Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Trabalho de Ciências

Madalena Louro

Created on September 24, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Desktop Workspace

Decades Presentation

Psychology Presentation

Medical Dna Presentation

Geometric Project Presentation

Transcript

Saúde e qualidade de vida da população

Trabalho de Ciências Naturais

Saúde e qualidade de vida

Doenças e agentes patogénicos

Doenças não transmissíveis

Fatores de risco

Determinantes de saúde

Saúde e qualidade de vida

  • A organização Mundial de Saúde (OMS) foi formalmente constituido em 1948, data a partir da qual a saúde passou a ser um direito fundamental de todos os seres humanos, sem distinção de caracteristicas fisicas, crenças religiosas, opiniões politicas e condições humanas e sociais.
  • Saúde- A saúde é um estado de completo bem-estar , fisico, mental e social e não apenas a ausência de doença.
Assim, a saúde é uma questão individual e, simultaneamente, uma questão comunitária , estando diretamente ligada ao conceito de qualidade de vida.

Saúde e qualidade de vida

Nível de Independência

Saúde Física

Saúde psicológica

  • Mobilidade
  • Atividades da vida diária
  • Dependência de medicamentos e de auxilio médico
  • Capacidade de trabalho
  • Imagem e aparência corporal
  • Sentimentos negativos ou positivos
  • Autoestima
  • Pensamento, aprendizagem, memória e concentação
  • Energia e fadiga
  • Dor e desconforto
  • Sono e repouso

Saúde e qualidade de vida

Ambiente

Cresça e valores pessoais

Relações Sociais

  • Recursos financeiros
  • Liberdade e segurança
  • Saúde e assistência social
  • Ambiente doméstico
  • Transporte
  • Oportunidades de educação
  • Recreação e lazer
  • Ambiente Fisico (poluição, ruído, tráfego, clima)
  • Relações
  • Apoio social
  • Atividade sexual
  • Religião
  • Espiritualidade
  • Crenças pessoais

Martim

Saúde e qualidade de vida

Para medir o estado e o desenvolvimento da saúde de uma população, torna se necessário recorrer a indicadores de saúde.Entre estes indicadores contam se a esperança de vida e a esperança de saúde.

Esperança de vida- Número de anos que um ser humano, a partir do momento em que nasce, pode esperar viver. Corresponde á duração provável da sua vida.

Esperança de saúde- Número de anos que um ser humano, desde o seu nascimento, pode esperar viver com saúde. São os anos de vida saudável.

Saúde e qualidade de vida

Os portugueses apresentam uma esperança de vida superior à da média dos países da União Europeia (UE). No entanto , o aumento da esperança de vida é, necessariamente, acompanhado pelo aumento do número de anos de vida saudável ou por uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A esperança de vida diz respeito à quantidade de anos de vida que se pode esperar viver, mas não determina quantos desses anos corresponderão a uma vida saudável. A esperança de saúde ou de vida saudável acrescenta uma dimensão de qualidade à quantidade de anos vividos.

Doenças e agentes patogénicos

Doenças e agentes patogénicos

Tabela de diferenças

A saúde de cada pessoa está permanentemente ameaçada por diversos fatores de natureza individual ou ambiental, de origem biolóliga, física ou química, que conduzem a um estado de doença.

As doenças são muito frequentemente, de origem biológica e provocadas por agentes patogénicos, ou seja, organismos ou agentes infeciosos suscetíveis de provocar uma doença, nomeadamente algum vírus, bactéria, entre outros.

Doenças e agentes patogénicos

COVID-19

Gripe

Sarampo

Martim

Doenças e agentes patogénicos

Tubercolose

Salmonelose

Varicela

Tétano

Doenças e agentes patogénicos

Na sociedade atual, e apesar dos avanços da medicina e dos sistemas de saúde, continuam a ser combatidos diversos agentes patogénicos que colocam em risco a qualidade de vida dos indivíduos ou das populações. Algumas doenças infeciosas podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Porém, outras são transmitidas através de picadas de insetos ou mordeduras de animais.

As infeções causadas por bactérias podem ser corretamente tratadas com certos medicamentos: os antibióticos. O uso incorreto dos antibióticos está a criar um grave problema de saúde pública, a resistência bacteriana. Para evitar a resistência bacteriana e a consequente perda de eficácia dos antibióticos no combate às infeções, impõe-se a adoação de medidas de prevenção.

Em 2021, a Direção-Geral da Saúde lançou uma campanha sobre a utilização segura de antibióticos para travar as infeções por bactérias multirresistentes.

Doenças não transmissíveis

Doenças não transmissíveis

As doenças não transmissíveis, doenças cardiovascolares, o cancro, doenças respiratórias ou a diabetes, são a principal causa de morte em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estas são responsáveis por dois terços de toda as mortes antes dos 70 anos no território europeu. Estas enfermidades, frequentemente crónicas, isto é, que se prolongam por bastante tempo, são o maior problema de saúde nos países desenvolvidos. DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DNT)- Grupos de doenças não infeciosas, caracterizadas pela ausência de microrganismos, geralmente crónicas e irreversível.

