Historical Presentation
Aluna Zénia Cardoso
Created on September 20, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
HISTORY OF THE CIRCUS
Presentation
LETTERING PRESENTATION
Presentation
SPRING HAS SPRUNG!
Presentation
BIDEN’S CABINET
Presentation
VACCINES & IMMUNITY
Presentation
UNCOVERING REALITY
Presentation
LAS ESPECIES ANIMALES MÁS AMENAZADAS
Presentation
Transcript
NO PROGRESSO científico
A cONFIANÇA
Mariana Souza Zénia Cardoso
Start
indice
1. Introdução
2. Positivismo
3. Cientismo
4. Avanços nas Ciências Exatas
5. A progressiva generalização do ensino público
6. Conclusão
O século XIX trouxe grandes mudanças no conhecimento, com o Positivismo de Auguste Comte, que valorizou o método científico, e o Cientismo, que acreditava na capacidade da ciência de resolver problemas. Este trabalho explora os avanços nas ciências exatas e sociais, além da expansão do ensino público, destacando a confiança no progresso científico.
Introdução
oque foi o Positivismo?
Positivismo, divulgado entre 1839 e 1842 na obra Curso de Filosofia Positiva, teve grande impacto no pensamento da segunda metade do século XIX. Trata-se de uma teoria filosófica e científica sistematizada por Auguste Comte, que exclui toda teorização metafísica e se concentra no conhecimento positivo dos fatos, obtido por meio do método científico.
O teológico: em que os fenómenos são explicados pela intervenção das forças sobrenaturais; O metafísico: em que se aceita a existência de entidades abstractas, não observáveis O estado positivo (ou científico): que se alicerça no estudo das leis naturais e invariáveis que regem os fenómenos.
Os Três Estados do Conhecimento, segundo Comte.
oque foi o Cientismo?
Cientismo surge como a crença de que a ciência seria capaz de resolver todos os problemas humanos.Essa fé inabalável na ciência levou à criação de grandes instituições científicas, como universidades e centros de pesquisa, que impulsionaram o desenvolvimento de descobertas e inovações tecnológicas.O cientismo afastava a necessidade de explicações religiosas e incentivava uma visão mais secular e pragmática do mundo. Dessa forma, o Cientismo defende que não há limites para o conhecimento humano, acreditando que a ciência pode resolver todos os aspectos da vida.
Avanços nas Ciências Exatas
No Sec. xix houve progressos significativo em diversas Areas de conhecimento como: Química, biologia, fisica e outros ramos do saber q beneficiam a vida comum do homem. Na Química, Mendeleiev elaborou a primeira tabela periódica;E na fisica, James Clerk Maxwell e sua teoria eletromagnética (1873), que unificou eletricidade e magnetismo. Joule e a teoria cinético-molecular, explicando como partículas se movem e interagem.
Avanços nas Ciências Exatas
Os trabalhos de Charles Darwin e Johan Mendel tiveram bastante impacto nas ciências da vida e sociais no século XIX. Darwin, com a sua obra da origem das espécies, e Mendel com a explicação do complexo mecanismo sobre os caracteres hereditários e a sua combinação.
Avanços nas Ciências Exatas
Max, por sua vez, procurou tomar o socialismo científico.A geografia passou a estudar a relação entre humanos e o espaço e a história desenvolveu regras para a seleção e a crítica das suas fontes. Para além destes progressos, é ao positivismo que se deve o nascimento da sociologia.
progressiva generalização do ensino público
A segunda metade do século XIX corresponde à época da alfabetização, devido ao cientismo e ao desenvolvimento da democracia liberal. O ensino primário tornou-se obrigatório, levando assim à criação de uma rede de escolas públicas laicas, garantindo a alfabetização e o voto esclarecido. E ainda, a criação e desenvolvimento de ensinos secundários e superiores
A Alemanha e os EUA destacaram-se na modernização do ensino superior, o que lhes conferiu liderança da investigação científica. Até hoje a MIT, fundada em 1861, permanece como a mais prestigiada “escola de génios” da América.
MIT (massachusetts institute of technology) nos dias de hoje.
Linha de tempo
1839-1842
Publicação do Curso de Filosofia Positiva
1861
Fundação do MIT
1889
Publicação da Origem das Espécies
1896
Descoberta da radioatividade por Henri Becquerel
jogo
jogo
jogo
Do you have an idea?
With Genially templates you can include visual resources to leave your audience speechless. Also highlight a specific phrase or data that will be engraved in the memory of your audience and even embed surprising external content: videos, photos, audios... Whatever you want!Need more reasons to create dynamic content? Well: 90% of the information we assimilate comes through our sight and, furthermore, we retain 42% more information when thecontent moves.
Em 1896, Henri Becquerel descobriu que o urânio emite radiações espontaneamente, iniciando o estudo da radioatividade. O casal Curie ampliou esses estudos ao isolar elementos como polônio e rádio, transformando nossa compreensão da estrutura atômica.
Do you have an idea?
With Genially templates you can include visual resources to leave your audience speechless. Also highlight a specific phrase or data that will be engraved in the memory of your audience and even embed surprising external content: videos, photos, audios... Whatever you want!Need more reasons to create dynamic content? Well: 90% of the information we assimilate comes through our sight and, furthermore, we retain 42% more information when thecontent moves.
Em 1859, finalmente, Charles Darwin publicou The Origin of Species, uma das obras mais revolucionárias já escritas, que apresentou a teoria da evolução das espécies através da seleção natural e desafiou todas as concepções anteriores da origem da vida.
Em 1861, finalmente, foi estabelecida a Massachusetts Institute of Technology, ou MIT, uma das universidades mais renomadas do mundo, originalmente dedicada à educação e pesquisa em ciência e tecnologia e, portanto, um reflexo do espírito da época inovador.
Entre os anos de 1839 a 1842, Augusto Comte publicou “Curso de Filosofia Positiva” e sistematizou o Positivismo em geral. O pesquisador argumentou que o conhecimento humano acontece por três estágios — teológico, metafísico e positivo, e que a ciência é a melhor maneira de compreender a sociedade e os fenômenos naturais.