Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Microsite Museu

Conceição Garcia

Created on September 19, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Prof: Sara Calisto Trabalho realizado por: Conceição Garcia, Edson Trosso e Priscila Covas Ano Letivo: 2024 /2025 3J

modernismo

o ModernismoportuguÊs

O MODERNISMO PORTUGUÊs

MENU

Anterior

FERNANDO PESSOA1888-1935

O Modernismo Português é um movimento multifacetado que iniciou-se em 1922, com características distintas sendo algumas comuns. Os modernistas portugueses, queriam criar uma nova forma de escrever e ver o mundo. A revista Orpheu, lançada em 1915, e editada por Fernando Pessoa , Mário de Sá Carneiro e entre outros jovens intelectuais, marcou o início do modernismo em Portugal, com novas propostas artísticas e literárias. A revista Orpheu teve um peso significativo no Modernismo em Portugal.

Anterior

- Rutura com a tradição:Os modernistas queriam fazer algo novo e diferente do que era feito antes, diferenciando as regras tradicionais da arte e da literatura. - Inovação na forma e na linguagem: Eles experimentaram novas formas de escrever, com alteração de palavras, ritmos e estruturas para criar algo mais original e moderno. - Exploração de identidade pessoal: O Modernismo dava muita importância aos sentimentos e à visão pessoal do mundo, com foco na emocionalidade e nas dúvidas sobre quem somos. - Mistura de cultura portuguesa e influências estrangeiras: Eles equilibravam o orgulho pela cultura de Portugal com ideias e inspirações vindas de fora, especialmente de movimentos artísticos internacionais.

cARACTERÍSTICAS GERAIS DO MODERNISMO PortuguÊs

  • 31 de Outubro de 1889
  • 29 de Abril de 1918
  • 14 de Nvembro de 1887
  • 25 de Outubro de 1918
  • 7 de Abril de 1893
  • 15 de junho de 1970

Santa-Rita Pintor

Amadeo de Souza-Cardoso

Almada Negreiros

PRINCIPAIS AUTORES DO MODERNISMO PORTUGUÊS

Anterior

MENU

Sobre o autor

ANDRÉ DERAIN

Porto de Pesca, Colliure 1905

Anterior

CORES VIBRANTES E NÃO NATURAIS

CENÁRIO

Esta obra foi influenciada pelo modernismo especialmente pelo movimento fauvista, que inicou-se no ínicio do século XX.

Anterior

PORTO DE PESCA, collioure

DISTORÇÃO DE REALIDADE

ANDRÉ DERAIN - 1905

Distorção de realidade: As cores não correspondem à realidade, mas são usadas para reforçar a perceção emocional. O mar é retratado em um tom forte de azul, enquanto a praia tem um amarelo vibrante que domina grande parte da composição.

Anterior

PORTO DE PESCA , colliure

ANDRÉ DERAIN - 1905

Cenário: A pintura parece retratar uma cena costeira movimentada, com barcos e figuras humanas, dando vida à cena,através do uso excessivo das cores fortes e pinceladas.

Anterior

PORTO DE PESCA , colliure

ANDRÉ DERAIN - 1905

Cores vibrantes e não naturais: Um dos elementos mais notáveis desta obra é uso excessivo de cores e expressivo e a tonalidade das cores

Anterior

PORTO DE PESCA , colliure

ANDRÉ DERAIN - 1905

Anterior

O Fauvismo foi um movimento artístico de curta duração no início do século XX, entre 1904 e 1908, sendo uma das primeiras vanguardas modernas. O nome "Fauvismo" vem da palavra francesa "fauves", que significa "feras", um termo indelicado usado por críticos para descrever os artistas que pintavam com cores intensas e violentas. O principal objetivo dos fauvistas era o uso da cor pura e expressiva.

O Fauvismo

Uso expressivo da cor: As cores eram aplicadas diretamente das tintas, sem misturas elaboradas. Os fauvistas usavam cores vibrantes e não naturalistas para transmitir emoção, sem se preocuparem com a realidade. Simplificação das formas: As formas eram simplificadas, com menos detalhes, e as pinceladas eram visíveis. O destaque estava na expressão, não na reprodução da natureza ou das figuras. Inspiração em fontes variadas: Os fauvistas se inspiravam em diversas fontes, como a arte pré-histórica, a arte africana e o pós-impressionismo, principalmente na obra de Vincent van Gogh e Paul Gauguin.

BIOGRAFIA

Nascimento: 10 de junho de 1880,Chatou,FrançaFormação: Estudou na Académie Camillo e na École des Beaux-Arts, em Paris. Início de Carreira: Conheceu Henri Matisse em 1901 e juntos desenvolveram o movimento Fauvismo. Fauvismo: Um dos fundadores desse movimento artístico caracterizado pelo uso de cores vibrantes e puras, sem mistura e com pouca preocupação com realismo. Carreira Teatral: Trabalhou também como cenógrafo para o teatro. Morte: 8 de setembro de 1954, Garches, França.

Anterior

ANDRÉ DERAIN

"O rio Sena em Chatou" - Maurice Vlaminck

QUADROS FAUVISTAS

1906

1904

"Paisagem em Chatou" - André Derain

(1892-94)

"A Siesta" - Paul Gauguin