Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Modelo TCP/IP

Tiago Cust�dio Guerreiro Aluno

Created on September 19, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Trabalho realizado por:
  • Tiago Guerreiro
  • Lukas Henrique
Start

Tcp/Ip

PRESENTATION

3.Comparação do TCP/IP ao Modelo OSI
2.Camadas do TCP/IP
Bibliografia
1. O que é o TCP/IP?

Index

Oque é o TCP/IP?
  • TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é um conjunto de protocolos que permite a comunicação entre dispositivos na internet.
  • O modelo inicial do TCP/IP é baseado em 4 níveis: Host/rede; Inter-rede; Transporte; e Aplicação. Surgiu, então, um modelo híbrido, com 5 camadas, que retira o excesso do modelo OSI e melhora o modelo TCP/IP: Física; Enlace; Rede; Transporte; e Aplicação.

Camada Aplicação

Camada Transporte

Camada Rede

Camada Enlace

Camada Fisica

Camadas do TCP/IP

Modelo Osi

Em contraste, a OSI serve como uma estrutura abrangente e independente de protocolo projetada para abranger vários métodos de comunicação de rede.

VS

Tcp/ip

TCP/IP é um modelo prático que aborda desafios específicos de comunicação e depende de protocolos padronizados.

Bibliografia

www.wiki.com

Camada Fisica

A camada de interface de rede ou física é a primeira camada. Também chamada camada de abstração de hardware, tem como função principal a interface do modelo TCP/IP com os diversos tipos de redes (X. 25, ATM, FDDI, Ethernet, Token Ring, Frame Relay, sistema de conexão ponto-a-ponto SLIP,etc.)

Camada Enlace

A camada de enlace não é realmente parte do modelo TCP/IP, mas é o método usado para passar quadros da camada de rede de um dispositivo para a camada de rede de outro. Esse processo pode ser controlado tanto em software (device driver) para a placa de rede quanto em firmware ou chipsets especializados. Esses irão executar as funções da camada de enlace de dados como adicionar um header de pacote para prepará-lo para transmissão, então de fato transmitir o quadro através da camada física.

Camada Rede

Como definido anteriormente, a camada de rede resolve o problema de obter pacotes através de uma rede simples. Exemplos de protocolos são o X.25 e o Host/IMP da ARPANET. Com o advento da internet novas funcionalidades foram adicionadas nesta camada, especialmente para a obtenção de dados da rede de origem e da rede de destino. Isso geralmente envolve rotear o pacote através de redes distintas que se relacionam através da internet.

Camada Transporte

Os protocolos na camada de transporte podem resolver problemas como confiabilidade (o dado alcançou seu destino?) e integridade (os dados chegaram na ordem correta?). Na suíte de protocolos TCP/IP os protocolos de transporte também determinam para qual aplicação um dado qualquer é destinado. Os protocolos dinâmicos de routing, que tecnicamente cabem nessa camada do TCP/IP, são geralmente considerados parte da camada de rede. Como exemplo tem-se o OSPF (protocolo IP número 89).

Camada Aplicação

A camada de aplicação é a camada que a maioria dos programas de rede usa de forma a se comunicar através de uma rede com outros programas. Processos que rodam nessa camada são específicos da aplicação; o dado é passado do programa de rede, no formato usado internamente por essa aplicação, e é codificado dentro do padrão de um protocolo.