Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Trabalho de Economia C

10529

Created on September 19, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

January School Calendar

Genial Calendar 2026

School Calendar 2026

January Higher Education Academic Calendar

School Year Calendar January

Academic Calendar January

Comic Flipcards

Transcript

No âmbito da disciplina de Economia C

Ficha Técnica

(Sobre: Egito, Venezuela, Espanha e Coreia do Norte)

Trabalho Realizado Por: Constança Costa nº4 e Gonçalo Marreiros nº7

Egito

  • Capital: Cairo
  • Moeda: Libra egípcia
  • Presidente: Abdul Fatah Khalil Al-Sisi
  • Governo: República Presidencial (Regime Autoritário)
  • Continente: Africano
  • Idioma oficial: Árabe
  • População: 112,72 milhões habitantes

O Egito é um país africano localizado na região da África Setentrional, no nordeste do continente. Possui cerca de 1 milhão de km² de área, e o seu território abrange a península do Sinai, onde faz fronteira com a Faixa de Gaza e Israel.

O governo egípcio é uma república presidencialista, com o presidente à frente do Poder Executivo, e o seu principal órgão legislativo é o povo. Embora esse sistema de governo esteja em vigor desde 1953, o Egito teve apenas sete presidentes.

Curiosidades sobre o Egito

  • Na época do Egito Antigo, quem matasse um gato era punido com pena de morte. Antigamente este animal usava joias e era alimentado com as melhores iguarias.
  • O domingo é considerado um dia útil no Egito. Já as sextas e sábados são considerados fim de semana. Sendo a sexta, o dia mais importante para os muçulmanos, o dia do descanso.
  • Os egípcios foram os responsáveis por inventar o calendário com 365 dias.
  • No Egito, existe uma parte do metro destinado apenas para mulheres, estas apenas podem estar acompanhadas dos seus filhos pequenos.
  • Na cidade do Cairo moram cerca de 20 milhões de pessoas, por isso é considerada a cidade com mais população de todo o Continente Africano.
  • É proibido beijar pessoas na rua, caso esta regra seja desobedecidade, há possiblidade de se ser preso.
  • A poligamia é totalmente permitida pelo estado. O homem pode ter até três mulheres e a prática é ainda mais comum quando a primeira ou a segunda mulher ainda não deu filhos ao marido. Inclusive, este ainda se pode separar sem o consentimento da(s) esposa(s).

Economia do Egito

Embora o Egito tenha setores ricos e uma economia diversificada, a maior parte da população enfrenta dificuldades econômicas. Portanto, o Egito é, de certa forma, um país pobre, com desafios sociais significativos, apesar de possuir áreas de prosperidade econômica e setores estratégicos com grande potencial de crescimento. (País em desenvolvimento)

Venezuela

Capital: Caracas Governo: Presidencialismo, República federal Moeda: Bolívar População: 28,3 milhões de habitantes Idioma oficial: Espanhol Continente: América (América do Sul)

A Venezuela é um país localizado no subcontinente América do Sul e faz fronteira com a Colômbia, Brasil e Guiana. É um país com uma grande biodiversidade e rico em recursos naturais.

A Venezuela está constituida por uma República Presidencialista baseada na Constituição de 1999. Historicamente, a Venezuela viveu inúmeras crises políticas e algumas tentativas de golpes. Atualmente, o país vive um intenso cenário de crise política, em que o cargo de presidente, ocupado por Nicolás Maduro, é questionado pela comunidade internacional. O que está a causar controversia a nível político na Venezuela, alegando assim que houve uma fraude eleitoral.

Curiosidades sobre a Venezuela

  • A Venezuela não está envolvida em nenhuma guerra, mas é considerada um dos países mais violentos do mundo. O seu índice de homicídios é muito elevado, estes causados principalmente pela impunidade e pelo excesso de força aplicada pelas autoridades. Em 2015, a Venezuela atingiu o posto de país com mais homicídios no mundo - em média, uma pessoa foi morta a cada 21 minutos.
  • A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. A extração deste material é feita principalmente pela "Petróleos de Venezuela", uma empresa estatal que faz ainda o refinamento, a comercialização e o transporte deste material. A sua produção é tão grande que em alguns locais da Venezuela, a gasolina é mais barata do que a água.
  • A favela mais alta do mundo está em Caracas, capital do país. Cerca de 2,5 mil pessoas vivem no edifício conhecido como Torre de David, prédio inacabado com 45 andares.

Economia da Venezuela

A Venezuela enfrenta uma das crises econômicas e humanitárias mais graves do mundo. Embora tenha sido rica devido ao petróleo, hoje o país encontra-se em colapso econômico, com níveis elevados de pobreza, hiperinflação, migração em massa e uma profunda crise política. Em resumo, a Venezuela, que já foi considerada um dos países mais prósperos da América Latina, atualmente caracteriza-se por ser um país empobrecido e altamente dependente das suas exportações de petróleo e de remessas externas. (País em desenvolvimento)

Espanha

Capital: Madrid Províncias: Barcelona, Valência, Málaga, Alicante, Guipúscoa Governo: Monarquia Parlamentarista Rei: Filipe VI de Espanha População: 47,78 milhões de habitantes Continente: Europeu

A Espanha é um país europeu da península Ibérica, que tem 17 regiões autônomas com geografia e cultura diversas. Madri, a capital, abriga o Palácio Real e o Museu do Prado, ambas as obras construídas por mestres europeus.

