Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Interculturalidade

Solução para os conflitos da Interculturalidade

A intensificação dos movimentos migratórios coloca novos desafios às relações interculturais. A Convenção da UNESCO de 2005 é um exemplo que promove a diversidade cultural e ajuda a prevenir conflitos, ao defender tanto valores universais (paz e direitos humanos) quanto a liberdade de cada um expressar a sua cultura.

Ao mesmo tempo, 5,2 milhões de portugueses e descendentes vivem fora do país. Conviver com a diversidade cultural é uma exigência da vida atual.

A Migração

A mobilidade é hoje global e diversa. Estima-se que existam 281 milhões de migrantes no mundo. Em Portugal, em 2021, residiam 555.299 estrangeiros, valor superior aos 3,7% do total de residentes do país verificados em 2011.

A interculturalidade promove políticas e práticas que incentivam a interação, a compreensão e o respeito entre culturas e grupos étnicos. Também se refere ao modo de como as culturas se ligam e influenciam entre si.

Conceito de Interculturalidade

Objetivos

A interculturalidade visa: • Compreender a diversidade da sociedade e do planeta; • Promover o diálogo entre culturas; • Entender a complexidade das relações culturais, tanto individuais como coletivas; • Colaborar na resolução de problemas globais nas áreas sociais, económicas, políticas e ecológicas. Em suma, a interculturalidade propõe o respeito pela diversidade e a convivência no mundo.

Webgrafias

PROGRAMA ESCOLHAS

Criado em 2001, o Programa Escolhas visa a inclusão social de crianças e jovens vulneráveis, especialmente descendentes de migrantes e de etnia cigana. Promove igualdade, educação, formação e emprego, sendo fundamental no combate à discriminação e na promoção da cidadania e igualdade.Pelos seus fins, este concorre para a realização dos seus objetivos, estratégias e planos nacionais, principalmente nas áreas da cidadania, incluindo a interculturalidade.

• Exclusão: Separação de indivíduos considerados "diferentes" através de estereótipos; • Assimilação: O migrante é aceite apenas se abandonar a sua identidade cultural; • Expulsão: Afastamento do migrante através de xenofobia, deportação ou políticas restritivas; • Eliminação: Extermínio de grupos através de genocídios ou violência.

Conflitos e tensões na interculturalidade

A dificuldade de integrar a interculturalidade na sociedade gera tensões. Os estrangeiros são vistos como ameaça à cultura dominante, o que fomenta: