Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people create interactive content in Genially

Check out what others have designed:

Transcript

Ciências Naturais, Agrupamento de Escolas de Águas Santas - Maia

Falcão M ;Teixeira M. ; Magalhães M. ;Santos R.

rochas magmáticas

Como se formam as rochas magmáticas?

As rochas magmáticas, tal como o próprio nome indica, resultam da consolidação, isto é, do arrefecimento do magma. Estas podem também ser designadas por rochas igneas (são sinónimas).

O magma trata-se de uma massa rochosa que se encontra total ou parcialmente fundida, ou seja está no estado líquido, e que se encontra no interior da terra a temperaturas muito elevadas.

Quando este magma arrefece, ou seja consolida, vai originar, então, uma rocha magmática.

As condições em que este magma vai arrefecer podem ser muito diferentes e consoante as suas caraterísticas químicas, bem como a velocidade de arrefecimento vão originar rochas magmáticas diferentes.

Tendo em conta a velocidade de arrefecimento podemos distinguir dois tipos de rochas magmáticas: rochas plutónicas e rochas vulcânicas.

Quando o magma arrefece no interior da terra este arrefecimento vai ser muito mais lento. Pode demorar milhões de anos até que aquela massa de magma arrefeça. E vai originar uma rocha plutónica (ou intrusiva). Um desses exemplos é o granito.

Contudo, se este magma arrefecer em condições diferentes, por exemplo na superfície terrestre, ele vai arrefecer muito mais rápido e vai originar uma rocha magmática designada como vulcânica (ou extrusiva).

Estas rochas estão, normalmente, como o próprio nome indica, associadas a episódios de erupções vulcânicas. O basalto é o caso mais conhecido de uma rocha vulcânica.

Consoante as condições de arrefecimento as propriedades das rochas vão ser diferentes, nomeadamente a nível da textura, originando rochas magmáticas com propriedades distintas.

No caso do granito, a sua textura é granular, com cristais visíveis a olho nu.

No caso do basalto, a sua textura é agranular, sem cristais visíveis a olho nu.

Webgrafia

  • https://colegiovascodagama.pt/ciencias3c/oitavo/rochas2.html
  • https://ensina.rtp.pt/artigo/a-formacao-das-rochas-magmaticas/
  • https://www.obichinhodosaber.com/ciencias-naturais-7o-ano-formacao-das-rochas-magmaticas/
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha_%C3%ADgnea
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Granito
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Basalto