Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Quais os fatores potenciadores de tensões e conflitos
leticiapereira06152007
Created on September 24, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
quais os fatores potenciadores de tensoes e conflitos
Desde os primórdios da história humana, os conflitos desempenharam um papel central na dinâmica das civilizações. Foram frequentemente utilizados como instrumento para subjugar outras culturas, expandir territórios, como meio de garantir a sobrevivência individual ou coletiva, ambição de ampliar poder ou afirmar a sua autodeterminação. Ao longo dos séculos, estes conflitos não apenas alteraram os destinos dos povos, como também provocaram mudanças significativas no comportamento de cada indivíduo, tal como abalaram as suas concepções. Estas mudanças foram um fator essencial para ocorrer as transformações na sociedade das diferentes épocas. À medida que o tempo avança, a compreensão dos efeitos destes conflitos expande, tal como a consciência global sobre as suas repercussões. A história torna-se uma ferramenta essencial para a compreensão destes, não só para o conhecimento destes conflitos que marcaram o passado e hoje são estudados, mas como forma de, através desse conhecimento, apercebermo-nos da complexidade destas tensões que, embora de natureza histórica, ainda se refletem nos conflitos contemporâneos.
Contextualização Histórica
Os conflitos tem sido uma constante na historia da humanidade geograficamente assistimos a diversos tipos de conflitos locais,regionais nacionais e internacionais no entanto as suas origens e caracteristicas tem vindo a alterar-se o que revelou fatores complexos e interligados.
Quais os Fatores potenciadores de tensões e conflitos
Uma guerra civil é um conflito entre grupos dentro do mesmo país, visando controle, independência ou mudança de políticas do Governo.
Guerras civis
A instabilidade politica
Fatores Potenciadores
Este fator pode causar danos significativos ao funcionamento eficaz de um país, afetando não só a estrutura governamental como a vida quotidiana dos cidadãos. Esta manifesta-se desde crises a protestos,golpes de estado e a polorização extrema de opiniões políticas.
As deficiências nos Estados de Direito ocorrem devido a falhas na aplicação das leis, comprometendo assim os direitos e liberdades fundamentais de cada individuo. Essas deficiências enfraquecem instituições e geram instabilidade política, social e econômica.
As disputas por territórios geoestratégicos envolvem conflitos ou tensões entre países ou grupos por regiões consideradas vitais devido à sua localização estratégica, recursos naturais ou importância para o poder político e militar. Essas disputas podem ocorrer por meio de negociações, sanções, ameaças militares ou guerras.
Fatores Potenciadores
Deficiências nos Estados de Direito
Disputas por territórios geoestratégicos
A escassez de recursos naturais pode intensificar conflitos geopolíticos, agravar desigualdades sociais e econômicas, gerar instabilidade política e acelerar a destruição ambiental.
A corrupção é uma ameaça aos Estados de direito democrático, prejudica a fluidez das relações entre os cidadãos e a Administração, o desenvolvimento das economias e o normal funcionamento dos mercados.
Fatores Potenciadores
Escassez de recursos naturais vitais
Corrupção a nivel governamental
O conceito de nacionalismo não apresenta uma definição consensual. Associamos este a exaltação de valores nacionais, o que se pode apresentar como algo positivo no entanto serve como veículo para atitudes xenófobas,manifestações de patriotismo exacerbado e racismo que acaba por derivar em alguns casos em atos de extrema violência
...
Movimentos nacionalistas
Mapa
Conflitos
Em tempo real
Conclusão
Ao concluir este tema, é possível identificar e compreender os diversos fatores que potencializam a ocorrência de tensões e conflitos, os quais são interligados e apresentam uma complexidade significativa. A compreensão aprofundada desses fatores é essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes que visem uma resolução pacífica, evitando que essas tensões se intensifiquem e causem danos maiores. Dessa forma, é fundamental enfatizar a importância do conhecimento e da análise cuidadosa desses elementos, a fim de prevenir a ocorrência e o agravamento de conflitos.
Letícia Pereira
Geografia C
Obrigado!
A agitação na Venezuela teve início em 29 de março de 2017, quando o Supremo Tribunal de Justiça, apoiado pelo presidente Nicolás Maduro, assumiu os poderes da Assembleia Nacional, controlada pela oposição. Esse ato desencadeou protestos, que foram reprimidos pela administração Maduro com uso ilegítimo e desproporcional da força. Entre abril e julho de 2017, mais de 120 pessoas perderam a vida, cerca de 1.958 ficaram feridas e mais de 5.000 foram detidas durante manifestações em massa. As autoridades desenvolveram uma política sistemática de repressão ao longo da crise, e padrões recentes indicam uma intensificação dessa repressão. No relatório ‘Isto não é maneira de viver’, a Amnistia revelou como forças de segurança com respaldo estatal estavam a usar força letal com intenção de matar contra as pessoas mais vulneráveis e socialmente excluídas no país, sob pretexto de “combater a criminalidade”. Foram registrados numerosos casos de violações de direitos humanos contra manifestantes no início de 2019, especialmente em áreas empobrecidas, que foram mais afetadas pela crise.
