Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Evolução da fotografia

Isabella Veras

Created on September 24, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

UFCD: 9960Turma: 10ºJ Aluno: Isabella Veras e Yasmin Souza Numero: 8 e20 Data: 24/09/2024

EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA

1999

1972

1848

1840

1839

1826

FORMAS DE IMPRENSÃO

Cameras

EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA

A primeira fotografia propriamente dita foi obra do francês Joseph Niépce. Ele estudava as propriedades do cloreto de prata sobre papel desde 1817 e obteve sua grande obra no verão de 1826.

a primeira imagem

Louis Jaques Mandé Daguerre, desenvolveu alguns anos depois o aparelho que leva seu nome, o “daguerreótipo”, capaz de gravar imagens permanentes.

Daguerreótipo

Em 1840, o químico inglês John F. Goddard, criou lentes com maior abertura. No ano seguinte, o escritor e cientista inglês William Henry Fox Talbot criou o "calótipo", aperfeiçoando o processo de fixação de imagens.

Calótipo

Frederick Scott Archer desenvolveu o processo do colódio úmido, que permitiu a impressão de muitas imagens com base em um negativo. Fotografias de pessoas famosas, lugares e guerras passaram a ser vendidas em grande quantidade.

colódio úmido

Em 1975, a Kodak lançou a Cromemco Cyclops, primeira câmera digital comercializada em larga escala.

cROMEMCO CYCLOPS

Foi lançado, no Japão, o Kyocera VP-210, o primeiro celular com câmera fotográfica da história. As imagens tinham 0,1 megapixels e o celular tinha capacidade para armazenar 20 fotos

Kyocera vp-20

Impressão de imagem

O Daguerreótipo

Após a morte de Niépce, Daguerre continuou seus experimentos para desenvolver um método de fotografia mais acessível e eficaz. Um acidente afortunado resultou em sua descoberta de que o vapor de mercúrio de um termômetro quebrado poderia acelerar o desenvolvimento de uma imagem que não estava revelada de oito horas para apenas 30 minutos.

O processo se assemelha bastante com o processo atual da fotografia analógica. No entato, havia problemas de nitidez nas fotografias produzidas pelo Calótipo, e por conta disso muitor artistas usaram para produção de imagens de características mais pictóricas, como desenhos a carvão, retratando natureza-morta, paisagens e arquitetura.

O Processo de Colótipia

Calótipo foi o primeiro processo de fotografia utilizando imagens em negativo-positivo, antecedendo a fotografia atual.

Cromemco Cyclops

A Cromemco Cyclops, introduzida em 1975 pela Cromemco, foi a primeira câmera comercial totalmente digital a usar um sensor de imagem digital de óxido metálico semicondutor. Foi também a primeira câmera digital a ser interligada a um microcomputador. O sensor digital da câmera era um chip de memória RAM dinâmica modificado de 1 kb que oferecia uma resolução de 32 × 32 pixels.

Kyocera VP - 20

Lançado em maio de 1999, o Kyocera VP 201 foi o primeiro celular com câmera disponível comercialmente e o primeiro videofone colorido móvel. Projetado com uma câmera frontal, ele antecedeu a popularidade das chamadas selfies no início dos anos 2000. O telefone foi considerado "revolucionário" na época do lançamento.

kyocera VP-20 (1999)

Cromemco Cyclops (1975)

Pentax K1000(1981)

Kodak DCS 100 (1991)

Canon T50 (1983)

Polaroid Model 95 (1948)

Ur-Leica (1913)

Câmera box autônoma e Rolo de filme (1884-1900)

Placas de Emulsão (1871)

Cameras Fotograficas

Daguerreótipo (1839)

Colódio Úmido

Um antigo processo fotográfico. Archer descobriu que o colódio, uma solução viscosa de piroxilina, quando misturada a outros reagentes e que em contato com nitrato de prata, se torna um material sensível à luz. A técnica consiste na aplicação deste colódio ainda líquido em uma placa de metal ou vidro que deve estar bem limpa, criando-se então uma película muito fina.

Câmera Obscura

Na Grécia Antiga, foi criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz de criar imagens invertidas. Ele é considerado o precursor das câmeras fotográficas. A autoria do dispositivo é comumente atribuída a Aristóteles. O aparelho foi sendo ajustado e usado por artistas e cientistas até a invenção da fotografia