Sigmund Freud_Ana Rita e Raphael 12ºB
Ana Rita Narciso
Created on September 20, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
WATER PRESERVATION
Presentation
PROMOTING ACADEMIC INTEGRITY
Presentation
ARTICLES
Presentation
AGRICULTURE DATA
Presentation
THE OCEAN'S DEPTHS
Presentation
C2C VOLUNTEER ORIENTATION
Presentation
LAYOUT ORGANIZATION
Presentation
Transcript
Sigmund Freud
Trabalho realizado por: Ana Narciso e Raphael Valadares
Start
Índice
Sigmund Freud
Obejetivo da teoria em estudo
Método utilizado
Experiência utilizada
Conceitos nucleares
Curiosidades
Conclusão
Sigmund Freud foi um neurologista e psicanalista austriaco que ficou conhecido como o pai da psicanálise. Nasceu em Pribor, no dia 6 de maio de 1856. Com um ano mudou-se para Viena, onde entrou para a faculdade de medicina em 1873. Ao longo da sua vida fez vários estudos no campo na psicanálise, publicou obras e formou a “Sociedade Psicanalítica de Viena”. Em 1938, foge para Londres com o objetivo de fugir à repressão nazi, onde acaba por morrer no dia 23 de setembro de 1939.
Sigmund Freud
Objetivos da teoria em estudo
Do ponto de vista científico, o objetivo de Freud foi colocar a Psicanálise como ciência hermenêutica, que ajudaria a interpretar fenômenos sociais, culturais, políticos e morais. A partir das observações de Freud, obtidas através de seus pacientes diagnosticados com neuroses, desenvolveu algumas teorias psicanalíticas de investigação da mente humana sobre:
traumas
Fobias
TRastornos
Complexos
Conflitos
- Associação Livre
- Análise de Sonhos
- Análise dos Lapsos
Procedimentos do Método
Método Utilizado
Sigmund Freud desenvolveu a psicanálise como um método terapêutico para investigar o inconsciente e tratar de distúrbios comportamentais. Freud acreditava que muitas das nossas dificuldades psicológicas estam relacionados à presença de pensamentos, memórias e desejos reprimidos, escondidos no inconsciente.
Associação Livre
A associação livre é uma técnica que envolve o paciente dizer tudo o mais que lhe vier à cabeça, sem qualquer tipo de censura. O principal objetivo da técnica é acessar o inconsciente do paciente, o que levanta ideias e traz solução de conflitos previamente reprimidos. Este processo traz consigo a possibilidade de autoconhecimento e recuperação emocional, enquanto ajuda o paciente a entender a mente muito mais do que no estado normal.
«Diga livremente tudo o que lhe vier à cabeça...» Sigmund Freud
Análise de Sonhos
Na psicanálise, os sonhos são centrais e para Freud são um “caminho para o inconsciente”. O psicólogo considerava os sonhos uma forma de expressão dos desejos, dos medos subconscientes da complexidade e da impossibilidade de percepção em um nível consciente. Existem os sonhos porque, para Freud, o seu conteúdo é dividido em duas categorias. Portanto, o conteúdo do sonho manifestamente condicionado, ou seja, são o enredo e a imagem do que percebemos, e o conteúdo latente é o seu significado oculto. Normalmente, o conteúdo latente é uma mascara de desejos reprimidos.
Os lapsos são um importante conceito por trás da psicanálise; eles referem-se a erros ou falhas na fala, na escrita ou no comportamento que acontecem de maneira inconsciente. Para Freud, esses lapsos não são acidentes; em vez disso, eles são manifestações do inconsciente, revelando desejos, sentimentos ou conflitos reprimidos. Em outras palavras, os lapsos e atos não são acidentais; eles oferecem uma janela para o inconsciente sob a qual psicólogos e pacientes podem explorar. Essa exploração pode ser crucial para a cura e a autoconsciência.
