Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

"Não sendoa personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e a afetividade" - Fernando Pessoa sobre Bernardo Soares.

Bernardo Soares

Trabalho realizado por Carolina Santos, nº3,12ºCNo âmbito da disciplina de Português, por Estela FernandesAno letivo 2024/2025

WEBGRAFIA

Bernardo Soares surge como o "autor" da obra Livro do Dessassossego. Bernardo é um ajudante de guarda-livros, que trabalha num escritório na Baixa de Lisboa, perto do local onde morava, sozinho.A caracterização do personagem já tem muito que se lhe diga. Bernardo Soares, tal como Fernando Pessoa, trabalhou na mesma zona, morava no mesmo local e tinha um trabalho semelhante ao do escritor.

Como surgiu esta personalidade

Bernardo soares é descrito como um dos vários heterónimos de Fernando Pessoa. Aliás, considera - se que seja um semi-heterónimo, pois possuí alguns traços em comum com o poeta.A apresentação de Bernardo Soares e da sua personalidade acaba por se destacar um pouco mais das outras devido à obra em que "aparece" e o poder que exerce na mesma.

Quem é Bernardo Soares?

Este livro é considerado uma das mais importantes obras e profundas do poeta, sendo bastante semelhante a um diário e romance ficcionados. Esta obra surge depois da morte de Fernando Pessoa, quando se começa a procurar nalguns artigos outras obras que possam existir. O livro é uma junção de de textos que Fernando Pessoa escreveu, com o heterónimo de Bernardo Soares e, por isso, podem existir vários livros com ordens diferentes.Na obra, Bernardo Soares relata as suas vivências, reflexões e interrogações.

Livro do Dessassossego

Um pouco sobre a obra

Quem é Bernardo Soares

Em termos físicos, não nos é dada muita informação sobre ele na obra.De forma muito geral, é visto pelo sujeito poético como um homem na casa dos trinta anos, magro, alto e com uma postura incorreta, principalmente quando está sentado - “Um homem que aparentava trinta anos, magro, mais alto que baixo, curvado exageradamente quando sentado, mas menos quando de pé” - Livro do Dessassossego.Além disso, tinha um ar de sofrimento, era bastante solitário e um pouco desleixado.

Dando continuação ao ponto anterior, Fernando Pessoa tinha bastantes traços parecidos a Bernardo Soares, mas existem alguns pormenores que destacam ainda mais essas semelhanças.Fernando Pessoa diz ter conhecido Bernardo numa "pequena casa de pasto", um café, que ele próprio, na vida real, frequentava várias vezes.Foi nesse mesmo local que Bernardo Soares entregou o seu livro ao poeta.

Bernardo Soares

Como surgiu esta personalidade

Para terminar a apresentação deste "personagem" podemos dizer que este é apenas uma máscara do verdadeiro poeta.Fernando Pessoa utiliza Bernardo Soares para fazer as suas confissões, para falar dos seus sentimentos e pensamentos, desde os mais racionais até aos sem qualquer tipo de racionalidade.É por isso que esta obra é uma das mais importantes, pois, a partir de uma personalidade, o escritor abre-se completamente sobre a sua pessoa,

A máscara

  • https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/bernardo-soares.htm
  • https://agrcanelas.edu.pt/blogs/biblioteca/files/2012/11/Livro-do-Desassossego-.pdf
  • https://imprensanacional.pt/bernardo-soares/

Webgrafia