Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Regulação hormonal da Oogénese

Noélia Salomé Silva Pereira 2022-2023.10

Created on September 18, 2024

Imagens interativas sobre o ciclo menstrual e as suas respetivas hormonas e emoções

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Menstruações e Emoções

Glândula pituitária

Hipotálamo

Ciclo ovárico

Menstruações & Emoções

Menstruações & Emoções

Ciclo uterino

Menstruações & Emoções

SITE

A glândula pituitária (uma pequena área na base do cérebro que produz hormonas) produz uma hormona chamada folículo-estimulante (FSH). A FSH informa os ovários para prepararem um oócito que será libertado na ovulação.

O hipotálamo controla a atividade metabólica de outras glândulas, como os ovários e os testículos.Nos primeiros dias do ciclo ovárico, os baixos níveis de estrogénio e progesterona no sangue estimulam a libertação da hormona GnRH pelo hipotálamo. Estas hormonas levam à produção e libertação das gonadotrofinas LH e FSH na glândula pituitária.

Hormona estimuladora da produção de Gonadotrofina (GnRH): Essas hormonas controlam e regulam o ciclo menstrual e a função reprodutiva ao indicarem aos ovários quando devem produzir estrogénio e progesterona.

Hormona Luteinizante (LH): Importante para a ovulação. Um aumento repentino de LH provoca a libertação do oócito, marcando a transição para a fase luteínica. Funções: - Indução da Ovulação - Formação do Corpo Lúteo Hormona estimuladora dos Folículos (FSH): Essencial para o crescimento dos folículos nos ovários, onde se encontram os oócitos. A FSH aumenta no início do ciclo, durante a fase folicular. Funções: -Estimulação do Desenvolvimento Folicular - Produção de Estrogénio

Fase proliferativa

Ocorre a proliferação do endométrio, com crescimento rápido das camadas celulares e vasos sanguíneos. Este crescimento é devido à ação estimulante do estrogénio, resultante do desenvolvimento de novos folículos ováricos.

Fase secretora

Após a ovulação, o corpo lúteo produz estrogénio e progesterona em grandes quantidades. Enquanto o estrogénio favorece o crescimento adicional do endométrio, a progesterona promove o desenvolvimento das glândulas secretoras, transformando o endométrio num orgão secretor capaz de nutrir o embrião e de permitir a sua fixação no útero, nas etapas iniciais do seu desenvolvimento.

Fase menstrual

A diminuição de estrogénio e de progesterona, resultante da atrofia do corpo lúteo, reduz a estimulação do endométrio, provocando a desagregação deste tecido e dos seus capilares sanguíneos, que se tinham desenvolvido no ciclo anterior. Desta forma, origina-se um corrimento, formado por fragmentos de tecido e sangue, designado por fluxo menstrual ou menstruação.

EM CASO DE FECUNDAÇÃO

Em caso de fecundação, não se repete o ciclo menstrual, ou seja, não ocorrerá fase proliferativa, secretora e menstrual. Se ocorrer uma gravidez, o corpo lúteo continuará a produzir progesterona, o que impede que ocorra o fluxo menstrual. O embrião libertará uma hormona chamada gonadatrofina coriónica humana (hCG). A HCG é testada no teste de gravidez caseiro. A libertação de hCG influencia o ciclo ovárico e, consequentemente, o ciclo uterino.

Emoções

Irritação e tristeza: Muitas mulheres podem sentir-se mais sensíveis e emotivas. Algumas podem ter cólicas, o que pode contribuir para a irritação. Cansaço: A sensação de fadiga é comum e pode afetar o humor. Mas porque é que sentimos estas emoções? A queda de estrogénio e progesterona, antes e durante a menstruação, afeta o humor e causa cansaço. As cólicas vêm das contrações do útero para expelir o revestimento interno, o que gera desconforto físico.

O corpo lúteo libertará as hormonas progesterona e estrogénio. Se não ocorrer fecundação, o aumento destas hormonas provoca a inibição na produção de GnRH e, consequentemente, de FSH e de LH, o que conduz à atrofia progressiva do corpo amarelo. Na fase final do ciclo, ocorre o decréscimo dos teores de estrogénio e progesterona no sangue. Este mecanismo de retroação negativa conduz ao início de um novo ciclo menstrual.

Fase luteínica

Após a ovulação em que se rompeu o folículo, este irá tranformar-se numa estrutura chamada corpo lúteo ou corpo amarelo. O corpo lúteo libertará as hormonas progesterona e estrogénio.

Emoções

Irritabilidade e tensão;Tristeza ou ansiedade; Mudança de apetite; Porque é que sentimos estes sintomas? Sentimos esses sintomas na fase luteínica porque o aumento da progesterona, combinado com a queda de estrogénio, pode causar irritabilidade, tristeza e ansiedade. A mudança hormonal também afeta o apetite, levando a desejos alimentares e alterações de humor típicas da TPM.

Fase ovulatória

Ocorre no 14ºdia. O contínuo aumento de estrogénio causará um aumento da gonadotrofinas LH. Esta hormona fará com que o folículo se rompa e o oócito se liberte, durante a ovulação.

Emoções

Aumento do desejo sexual;Confiança e sociabilidade; Porque é que sentimos estes sintomas? Sentimos esses sintomas durante a ovulação porque o pico de estrogénio e testosterona aumenta o desejo sexual, confiança e sociabilidade. Estas hormonas preparam o corpo para a fertilidade, incentivando comportamentos que podem aumentar as probabilidades de conceção.

Fase foliculiar

As camadas celulares dos folículos em desenvolvimento iniciam a produção de estrogénio, cuja concentração aumenta, atingindo níveis elevados no sangue, a partir do 10º dia do ciclo menstrual.

Emoções

Aumento da energia; Melhoria do humor; Otimismo e motivação; Porque é que sentimos estes sintomas? Sentimos esses efeitos porque o aumento do estrogénio, na fase folicular, melhora os níveis de energia e estimula os neurotransmissores de bem-estar, como a serotonina, o que eleva o humor e dá sensação de motivação.

Nos primeiros dias do ciclo ovárico, os baixos níveis de estrogénio e progesterona no sangue estimulam a libertação da hormona GnRH, pelo hipotálamo. Estas hormonas, atuando sobre a hipófise anterior, levam à produção e libertação das gonadotrofinas LH e FSH que atuam sobre os folículos ováricos, dando início ao amadurecimento de alguns deles.

SITE

Explora o nosso site! Aqui terás acesso a toda a informação sobre este tema. OBRIGADA! LINK: O link encontra-se no elemento interativo ao lado