Análise de Lapsos
Experiência
Freud sugeria a divisão da vida mental em duas partes: consciente e inconsciente. A porção consciente, assim como a parte visível de um iceberg, seria pequena e insignificante, presenvando apenas uma visão superficial de toda a personalidade. Por outro lado a vasta e poderosa porção do inconsciente, (assim como a parte submersa do iceberg) conteria os instintos [e pulsões], ou seja, as forças propulsoras de todo o comportamento humano . Com isso, Freud após pesquisas realizou a distinção de consciente e inconsciente com os elemoentos Id, Ego e Superego.
- É a parte mais inacessível do psiquismo;
- É contituído por instintos e pulsões, principalmente de natureza sexual e agressiva;
- Encontra-se a nível inconsciente;
- Procura a satisfação imediata e irrestrita das necesidades e desejos;
- Funciona de acordo com o princípio do prazer.
Id
- É a parte do psiquismo que está em contacto com a realidade;
- Representa a racionalidade;
- Desenvolve-se a partir do Id;
- Tem como missão reduzir a tensão e energia do Id;
- Rege-se pelo princípio da realidade.
Ego
- Desenvlove-se a partir do Ego e regula a sua atividade;
- Representa a moralidade e os modelos de conduta;
- Tenta inibir a satisfação do Id;
- Está em conflito com o Id.
Superego
Teoria do desenvolvimento psicossexual
A teoria do desenvolvimento psicossexual de Freud é o elemento central da teoria psicanalítica dos instintos, para a qual os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma energia sexual instintiva que se desenvolve através de cinco estágios: oral, anal, fálico, latência e genital
https://youtu.be/sMbMena9Crw
Estádios de desenvolvimento psicossexual
Oral
nascimento aos 12-18 meses
Anal
12-18 meses aos 3 anos
Fálico
3 aos 6 anos
Latência
dos 6 anos à puberdade
Genital
da puberdade até à idade adulta
- Apesar de suas extensas teorias sobre o desenvolvimento infantil, Freud viu apenas um único paciente criança na psicanálise.
- Durante os últimos 16 anos da vida de Freud, ele sofreu mais 33 cirurgias devido ao cancro.
- Freud usava e receitava cocaína para combater a ansiedade e as dores de cabeça.
- Os livros de Freud foram queimados durante a ocupação nazi na Áustria.
- Freud psicanalisou sua filha Anna durante toda a sua vida.
Curiosidades
Psicanálise - abordagem clínica teórica que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. Inconsciente - conjunto dos processos psíquicos que escapam ao âmbito da consciência, mas que têm efeitos dinâmicos sobre o comportamento e os pensamentos do indivíduo.Consciente - refere-se a quem sente, pensa e atua com conhecimento daquilo que faz. Psique - palavra com origem no grego usada para se referir a alma ou espírito. É usada na psicologia contemporânea com a conotação de mente ou ego.
Conceitos nucleares
Conclusão
Podemos concluir, que Sigmund Freud é visto como a pai da psicanalise, pois ao longo da sua vida fez várias pesquisas que mudaram a maneira de entendimento da mente humana. Nas suas pesquisas estudou o conciente, o inconciente e o desenvolvimento psicosseuxual do ser humano.
Bibliografia e webgrafia
https://www.google.com/imgres?q=an%C3%A1lise%20de%20lapsos%20faBiografia de Sigmund Freud - eBiografia Sigmund Freud: psicanálise, teorias, biografia e obras - Toda Matéria (todamateria.com.br)Psicanálise: entenda o pensamento de Freud - Toda Matéria (todamateria.com.br) -objetivos da sua pesquisa Objetivos da Psicanálise - Psicanálise Clínica (psicanaliseclinica.com) https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&ccid https://www.bing.com/ck/a?!&&p=b07f9419784b8663JmltdHM9MTcyNzA0OTYwMCZpZ https://psicoativo.com/2016/08/fatos-e-curiosidades-surpreendentes-sobre-freud.htmlManual "Nós de novo", 12ºano, Areal editores