Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Introdução à multimédia

Henrique Fidalgo

Created on September 22, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Happy Holidays Video

Elves Christmas video

HALLOWEEN VIDEO MOBILE

Halloween Illustrated Video

Halloween video

Birthday Party Invitation

Video Tutorial Mobile

Transcript

Introdução à multimédia

Prof. Henrique FidalgoProf. Daniela Santos

Conceito multimédia...

"Multimédia pode ser definido como a utilização de meios diversificados para a divulgação de uma mensagem."

Multimédia digital é a utilização diversificada de meios, tais como texto, gráficos, imagens, vídeo e áudio que vão ser processados por computador e, depois, podem ser armazenados e transmitidos.

Tipos de Multimédia

Natureza espaciotemporal

Dinâmicos

Estáticos

Tipos de media estáticos

Gráficos

Texto

Imagem

Tipos de media dinâmicos

Animação

Aúdio

Vídeo

Origem

Capturados

Sintetizados

Produzidos pelo computador

Recolhidos do exterior para o computador.

DivulgaçãoOnline e Offline

Resumindo...

INTERATIVIDADE Podemos definir a interatividade como a interação entre o humano e a máquina através de uma interface.

Elemento para o estudo da comunicação mediada por computador, da educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que resultam da interação pessoa-máquina e pessoa-pessoa via computador.

Interatividade

Interação entre a pessoa e a máquina, através de interfaces gráficas, em tempo real.

Capacidade de controlar a informação que chega ao utilizador, sendo um recetor ativo em vez de passivo.

A multimédia interativa consiste num processo de comunicação em que o sistema reage e se adapta, criando novas situações ao utilizador com a disponibilização de informações contextualizadas às suas ações, permitindo que cada um possa construir uma experiência diferenciada e única.

multimédia interativa

Realidade aumentada Consiste na sobreposição de elementos ou informação virtual com imagem do mundo real, contribuindo para aumentar a precisão e a eficiência.

Realidade Virtual Consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objetos destes.

Realidade híbrida conjuga aspetos da realidade virtual com outros da realidade aumentada.

RV vs RA

Participação-intervenção: Participar não é apenas responder “sim” ou “não” ou escolher uma opção dada, significa modificar a mensagem; Bidirecionalidade-hibridação: A comunicação é produção conjunta da emissão e da recepção, é cocriação, os dois polos codificam e descodificam; Permutabilidade-potencialidade: A comunicação supõe múltiplas redes de articulação de ligações e liberdade de trocas, associações e significações.

Fundamentosda Interatividade

comunicação transmissão recíproca entre utilizador e sistema

Características da interatividade

feedback permite regular a manipulação de objetos a partir de estímulos sensoriais

controlo e a resposta permite ao sistema regular e atuar no comportamento dos objetos do ambiente virtual

Características da interatividade

tempo de respostadecorre entre a ação do utilizador sobre um objeto no ambiente e a respetiva alteração criada pelo sistema

adaptabilidade capacidade que o sitema possui de alterar o ambiente virtual em função da ação do utilizador

Características da interatividade

Níveis da interatividade segundo a relação homem-máquina

coativa

reativa

O utilizador tem um controlo limitado. A interação e feedback são controlados pelo sistema e seguem um caminho pré-programado, ou seja, o sistema controla o desenrolar da ação dos utilizadores.

O utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo.

proativa

O utilizador tem controlo da estrutura e do conteúdo das ações desenvolvidas, ou seja, o utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento de conteúdo.

Exercício

Tipos de interatividade

Linear

O utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente. Numa interação linear, as ações são mais simples de gerar. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

Tipos de interatividade

De suporte

O utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de simples mensagens de ajuda a complexos manuais. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

Tipos de interatividade

Hierárquica

O utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma reativa.

Tipos de interatividade

Sobre Objetos

O utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema. Estes objetos alternam o seu funcionamento de acordo com determinados fatores, como o relacionamento entre objetos ou instruções predefinidas sobre a sua atividade e o seu desempenho. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

Tipos de interatividade

Reflexiva

O sistema efetua perguntas que o utilizador responde. Este pode comparar as suas respostas com as de outros utilizadores ou com as de especialistas, permitindo, deste modo, uma reflexão sobre as mesmas. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

Tipos de interatividade

De Hiperligação

O sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

Tipos de interatividade

De atualização

A interatividade entre o sistema e o utilizador permite gerar conteúdos atualizados e individualizados em resposta às ações do utilizador. Este tipo de interatividade pode variar de um formato simples de perguntas e de respostas até formatos mais complexos que podem incorporar na sua construção componentes de inteligência artificial. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma proativa.

Tipos de interatividade

Construtiva

O utilizador constrói um modelo a partir do manuseamento de objetos, componentes deste, atingindo um objetivo específico. Para tal, o utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída. Este tipo de interatividade é uma extensão do tipo de interatividade de atualização e desenvolve-se de forma proativa.