Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Historical Presentation
Elena Babinetcaia
Created on September 20, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Animated Chalkboard Presentation
View
Genial Storytale Presentation
View
Blackboard Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Chalkboard Presentation
View
Witchcraft Presentation
View
Sketchbook Presentation
Transcript
VISITA DE ESTUDO
Centro histórico de Guimarães 19/09/2024
Start
RESUMO
Guimarães, considerada o "berço de Portugal", é uma cidade rica em património histórico e cultural, tornando-a um destino ideal para uma visita de estudo. Se o foco é o centro histórico de Guimarães, aqui está uma sugestão de itinerário para 19 de setembro de 2024:
MURALHAS DE GUIMARÃES
Percurso do Adarve da Muralha
Foi no século XIII que então a vila de Guimarães se viu rodeada de muralhas. Esta estrutura defensiva cercava quer o burgo alto, onde se situava o castelo, quer o burgo baixo, onde dominava a Igreja da Colegiada de Santa Maria. Possuía oito portas, três delas com torre e mais três torreões e dois torrilhões.
Torre de Alfandega
Uma visita à Torre da Alfândega impõe-se para conhecer o interior da antiga muralha que ostenta a inscrição "Aqui Nasceu Portugal", sendo possível entrar num conjunto patrimonial que até há bem pouco tempo estava escondido. O terraço oferece ao olhar panorâmicas soberbas sobre a Cidade e a região.
Zona de Couros
A Zona de Couros é uma extensão da área intramuros do Centro Histórico de Guimarães já inscrita na Lista do Património Mundial. O prolongamento inclui dois complexos monásticos e uma zona industrial, a Zona de Couros, que, tal como o rio local, recebeu o nome do ofício tradicional de curtimenta das peles. Embora este ofício tenha deixado de ser praticado em meados do século XX, persistem vestígios tangíveis, nomeadamente do século XIX e início do século XX, sob a forma de tanques, casas de trabalhadores e espaços urbanos.
Centro Cultural Vila Flor
O Palácio Vila Flor, mandado construir por Tadeu Luís António Lopes de Carvalho de Fonseca e Camões no século XVIII. O Centro Cultural Vila Flor é fruto do restauro do Palácio Vila Flor e seus Jardins, e da construção de um novo edifício para a sala de espectáculos. Os Jardins de buxo do Palácio Vila Flor, com uma vista sobre a cidade de Guimarães e os seus monumentos, como o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães.
EXPOSIÇÃO
Educação e criação têxtil
A cidade e a comunidade têxtil revelam as dinâmicas da Bienal, acolhendo os artistas nacionais e internacionais, com ocupação dos vários espaços culturais e áreas públicas da cidade, sempre com o objetivo de divulgar o que melhor se faz na Arte Têxtil Contemporânea, em Portugal e no Mundo. O programa está condicionado à situação da pandemia e, por isso, com recurso a exposições e residências através de plataformas digitais.
fim de passeio!