O nome Espanha tem origem no modo de como era nomeada a península Ibérica em tempos antigos, chamada por "povos romanos de Hispânia", que, no alfabeto fenício, significa “terra de coelhos”.

Curiosidades sobre a Espanha

  • Na Espanha, existe um costume onde todos os estabelecimentos fecham durante duas horas para descansar, este costume tem o nome "La Siesta", geralmente, as lojas fecham a partir das 14h da tarde e só retornam a abrir ás 16h da tarde. Segundo as pesquisas, tirar esta “sesta” após o almoço é muito benéfico, pode ajudar a melhorar a produtividade, a concentração e até a ganhar mais energia.
  • Na Espanha, a monarquia ainda existe, o atual regime político do país é a Monarquia Parlamentar. Ou seja, a família real continua no reinado, mas tem pouca influência sobre as tomadas de decisões do País.
  • Na Espanha, em alguns locais, é proibido beber bebidas alcoólicas na rua, caso desrespeite esta regra pode receber uma multa de até 600 euros! Além dessa proibição em algumas regiões do país é proíbido também a compra de bebidas alcoólicas em supermercados a partir das 22h.
  • Normalmente, algumas pessoas pensam que em Espanha é falado apenas um idioma, o Espanhol, mas na verdade na Espanha falam-se oito idiomas, o Espanhol ou o Castelhano como idioma oficial e o Catalão, Basco, Galego, Asturiano, Aranês e Aragonês como co-idiomas.

Economia da Espanha

A Espanha possui uma economia diversificada, com pontos fortes em setores como turismo, indústria, energia renovável e agricultura. No entanto, também enfrenta desafios significativos, como o desemprego estrutural, a desigualdade regional e o impacto de crises globais, como a crise financeira de 2008 e a pandemia de COVID-19. Apesar disso, o país tem mostrado resiliência, com investimentos em inovação, integração europeia e reformas econômicas que sustentam a sua recuperação e crescimento. A longo prazo, o sucesso da Espanha dependerá da sua capacidade de continuar a modernizar a economia, melhorar a inclusão no mercado de trabalho, especialmente para jovens, e enfrentar os desafios demográficos associados ao envelhecimento da população. (País Desenvolvido)

Coreia do Norte

Capital: Pyongyang Governo: Ditadura (Estado Comunista) Moeda: Won norte-coreano Líder Supremo: Kim Jong-un (desde 2011) Continente: Asiático Fronteira: Coreia do Sul, China e Rússia

A Coreia do Norte, oficialmente República Popular Democrática da Coreia, é um país no leste da Ásia que constitui a parte norte da península coreana, tendo Pyongyang como capital e sendo esta a maior cidade do país.

Kim Jong-un, o Líder Supremo da Coreia do Norte, não é apenas um líder governamental, pois este vem da Dinastia Kim, que líderam a Coreia do Norte desde de 1948. Desde então o país apresenta-se numa Ditadura, e o seu Líder Supremo é Comunista.

Curiosidades sobre a Coreia do Norte

  • A Coreia do Norte ainda está no ano 110! Isso ocorre porque eles seguem o Calendário Juche, que se inicia com o nascimento do líder Kim II-sung em 1912.
  • Uma das rigorosas regras em vigor na Coreia do Norte é sobre cortes de cabelo. Lá, de acordo com a revista "TIME" existem apenas 28 cortes de cabelo aprovados pelo Líder Supremo.
  • Alguns relatos apontam existir um problema de nutrição nos cidadãos da Coreia do Norte, a estatura média de um cidadão norte-coreano, esta abaixo de outros países. Isso acontece devido à desnutrição crônica, que resulta da falta de qualidade de vida e saúde para os moradores do país.
  • A Coreia do Norte está em isolamento em relação aos restante dos países, os cidadaõs norte-coreanos não estão autorizados a sair do país e as informações sobre o país são altamente controladas também. A maioria dos residentes norte-coreanos não possuí acesso à internet.
  • Existem relatos de que existem apenas 4 canais de televisão no país: Central Coreana de Televisão, Rede Mansudae, Rede Ryongnamsan e Rede Atlética.

Economia da Coreia do Norte

A Coreia do Norte é um país com uma economia centralizada, altamente militarizada e isolada. A maioria da população vive em condições de pobreza e enfrenta escassez de alimentos e bens essenciais, enquanto uma pequena elite ligada ao governo vive em relativo conforto. As sanções internacionais e a má gestão econômica agravaram a crise no país, que depende fortemente de ajuda externa, principalmente da China. Portanto, a Coreia do Norte é um país pobre, com grande parte dos seus recursos direcionados para o setor militar e o regime autoritário que governa o país. (País em Desenvolvimento)

No âmbito da disciplina de Economia C

fim

Trabalho Realizado Por: Constança Costa nº4 e Gonçalo Marreiros nº7