FATORES DE Risco

Fatores de Risco

Os fatores de risco têm grande impacto na saúde e na mortalidade, pois são geralmente responsáveis pela ocorrência das doenças não tansmissiveis.

O que são Fatores de risco?

São situações, comportamentais ou ambientais, que aumente a probabilidade de surgir uma doença ou conduzir ao agravamento de uma doença já existente.

Maria Rita

Riscos de saúde

No tabagismo cerca de 90% dos casos de Cancro no pulmão são devidos ao consumo de tabaco, mas contitui riscos para muitos outros cancros .Provoca também DPOC (Doenças Pulmunares Ostruivas Crónicas) e Doenças Cardiovasculares.

A obsidade pode conduzir a multiplas doenças, como a Diabetes, a Insuficiência respiratória e Problemas Asteoarticulares crónicos

O sedentarismo e o isolamento traduzem-se num maior risco de Doenças Cardiovasculres e Desturbios Psicológicos .

O alcoolismo pode estar associado a mortes causadas por Doenças Digestivas, Doenças Cardiovasculares, Cancro. Em estados de embriaguez pode ocorrer acidentes de viação ou quedas .

Determinantes de saúde

Determinantes de saúde

Um determinante da saúde é um fator que contribui para a saúde, aumentando ou reduzindo a probabilidade de ocorrência ou de morte permatura.No âmbito do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2021-2030, os determinantes de saúde encontram-se classificados em biológicos, comportamentais, ou estilos de vida, ambientais, sociais e económicos, relacionados com o sistema de saúde e prestação de cuidados de saúde.

Determinante s biológicos- Sexo, idade, peso, imunidade, antecedentes familiares (fatores genéticos) etc.

Determinantes comportamentais - atividade fisica, consumo de álcool, tabaco ou drogas, hábitos alimentares, padrões de consumo, gestão do stresse, uso excessivo da Internet, gaming ou redes sociais, comportamento sexual, etc.

Determinantes ambientais - Habitação e local de residência, qualidade do ar, qualidade da água, ruído, alterações climáticas, segurança, etc.

Determinantes sociais e económicos - Pobreza, emprego, apoio familiar exclusão, etc.

Acesso a serviços e cuidados de saúde - Acesso a hospitais e centros de saúde, acesso a cuidados de saúde, acesso a medicamentos e vacinas, etc.

Webgrafia: Manual Ciências Naturais 9º ano Parte I - José Salsa , Rui Cunha Porto Editora

Espero que tenha gostado !

Qualidade de vida É a perceção do indivíduo sobre a sua posição na vida, tendo em conta a sua cultura, educação, objetivos , expetativas, padrões e preocupações. A saúde é o fator que mais contribui para a melhoria de qualidade de vida ,ou seja, uma vida saudável é uma condição determinante de uma vida com qualidade.

Sarampo

Doença provocada pelo vírus do sarampo. Os principais sintomas de infeção são a febre, tosse, conjutivite,corrimento nasal e manchas vermelhas na pele.Em alguns casos, pode ser grave eo até levar à morte.

GRIPE

Doenças provcadas por diferentes tipos de vírus.Osprincipais sintomas de infeção são, mal-estar e cansaço, febre alta,dores musculares e articulares, dores de cabeça, tosse secae enflamação nos olhos.

Tubercolese

Doença provocacda por uma bactéria.Os principais sintomas de infeção pulmonar são, ocançaso, perda de aptite, fraqueza, emagrecimento, suores noturnos, febre e tosse percistente.

Conceito de doença

Embora o conceito de doença seje muito abrangente, designa-se, por um distúrbio das funções de um orgão, da mente ou do organismo como um todo, que está associado a sinais ou sintomas específicos.

¿Tienes una idea?

Usa este espacio para añadir una interactividad genial. Incluye texto, imágenes, vídeos, tablas, PDFs… ¡incluso preguntas interactivas! Tip premium: Obten información de cómo interacciona tu audiencia:

  • Visita las preferencias de Analytics;
  • Activa el seguimiento de usuarios;
  • ¡Que fluya la comunicación!

Tétano

Doença provocada por uma batéria. Os principais sintomas de infeção são espasmos musculares, cãibras e convulções.

Salmonelose

Doença por diferentes bactérias.Os principais sintomas de infeção são diarreia,febre, cólicas adominais, náuseas, vótimos e dor de cabeça.

Varicela

Doença provocada por um vírus.Os principais sintomas de infeção são, febre ligeira, dores de cabeça, mal esta, falta de aptite e erução da pele

COVID-19

Doenças provocadas por um vírus. Os principais sintomas deinfeção são a fébre, tosse seca ,dores de cabeça, musculares, dificuldade respiratória e perda de olfato e e paladar. Nos casos mais graves pode conduzir até a morte.

¿Tienes una idea?

Usa este espacio para añadir una interactividad genial. Incluye texto, imágenes, vídeos, tablas, PDFs… ¡incluso preguntas interactivas! Tip premium: Obten información de cómo interacciona tu audiencia:

  • Visita las preferencias de Analytics;
  • Activa el seguimiento de usuarios;
  • ¡Que fluya la comunicación!