu nome foi atribuído à Rua Mestre Manuel Cargaleiro, em Vila Velha de Ródão
A Fundação Manuel Cargaleiro
A Fundação Manuel Cargaleiro foi criada em 1990 pelo artista, com fins de natureza cultural, artística e pedagógica, tendo por principal objetivo a organização do Museu Cargaleiro, como forma de estudar, investigar, conservar o acervo artístico da Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro.
Museu Cargaleiro
Grande parte das suas obras encontram-se em exposição permanente no Museu Cargaleiro, onde se encontra a coleção da Fundação Manuel CargaleiroO objetivo genérico da coleção segue o seu percurso artístico, nas diversas fases de linguagens artísticas que atravessa, e nos contactos que realiza no decorrer da sua interação com o mundo da arte.
Nascida a 13 de junho de 1908, na freguesia da Encarnação, em Lisboa, no seio de uma família abastada de classe alta. Muito cedo despertou para a música e a pintura, tendo aos onze anos de idade começado a estudar piano e canto em casa, desenho e pintura nos ateliers da pintora Emília dos Santos Braga e do pintor Armando de Lucena.
Maria Helena Vieira da Silva
Em 1928, tal como era frequente entre os artistas portugueses, com apenas 19 anos e acompanhada pela sua mãe, Maria Helena decidiu prosseguir com os académicos em Paris, França. Após concluir os seus estudos, trabalhou com os pintores e escultores Henri de Waroquier (1881-1970) e Charles Dufresne, passando a focar-se apenas na pintura, abandonando assim a escultura.
Formação Artística em Paris
Henri De Waroquier
Charles Dufresne
Londres
1939
1959
A Partida de Xadrez
1943
As Bandeiras Vermelhas
Algumas obras
.
A obra Saint-Fargeau (1965), foi vendida num leilão em Paris por 1,3 milhões de euros a 22 de Outubro de 2011, o valor mais alto até então para um quadro de um artista português. A pintura fazia parte de um conjunto de obras da colecção privada do colecionador Jorge de Brito.
Saint-Fargeau
Leilões
.
A obra, L’Incendie II, ou Le Feu (1944) foi leiloada, a 11 de fevereiro de 2020, em Londres, por 1,9 milhões de euros.
L’Incendie II
Leilões
Gabriela Sá Nº 3Luena Rebelo Nº9Escola Poeta Al BertoHistória e Cultura das Artes
Obrigado!!
Contextualize your topic with a subtitle
Contextualize your topic with a subtitle
You can use a photograph or an illustration as a base. The important thing is that it is very attractive to catch your audience's attention.
XVI
Love
With interactive images. Include additional information and show it with a click.
WRITE A GREAT TITLE
Contextualize your topic with a subtitle
Contextualize your topic with a subtitle
You can use a photograph or an illustration as a base. The important thing is that it is very attractive to grab your audience's attention.
XVI
Visual
With interactive images. Include additional information and show it with a click.
WRITE A GREAT TITLE
Contextualize your topic with a subtitle
You can use a photograph or an illustration as a base. The important thing is that it is very attractive to catch the attention of your audience.
XVI
Magic
Contextualize your topic with a subtitle
With interactive images. Include additional information and show it with a click.
WRITE A GREAT TITLE