Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Cópia - Apresentação Psicologia

Maria dos Santos

Created on September 20, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Desktop Workspace

Decades Presentation

Psychology Presentation

Medical Dna Presentation

Geometric Project Presentation

Transcript

DAS CORES"

"O MONSTRO

E A SAÚDE MENTAL

ESCOLA SECUNDÁRIA PÚBLIA HORTÊNSIA DE CASTRO
Maria santos

8ºC

índice

RESUMO DO LIVRO

INTRODUÇÃO

INTERLIGAÇÃO ENTRE AMBOS

SAÚDE MENTAL

FALTA DE CONHECIMENTO

CONCLUSÃO

WEBGRAFIA

DOENÇAS MENTAIS

MOTIVO DA ESCOLHA DO LIVRO

INTRODUÇÃO

  • O tema deste trabalho trata-se de uma viagem intensa a um dos temas mais polémicos da atual sociedade, que aqui, vai ser abordado sem tabus.
  • Como auxiliar deste tema, decidi utilizar um livro. Um livro recomendado para crianças dos 3 aos 6 anos, mas um livro com uma mensagem especial.
  • Ao longo do trabalho vou provar que é óbvio que a idade tráz expriência, mas que os mais novos nos podem ensinar que a vida é simples, e, que o complicado, é não a complicar.

A saúde mental é a base do bem-estar geral, seja este físico ou psicológico. Diz respeito a um nível de vida cognitiva, com a ausência de uma doença metal.Infelizmente, a saúde mental não é um tema abordado na sociedade como qualquer outro. Por vezes é desvalorizada, relativamente à saúde física, embora seja igualmente importante.

O que é a Saúde Mental?

Infelizmnete, nos dias de hoje, mesmo com todas as tecnologias e acesso a informação ouve-se muitas vezes expressões como: "maluco", "louco", "depressivo", "psicopata", etc... Isto acontece devido à ignorância das pessoas, que preferem julgar os outros e ignorar a realidade.Assim como os outros não vêem a realidade, às vezes, a própria pesssoa nega, por medo do desconhecido ou por vergonha.

Falta de conhecimento e compreensão

Depressão

Ansiedade

Estas são apenas as doenças mais conhecidas. Existem outras como esquizofrenia, bipolaridade, entre outras....

E agora a grande questão é: afinal como está tudo isto relacionado com um livro para crianças do pré-escolar?

O monstro das cores

O Monstro das cores

Porquê a escolha do livro?

Este livro foi-me apresentado durante as férias de verão por uma auxiliar numa creche. Ela tinha de realizar um trabalho acerca do livro e pediu que eu o lê-se para lhe dar a minha opinião. Embora seja um livro recomendado para crianças mais novas, foi algo que me tocou profundamente e me fez repensar da facilidade com que uma criança fala do que sente, quando, para pessoas uns anos mais velhas já o é tão difícil fazer.

REsumo do livro

Raiva

Tristeza

Calma

Um dia o Monstro das cores acorda confuso. Não sabe o que se passa com ele. As suas emoções estão baralhadas. Com ajuda de uma menina percebe a importância de cada sentimento e que não há necessidade de sentir vergonha por se demonstrar algum deles.

Alegria

Medo

Relação do livro com a sociedade atual

No livro é referido que devemos ser como somos e demonstrar como nos sentimos. Os sentimentos são de extrema importância, e, se não se falar sobre eles, acabamos como o monstro das cores, acabaremos por nos sentirmos confusos, baralhados.Atualmente, na nossa sociedade, é muito comum que isto aconteça, especialmente na adolescência, e, como tal, deve ser encarado como qualquer outro problema.

CONCLUSÃO

Em síntese, a saúde mental é uma componente vital do desenvolvimento humano, e a capacidade de compreender e gerir as emoções desde a infância é crucial para o bem-estar ao longo da vida, logo não deve ser um tema abordado com tabus, mas sim, com a maior naturalidade possível."O Monstro das Cores", de Anna Llenas, revela-se uma ferramenta pedagógica valiosa, ao traduzir emoções complexas em elementos tangíveis e compreensíveis para as crianças.

Webgrafia

https://www.sns24.gov.pt/tema/saude-mental/

https://www.adeb.pt/estigma-e-saude-mental

https://pt.slideshare.net/slideshow/o-monstro-das-cores/173609258#25

Ansiedade

A ansiedade não é considerada uma doença, mas sim um sentimento natural do dia a dia.

As pessoas com fobias sentem imenso terror quando confrontadas com situações específicas. As fobias podem impedir a pessoa de ter uma vida normal, obrigando o indivíduo a fazer adaptações na atividade diária, evitando essas situações.

A Perturbação do Pânico é caracterizada pelo aparecimento repentino de um sentimento de terror (pânico), sem causa aparente.

Sintomas:
  • tremores e tonturas;
  • sudação;
  • aumento da frequência cardíaca.

Durante o ataque de pânico, a pulsação aumenta, a respiração torna-se rápida e o doente pode suar ou ficar com vertigens. A pessoa passa a recear constantemente que as crises se repitam.

Depressão

É uma doença mental que afeta o humor durante longos períodos de tempo.

A Depressão pode afetar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade e, sem tratamento, pode conduzir ao suicídio.

Sintomas:

  • aumento ou diminuição do apetite;
  • dormir em demasia ou em pouquidão;
  • choro fácil;
  • apatia;
  • pensamentos de suicídio.
Dísturbios Alimentares

A Anorexia Nervosa e a Bulimia são doenças do comportamento alimentar, em ligação com a imagem corporal e o controle do impulso alimentar. Podem ser graves.

Ambas têm ligação com a imagem e 90% dos casos são em raparigas