Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

Home sweet home

O meu estilo de vida e a forma como aproveito o meu espaço habitacional refletem um pouco sobre o meu quotidiano e também um pouco sobre a minha personalidade.

Gosto dos tons claros, como os brancos, beges, sisal etc., para melhor aproveitar a luz exterior e obter uma maior luminosidade dentro de casa.

Prefiro ambientes simples e funcionais, focando mais na otimização dos espaços, sem que estejam demasiado pesados ou carregados de objetos decorativos. Como gosto da natureza, ou pelo menos sentir-me rodeada por ela, as plantas são fundamentais dentro e fora da minha casa não só para decoração mas também para purificar o ar.

Não sou adepta de televisão no quarto, para mim o quarto é para relaxar, dormir.

Em relação à cozinha, tenho um espaço bastante amplo, aproveito o melhor possível pois é onde passo a maior parte do meu tempo, não só sozinha, mas também em convívio. É uma área que tem de ser bastante funcional e prática com tudo à mão, inclusivamente plantas aromáticas que utilizo não só em comida como também em bebidas.

Estilos de vida diferentes para diferentes espaços habitacionais

A forma como as pessoas se apropriam dos seus espaços habitacionais está ligada aos seus estilos de vida, influenciado a organização, a decoração e o uso dos ambientes. Faço aqui uma apresentação de alguns estilos diferentes.

Estilo Minimalista Características: foco na simplicidade e funcionalidade, tendem a valorizar o essencial e eliminar os excessos. Ex: ambientes organizados com poucos objetos decorativos com móveis multifuncionais.

Estilo Urbano Características: vida agitada com o foco em conveniência e proximidade ao trabalho, lazer e transporte.Ex: estúdio, sofá cama com áreas comuns compartilhadas.

Estilo Sustentável Características: pessoas focadas na preservação do meio ambiente. Ex: uma casa sustentável pode ter um jardim vertical na cozinha, painéis solares, móveis feitos com materiais reciclados

Estilo Boémio (Boho) Características: estilo de vida artístico, descontraído ligado à expressão pessoal. Ex: pode ter um sofá de couro antigo com tapetes coloridos sobrepostos, plantas suspensas, peças de arte nas paredes com uma mistura de várias culturas.

Estilo RuralCaracterísticas: vida no campo, muitas vezes associado a uma vida simples e auto suficiente.Ex: pode ter uma cozinha ampla com uma horta por perto, um pátio com móveis de madeira.

Descrição do meu ideal de construção e de arquitetura harmoniosa.

O meu ideal de construção e arquitetura harmoniosa gira em torno de funcionalidade estética minimalista e integração com a natureza, adaptando-se às exigências contemporâneas da vida prática e sustentável. As casas modulares, um tipo de construção que oferece flexibilidade, eficiência e personalização, sem comprometer a qualidade e o design. Elas, para além de demorarem menos tempo na sua construção são sem dúvida menos dispendiosas do que as tradicionais. São construídas com materiais bioclimáticos, que retêm ou repelem o calor mantendo uma temperatura agradável no seu interior. São construídas com um sistema de painéis de betão, aproveitando ao máximo o espaço no seu interior e exterior, evitando os pilares desconfortáveis das casas. Além disso, estas casas estão adaptadas para que mais tarde possam ser ampliadas depois da sua instalação.

Identificação das diferentes necessidades nos espaços habitacionais em termos do desenvolvimento de práticas de lazer

A integração de zonas verdes em áreas destinadas a lazer é essencial para uma vida equilibrada, favorecendo tanto o contexto com a natureza quanto a realização de atividades sociais e lúdicas. Ex: jardins privados ou comunitários, são essenciais para o descanso e contemplação, mas também para atividades ao ar livre, como ioga, meditação ou leitura. Hortas urbanas podem ser integradas no espaço habitacional como uma atividade de lazer produtiva. Terraços verdes ou coberturas ajardinadas, além de fornecerem isolamento térmico, os terraços verdes criam áreas de convivência que podem ser utilizadas para descanso, exercícios, etc.

Áreas de socialização, como salas de estar multifuncionais, podem ser utilizadas para assistir um filme, receber visitas, jogar jogos de tabuleiro e outros, cozinha integrada com sala de jantar permite que o anfitrião interaja com os convidados ao mesmo tempo que cozinha. Os espaços habitacionais que promovem práticas de lazer devem ser projetados com foco no equilíbrio entre o individual e o coletivo, permitindo que as pessoas encontrem tanto momentos de introspecção e descanso quanto oportunidades para sociabilidade e atividades lúdicas.

Exemplo de arquitetura Moderna e Contemporânea

A arquitetura moderna é um estilo arquitetónico baseado em racionalidade, funcionalidade e simplicidade das linhas. Esse movimento é revolucionário, pois nega o modo de se produzir a arquitetura até a sua criação contestando os ornamentos e excessos de decoração e priorizando linhas e formas simples.

O estilo arquitetónico contemporâneo preocupa-se não só oferecer beleza nos edifícios mas também com questões como sustentabilidade, oferecer funcionalidade aliada a integração com a natureza. Também é valorizada a inclusão do racionalismo do movimento modernista somado com o conceito minimalista.

Exemplo concreto de arquitetura moderna Le Corbusier é um dos maiores expoentes da arquitetura moderna, e seu projeto da "Villa Savoye" (1929-1931), em Poissy, França. Forma geométrica; planta livre; janelas horizontais; cobertura terraço e simplicidade e ausência de ornamentos.

Exemplo concreto de arquitetura Contemporânea "Bjarke Ingels" um arquiteto dinamarquês. É uma figura proeminente da arquitetura contemporânea, e sua obra "8 House" em Copenhaga, Dinamarca, é um exemplo de um espaço habitacional contemporâneo Características: design inovador, sustentabilidade, espaços mistos, conexão entre o interior e exterior, flexibilidade de uso.

Fim