Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Johannes Gutenberg
Daniel F Água-Mel
Created on September 24, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Education Timeline
View
Images Timeline Mobile
View
Sport Vibrant Timeline
View
Decades Infographic
View
Comparative Timeline
View
Square Timeline Diagram
View
Timeline Diagram
Transcript
AGrupamentos de escola de São joão da talha
Johannes Gutenberg
A imprensa
O impacto em Portugal
Indíce
Introdução
impacto na europa
Igreja
conclusão
netgrafia
Johannes Guntenberg
Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou mais conhecido como Johannes Gutenberg (Mainz, c. 1400 ,- Mainz, 3 de fevereiro de 1468) foi um inventor, gravador e gráfico do Sacro Império Romano-Germânico. Gutenberg desenvolveu um sistema mecânico de tipos móveis que deu início à Revolução da Imprensa, e que é amplamente considerado o invento mais importante do segundo milênio. Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação em massa da aprendizagem.
Considerações finais
Com este trabalho, concluimos que o impacto do Johannes Guntenberg foi bastante importante para o mundo da literatura não só os livros como a máquina de imprensa, tendo em conta a sua rejeição nas igrejas católicas (clero).
O impato da imprens na europa
A chegada a Europa da imprensa de tipos móveis de metal, na década de 1450, foi um evento que teve imensas e duradouras consequências. O impressor alemão Johannes Gutenberg é amplamente creditado com a inovação e imprimiu uma célebre edição da Bíblia em 1456. Começando com obras religiosas e compêndios, não demorou para que as impressoras começaram a produzir todos os tipos de textos, desde panfletos protestantes até romances. A quantidade de livros aumentou bastante, o seu custo diminuiu e nunca antes houveram tantos leitores. As ideias foram transmitidas através da Europa à medida que os estudiosos divulgavam os seus trabalhos e comentários sobre textos antigos e críticas uns aos outros.
A rejeição da igreja
A igreja rejeito a imprensa ja que o clero tinha total controlo dos leitores ja que poucos fora da igreja conseguiam ler ou comprar obras ,por esse motivo quando o numero livros começaram a ser impressos os menbros do clero ficaram frustados ja que agora seria mais acessivel para as outras classes conseguirem obter literaturas.
As Autoridades da a Igreja católica rejeitaram alguns livros, censuraram e até os queimaram, mas a atitude do público em relação às publicações impressas e a leitura já havia mudado para sempre.
Imprensa em portugal
Enquanto toda europa a imprensa,surgiu no renascimento no século XVI, mas só realmente começou em Portugal só no século XVIII com o lancamento de vários periódicos como O "Patriota Portuense" , "O Liberal" , "Borboleta Constitucional" , "A Folheta Liberal" e o jornal "O Independente", fundado em 22 de novembro de 1821 por Manuel Fernandes Tomás e José Joaquim Ferreira de Moura.
Início
Bom dia, iremos falar sobre a imprensa e apresentar o criador.
Netgrafia
Indíce
- O impacto em Portugal - O impacto na europa - A igreja -Netgrafia
- Intrudução -Indíce - Quem era Johannes Guntenberg - A imprensa
Inicio da carreira
Desde jovem revelou uma forte inclinação pela leitura, lendo todos os livros que os pais possuíam em casa. Os livros, na época, eram escritos à mão, por monges, alunos e cada exemplar demorava meses a ser preparado, sendo que o seu preço elevadíssimo e inacessível para a maioria das pessoas
Imprensa
As imprensas na Idade Média eram simples tabelas gordas e pesadas ou blocos de pedra que eram apoiados sobre a matriz de impressão já entintada para transferir a sua imagem ao pergaminho ou papel. A imprensa de Gutenberg foi baseada nas prensas usadas para espremer o liquido das uvas na fabricação do vinho, com as quais Gutenberg estava familiarizado