Jane Austen, Orgulho e Preconceito (1813)
Camila Pereira n5 11D
Escolhi este livro pois vina lista do professor e pesquisei sobre algums e este foi o que me pareceu mais interessante
Orgulho e Preconceito, escrito por Jane Austen, uma das romancistas mais amadas da literatura inglesa, foi publicado em 1813 e é um romance clássico que combina amor, casamento, sociedade e a natureza humana .
Jane Austen, a romancista inglesa, nasceu em 1775 e escreveu seis romances populares na história da literatura inglesa.
Autora
Ilustrada por Hugh ThomsonPenas de pavão em dourado e verde.
Capa do livro
O romance é sobre uma jovem inteligente e independente, Elizabeth Bennet, que mora com a família numa sociedade em que um casamento digno é obrigatório.
Breve descrição do seu conteúdo
Mr. Darcy,que acaba apaixonado por ElizabethBingley que se casa com Jane a irmã mais velha de ElizabethMr. Wickham tenta explorar mulheres financeiramente como Lydia a irmã mais nova de Elizabeth
Personagens
Orgulho e preconceito fala sobre amor, casamento, diferenciação de status social, preconceito e julgamento.
Temas
O romance ocorre na Inglaterra no início do século XIX(19), um período caracterizado por enormes transformações sociais e políticas.
Contexto Histórico
A sociedade inglesa era muito hierárquica: a classificação social e eram feitos casamentos por interesse.
Cultura
O romance descreve os costumes, valores, crenças da época, onde as pessoas acreditavam na beleza, riqueza e na necessidade de encontrar um casamento benéfico.
Aspectos Sociais
A autora mostra a importância da comunicação, entendimento, e mesmo a auto-aceitação para superar o orgulho e o preconceito.
Ideias
A obra é escrita num estilo elegante e muitas vezes satírico e irônico,o que mostra que a autora faz uma crítica tanto à sociedade quanto aos costumes da sua época.
Linguagem
A obra trata de questões como amor, casamento e sociedade, o que é típico da literatura do período.ex:Charlotte Lucas, que se casa com Mr. Collins.
Semelhanças
No entanto, a obra é marcada pela crítica da sociedade inglesa da sua época, ao mesmo tempo em que é caracteirzado pela interpretação do processo psicológico das personagens.ex:A recusa de Elizabeth ao pedido de casamento de Mr. Collins um homem financeiramente estável.
Diferenças
A obra contém personagens complexas e relações difíceis, características de romances do período.Ex:Citação (Capítulo 34):"Em vão lutei. Não serve. Os meus sentimentos não serão reprimidos. Deves permitir-me dizer-te quão ardentemente te admiro e amo."
Semelhanças
No entanto,a obra é notável pela sua linguagem brilhante, que ajuda Austen a descrever a sociedade inglesa perspicaz.Ex:Citação (Capítulo 34):"Você é muito apressado, senhor", gritou ela. "Não devo ser intimidado por algo tão totalmente indigno de mim."
Diferenças
A divulgação da obra é importante para garantir que as pessoas tenham acesso à importante obra da literatura inglesa.
Divulgação
O conhecimento de Orgulho e Preconceito permite não só a compreensão dos elementos da cultura e da sociedade inglesa do século XIX, mas também dos fatos e temas abordados pela autora.
Conhecimento
Orgulho e Preconceito é uma boa recomendação para quem goste da literatura clássica e que deseja envolver-se na vida social, nos costumes e nos valores do século XIX na inglaterra.
Recomendação
Recomendo a leitura porque é interessante,tem muitos personagems divertidos e uma boa historia.
Leitura
"Você é muito apressado, senhor", ela gritou. "Você esqueça isso que eu não disse nenhuma resposta. Deixe-me fazer isso sem mais perda de tempo. Aceite os meus agradecimentos por o elogio que você me está a fazer. Estou muito sensível à honra das suas propostas, mas é impossível para mim fazer outra coisa senão recusar elas.""Não devo aprender agora", respondeu o Sr. Collins, com um aceno formal do "que é comum com as moças rejeitar os endereços do homem que eles secretamente pretendem aceitar, quando ele primeiro pede seus favor; e que às vezes a recusa é repetida uma segundo ou mesmo uma terceira vez. Portanto, não estou de forma alguma desanimado com o que você acabou de dizer, e espero levá-la ao altar em breve. "Pela minha palavra, senhor", exclamou Elizabeth, "sua esperança é bastante extraordinário após minha declaração. Garanto que não sou uma daquelas moças (se é que existem) que tão ousando arriscar a sua felicidade na chance de ter perguntado uma segunda vez. Estou a falar a sério em minha recusa. Você não poderia me fazer feliz, e estou convencida de que sou a última mulher no mundo que faria você assim. Não, se sua amiga Lady Catherine me conhecesse, eu estou convencida de que ela me acharia em todos os aspectos mal qualificada para o situação."
Obrigado!