Exemplo
Venezuela
A questão da Crimeia é a disputa geopolítica travada entre Ucrânia e Rússia pelo domínio da Crimeia, península localizada na região do mar Negro, no Leste Europeu. O conflito entre os países advém de um passado não muito distante e abrange aspectos étnico-culturais da população que vive na Crimeia e, sobretudo, a importância estratégica que a península apresenta para ambas as nações e para a região como um todo.
Crimeia
Exemplo
- Instabilidade Politica
- Guerras civis
- Movimentos nacionalistas
- Disputas por territorios geoestrategicos
- Deficiências nos estados de direito
- Corrupção a nivel governamental
- Escassez de recursos naturais vitais,motivada pelas alterações climaticas
potenciadores de tensões e conflitos
Fatores
Causas Desemprego, inflação, corrupção, crise da dívida pública, medidas de austeridade, bipartidarismo, partidocracia
Os protestos na Grécia entre 2010 e 2012 consistiram em uma série de manifestações e greves gerais em todo o país, realizadas por parte da população contra as medidas de austeridade implementadas pelo governo. Em 5 de maio de 2010, ocorreu uma greve geral e manifestações nas principais cidades. Esses protestos foram desencadeados pelos planos de cortes nos gastos públicos, incluindo salários, e pelo aumento de impostos como parte das medidas de austeridade em troca de um resgate de 110 bilhões de euros para enfrentar a crise da dívida grega. No dia 5 de maio, três pessoas perderam a vida em uma das maiores manifestações na Grécia desde 1973.
Exemplo
Grecia
Conflitos armados, insegurança econômica e os efeitos adversos das mudanças climáticas são alguns dos maiores desafios que afetam a região. Ataques indiscriminados contra civis e infraestruturas públicas incluindo escolas e instalações de saúde ameaçaram a vida de milhões de pessoas e a dos seus meios de subsistência. A região do Sahel também está sofrer com os efeitos das mudanças climáticas. Padrões climáticos imprevisíveis, secas, inundações e degradação da terra comprometeram as atividades agrícolas e pecuárias em uma região onde a maioria da população vive da terra. Isso, por sua vez, aumentou a concorrência local por recursos naturais e ameaça exacerbar conflitos e instabilidade na região.
Exemplo
Africa Sahel
A Guerra do Tigré, também conhecida como Guerra Civil Etíope,foi um conflito armado em 3 de novembro de 2020, na Região Tigré, Etiópia, entre forças do governo federal da Etiópia e separatistas das Forças de Defesa do Tigré, ligadas ao partido Frente Popular de Libertação do Tigré . A guerra começou quando o governo federal etíope enviou tropas para Tigré, numa tentativa de controlar o governo regional rebelde. A guerra levou a massacres de civis, destruição de hospitais e clínicas, êxodo de refugiados e fome,sendo que o governo etíope bloqueou a maior parte da ajuda alimentar à região, durante meses.
Exemplo
Guerra na região do Tigray Etiopia
A guerra civil portuguesa
A Guerra Civil Portuguesa, também conhecida como Guerras Liberais, Guerra Miguelista ou Guerra dos Dois Irmãos, foi a guerra civil travada em Portugal entre os liberais constitucionalistas e os tradicionalistas sobre a sucessão real, que durou de 1832 a 1834. Em causa estava a sucessão ao trono português. As partes envolvidas foram o partido constitucionalista progressista liderado pela rainha D. Maria II de Portugal com o apoio de seu pai, D. Pedro IV, e o partido legitimista de D. Miguel. O Reino Unido, a França, a Espanha e a Igreja Católica participaram indiretamente no conflito.
Exemplo
Alemanha
Exemplo
O nazismo na Alemanha é um dos principais exemplos de nacionalismo exacerbado, pois envolveu xenofobia, discriminação racial e totalitarismo
Depois de Hitler ter sido nomeado Chanceler da Alemanha por Paul von Hindenburg, o presidente da República de Weimar, em 30 de janeiro de 1933, o Partido Nazista começou a eliminar toda a oposição política e a consolidar o seu poder. Hindenburg morreu em 2 de agosto de 1934 e Hitler tornou-se ditador da Alemanha, quando os poderes e escritórios da Chancelaria e da Presidência foram fundidos. Um referendo nacional, realizado em 19 de agosto de 1934, confirmou Hitler como o único Führer (líder) da Alemanha. Todo o poder foi centralizado nas mãos dele e a sua palavra estava acima de todas as leis. O racismo e o antissemitismo eram, especialmente, uma característica central do regime. Os povos germânicos foram considerados a representação mais pura do arianismo e, portanto, a raça superior,judeus e outros grupos considerados indesejáveis foram perseguidos ou assassinados e a oposição ao governo de Hitler foi brutalmente reprimida. Membros da oposição liberal, socialista e comunista foram mortos, presos ou forçados ao exílio. As igrejas cristãs também foram oprimidas, sendo muitos de seus líderes presos. A educação era focada na biologia racial, política populacional e aptidão para o serviço militar.