Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Saúde e risco - C&D

Francisco Atafona

Created on September 23, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Ano Letivo 2024/2025

Start

Alimentação

Saúde e risco

Francisco Atafona n.º 7 8.2Disciplina: C&D

Webgrafia

Conclusão

Índice

Introdução

Roda dos Alimentos

Dieta Mediterrânica

Introdução

A alimentação é muito importante no nosso estilo de vida, pois uma alimentação equilibrada é fundamental para sermos saudáveis e com menor risco de doenças. Se tivermos uma alimentação descuidada podemos vir a ter problemas.

Roda dos alimentos

+ info

Completa, equilibrada e variada. Conselhos básicos para uma alimentação saudável que se quer a praticar todos os dias. Por isso, este novo gráfico vem valorizar e reforçar a importância da Dieta Mediterrânica no estilo de vida dos portugueses. Ainda há uma grande percentagem da população a comer mal e a mexer-se pouco. Refrigerantes, bolos, bolachas ou enchidos não entram nesta roda que mais parece um prato onde apenas são servidos alimentos que fazem bem à saúde. Dividido em fatias supercoloridas, o novo gráfico, embora não muito diferente do que foi criado em 2003 e que veio substituir o original da década de 70, tem novos produtos a reforçar a importância do padrão alimentar mediterrânico, como a romã, a castanha e as beldroegas. Com a água no centro, os vários grupos de alimentos que compõem este guia pedagógico têm também a informação sobre as porções diárias recomendadas para todas as faixas etárias.

Dieta Mediterrânica

+ info

Esta dieta não serve para perder peso mas para ganhar saúde. Vai muito além da simples ingestão de alimentos. É também cultura e tradição de raízes milenares, partilhadas e promovidas por um mar comum que aproximou e influenciou os povos à sua volta. Do Mediterrâneo herdou o nome e o estilo de vida.Do passado mais longínquo, guardaram a tradição de recolher produtos silvestres e selvagens, como espargos, cogumelos, beldroegas e caracóis, essenciais à cozinha mediterrânica, porque ajudavam a equilibrar uma dieta pobre em proteína animal. O desafio da escassez estava ganho na diversidade e com criatividade. Sem o saberem, estes povos começaram a construir um património fundamental para a humanidade, reconhecido em 2013 pela UNESCO, alguns séculos depois.

Conclusão

Com este trabalho concluo que, ao termos uma refeição equilibrada e, ao mesmo tempo saudável, podemos ter uma vida boa e com menos risco de virmos a ter doenças. Se seguirmos a Roda dos Alimentos e a Dieta Mediterrânica é outra forma de mantermos a nossa saúde boa. Um dos problemas de hoje em dia, principalmente nas crianças que não comem de forma adequada e, por isso muitas vezes são alvos de obesidade.

Roda dos Alimentos

Dieta Mediterrânica

Webgrafia

Dieta Mediterrânica (Alimentos)

São estes elementos que constituem a díaita, palavra grega que, mais tarde, deu origem a dieta. Um estilo de vida com benefícios comprovados na saúde. Pão, azeite, legumes, frutos frescos e secos, legumes, ervas aromáticas, um pouco de vinho às refeições, são alguns alimentos fundamentais na mesa mediterrânica. Apesar da introdução de novos produtos, a riqueza desta dieta estará sempre nas suas raízes.