Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Nome:Inês Gomes e Maria InêsTurma:1ºMultimédiaNº:5 e 6UFCD:9954

A historia e a evolução da fotografia

História da fotografia

A história da fotografia começa pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz.

As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam da antiguidade. Na Grécia Antiga, foi criado um aparelho chamado "câmera obscura", capaz de criar imagens invertidas. Ele é considerado o precursor das câmeras fotográficas. A autoria do dispositivo é comumente atribuída a Aristóteles. O aparelho foi sendo ajustado e usado por artistas e cientistas até a invenção da fotografia.Foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior da sua tenda trespassada pela luz solar. Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576-1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol. Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a contribuir com esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz. No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (1771-1805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

Um pouco sobre...

  • Impressões fotográficas
  • Fotografia instantânea
  • Câmeras modernas
  • Filtros fotográficos
  • Câmeras digitais
5 exemplos da evolução da fotografia
Muitos foram os pioneiros que pesquisaram como fixar uma imagem no papel. "Tirar fotografia", "fazer um retrato" tornou-se moda na segunda metade do século XIX. A primeira fotografia propriamente dita foi obra do francês Joseph Niépce (1763-1828). Ele estudava as propriedades do cloreto de prata sobre papel desde 1817 e obteve sua grande obra no verão de 1826.

Evolução da fotografia

Considerado o maior colecionador de fotografias do século XIX, Dom Pedro II não teve tempo de levar a sua preciosa coleção para o exílio. Meses mais tarde, doou o seu acervo de mais de 25 mil imagens à Biblioteca Nacional, com uma condição: que o conjunto levasse o nome da Imperatriz Teresa Cristina. O dia da Fotografia é celebrado em 19 de agosto quando o francês Louis Daguerre apresenta o seu invento na Academia de Ciências da França, em 1839. No mesmo ano, o Estado francês declara o daguerreótipo como um bem de domínio público.

Algumas curiosidades