Teses e Argumentos
Genially zs
Created on September 22, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
WORLD WILDLIFE DAY
Presentation
FOOD AND NUTRITION
Presentation
2021 TRENDING COLORS
Presentation
HISTORY OF THE CIRCUS
Presentation
LETTERING PRESENTATION
Presentation
SPRING HAS SPRUNG!
Presentation
BIDEN’S CABINET
Presentation
Transcript
As teses são as ideias dos filósofos; são afirmações, como «Não há livre-arbítrio». ● Os filósofos tentam provar que as suas teses são verdadeiras usando argumentos. ● Um argumento tem uma só conclusão e uma ou várias premissas. ● Um argumento é uma tentativa de provar uma conclusão com base numa ou mais premissas.
Teses e Argumentos
Temos o dever de ajudar as pessoas muitíssimo pobres. ● Isto é uma tese. ● É uma afirmação. ● Não nos dá razões para pensar que é verdadeira. Temos o dever de ajudar as pessoas muitíssimo pobres porque, sempre que estiver ao nosso alcance evitar um grande mal, devemos evitá-lo. ● Isto é um argumento. ● Apresenta-se uma razão para pensar que a tese é verdadeira. ● A tese é o que vem antes de «porque». ● Neste caso, esta palavra indica que a frase seguinte é uma premissa que visa provar a conclusão anterior.
Teses e Argumentos
- Para avaliar as respostas aos problemas filosóficos. Este trabalho faz-se com alguns instrumentos do pensamento para determinar a validade ou solidez de alguns tipos de argumentos.
- Podemos começar a avaliar argumentos usando também outro instrumento poderoso do pensamento: a imaginação.
Avaliar argumentos é fundamental...
- Validade
- Solidez
Precisamos de definir corretamente propriedades dos argumentos:
- Um argumento é válido quando é impossível, que todas as suas premissas sejam verdadeiras e a sua conclusão falsa, ou seja nao há condiçoes de verdade em que a conclusão seja falsa, quando todas as premissas são verdadeiras.
Validade
- A validade é uma propriedade dos argumentos que diz respeito à relação lógica existente entre as premissas e a conclusão;
- A verdade e a falsidade são uma propriedade das proposições e são relativamente independentes da validade ou invalidade do argumento.
Validade é diferente de verdade
- Se as premissas forem verdadeiras e apoiarem logicamente a conclusão do argumento, terá de ser logicamente impossível esta última ser falsa.
- Toda a situação logicamente impossível, por exemplo “2+2=5” ou “chove e não chove neste exato lugar”, é uma situação impossível em qualquer outro sentido do termo.
- Nem toda a situação impossível em qualquer sentido do termo é logicamente impossível. É biologicamente impossível “ Os gatos têm escamas”, sem ser logicamente impossível.
Impossibilidade lógica
Exemplo de argumento válidoTodas as aves voamOs pombos são aves.Logo, os pombos voam.(É logicamente impossível a conclusão tornar-se falsa, porque as premissas apoiam logicamente a conclusão e, se as premissas fossem todas verdadeiras a conclusão nunca poderia ser falsa)Exemplo de argumento inválidoTodas os mamíferos são animaisAs aves não são mamíferos.Logo, os gatos não são plantas.(É logicamente possível considerar a conclusão falsa e as premissas verdadeiras, porque as premissas nada dizem sobre gatos ou plantas e não garantem a verdade da conclusão)
Exemplos de validade e invalidade
- Um argumento válido pode ter conclusão falsa
- Um argumento inválido pode ter conclusão verdadeira
- O que a validade garante é que se partirmos de verdades, chegamos a verdades
- Quando um argumento é inválido podemos partir de verdades e chegar a falsidades
Argumento válido e inválido
Timothy Williamson, Filosofar, pp. 93–94.
Ao designar como «válido» um argumento, não fazemos juízo algum sobre se as premissas e a conclusão são ou não verdadeiras; apenas se exclui o caso em que as premissas são verdadeiras e a conclusão falsa. A um argumento válido com premissas verdadeiras, e, portanto, uma conclusão verdadeira, chama-se «sólido». Assim, se dois argumentos têm conclusões mutuamente inconsistentes, não podem ambos ser sólidos, mas podem ambos ser válidos. […] Confrontados com dois argumentos válidos a favor de conclusões mutuamente inconsistentes, temos de avaliar as suas premissas. Algumas premissas são verdades óbvias. […] No entanto, a maioria dos argumentos filosóficos relevantes têm pelo menos uma premissa que não é óbvia. […] Os filósofos procuram então argumentos ulteriores a favor das premissas não óbvias dos seus argumentos originais edepois outros argumentos ainda a favor das premissas não óbvias desses argumentos ulteriores, e assim por diante.
Argumento sólido
Para que um argumento prove seja o que for é preciso, entre outras coisas, que seja sólido.
- Argumento válido + todas as premissas verdadeiras = argumento sólido.
- Um argumento é válido quando não há condições de verdade em que a conclusão seja falsa, quando todas as premissas são verdadeiras.
- Um argumento sólido é um argumento válido com premissas verdadeiras.
Análise da definição de solidez
Não basta a um argumento ser válido para ser considerado filosoficamente relevante. Também precisa de ter premissas verdadeiras.
- Argumento válido, mas não sólido (Basta ter uma premissa falsa, que a conclusão já pode ser falsa)
- Argumento sólido
Exemplo de argumentos válidos e sólidos