Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Interativa Básica

GON�ALO L�

Created on September 19, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

REDES E PROTOCOLOS MULTIMÉDIA

ufcd:9948

GONÇALO LÓ NÚMERO: 4 MULT 1

O que é hardware?

Hardware é todo componente físico, interno e externo do computador ou celular, que determina o que um dispositivo é capaz e como você pode usá-lo. Embora dependa de um sofware para funcionar (e vice-versa), o hardware é um elemento a parte e igualmente importante.

Hardware é todo e qualquer componente físico, tanto dentro tanto fora da tecnologia da informação. De uma maneira geral, qualquer máquina, ferramenta ou utensílio, de uma máquina de fresa a uma chave-inglesa, passando pelo seu celular ou computador é um hardware. Peças, chips, processadores, tudo isso é hardware.

Hardware interno

É todo aquele que não está visível e integra todas as partes internas do seu dispositivo. Em Ciência de computação, entende-se como hardware interno componentes como processador, placa-mãe, memória RAM, placa de video, coolers e ventoinhas, cabos internos, fonte, HD, SSD, unidades ópticas (drives de CD, DVD e blu-ray), etc. Estes componentes existem na maioria dos dispositivos eletrônicos que usamos hoje, com algumas diferenças básicas dependendo de cada caso, como computadores, telefones, tablets e outros.

Hardware externo

Básicamente a diferença do externo e o interno é a possibilidade de o primeiro ser usado de forma direta, enquanto o segundo é parte integrante do dispositivo e até pode ser trocado, mas este não é um procedimento trivial.

Esta categoria contém todos os componentes visíveis que são acessados diretamente pelo usuário, monitor, mouse, teclado, comando remoto, comando de videogame, cabos externos, fones de video, microfone, câmara de video, impressora, projetor, scanner, auto-falantes, unidades de armazenamento externas (HDs e SSDs externos e pendrives) e etc.

Exemplos de hardware

  • monitor
  • placa-mãe
  • processador
  • placa de rede
  • fonte de energia

O que é software?

Todo programa em seu computador, telefone, tablet, smart TV, consola de videogame, set-top box, e etc. É um software, seja um editor de textos, um navegador, editor de áudio ou vídeo, um jogo, uma app de treaming e por aí vai.

Software é um conjunto de instruções que devem ser seguidas e excutadas por um mecanismo, seja ele um computador ou um aparato eletromecânico. É o termo usado para descrever programas, apps, scripts, macros e intruções de código embarcado diretamente (firmware) de modo a ditar o que uma máquina deve fazer.

Software de programação

São ferramentas usadas pelo programador para desenvolver novos softwares e programas. Usam diferentes linguagens de programação (C, Java, Python, Swift, etc.) e abrigam compiladores, intérpretes e depuladores, por exemplo. Os editores de texto, embora sejam softwares de aplicação, também são softwares de programação, pois podem ser usados para escrever código.

Software de sistema

São os programas encarregados de fazer a comunicação entre o computador, que só entende linguagem de máquina, e o usuário, sende a base em outros softwares, como os de aplicação e os de porgramaçção irão rodar. Ou seja, são plataformas para fazer funcionar outros softwares.

Os sistemas operacionas como windows, macOs, Linux, IOS, Android, por exemplo, são softwares de sistema. Em alguns casos, softwares de aplicação podem assumir o papel de sistemas operacionais, como o Chrome OS, onde o navegador é um software de sistema e de aplicação

Frimwares, softwares ou automação industrial e motores gráficos de jogos também são exemplos de softwares de sistema.

Software de aplicação

Os softwares de aplicação, por sua vez, são os programas que conhece-mos: players de vídeo e música, jogos, editores de texto, calculadoras, navegadores, apps de redes sociais e etc. Um software de aplicação tem como função executar tarefas das mais diversas, que podem ser de uso individual ou até mesmo global, o que pede que eles sejam mais robustos e seguros.

Exemplos de software

  • Chrome
  • Windows media player
  • microsoft word
  • AutoCAD
  • Calculadora