Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Apresentação Tecnologia Digital
Godinho Godinho
Created on September 18, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Tech Presentation Mobile
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Zen Presentation
View
Audio tutorial
Transcript
Trabalho Prático de RC
Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas InformaticosMódulo OP2 - Arquiteturas Cliente-Servidor Turma/Ano: 12ºI Trabalho feito por: Ivan Pina
Oque é?
A Arquitetura Cliente/Servidor é uma arquitetura de aplicação distribuída, por tanto na rede existem os fornecedores, que são conhecidos como servidores, e existem os requerentes dos recursos ou serviços, conhecidos como clientes.
Principais características:
1. Divisão de Funções
5. Escalidade
2. Comunicação por Rede
6. Segurança Descentralizada
3. Processamento Descentralizado
7. Dependência
4. Modularidade
8. Exemplos de Uso
Conceito de Protocolo
Um protocolo é um conjunto de regras que definem como os dispositivos de uma rede se comunicam e trocam dados de maneira eficiente.
Principais Protocolos comunicações:
1. FTP
5. IP
9. SNMP
2. HTTP/HTTPS
6. SMTP, POP3, IMAP
3. TCP
7. ARP
10. ICMP
4. UDP
8. DHCP
Arquitetura TCP/IP
Definição:
A arquitetura TCP/IP é um conjunto de protocolos que define como os dados são transmitidos em redes de computadores, como a internet.
Características:
1. Modelo em Camadas
5. Escalabilidade
2. Confiabilidade
6. Roteamento Eficiente
9. Suporte a Vários Protocolos de Aplicação
3. Conexão e sem conexão
7. Protocolo Aberto
4. Independência de Hardware
8. Endereçamento IP
Definição de Domain Name System:
O DNS é um sistema que faz a converção de nomes de domínio em endereços IP, permitindo que os computadores se comuniquem na Internet. Facilita o acesso a sites sem a necessidade de memorizar endereços numéricos.
Definição de Domain Name Sistema:
Conceito de DHCP:
O DNS é um sistema que faz a converção de nomes de domínio em endereços IP, permitindo que os computadores se comuniquem na Internet. Facilita o acesso a sites sem a necessidade de memorizar endereços numéricos.
O DHCP é um protocolo que trata da atribuição automaticamente de endereços de IP e outras configurações de rede a dispositivos em uma rede, assim permitindo a comunicação sem configuração manual.
Evolução da arquitetura Cliente/Servidor
01
02
03
Arquitetura Cliente/Servidor Tradicional
Cliente/Servidor de 3 camadas
Monolítica
Anos 80/90
Anos 90
Anos 60/70
Eram sistemas centralizados onde todo o processamento era feito através de grandes computadores centrais, com terminais que apenas exibiam informações.
Introdução do modelo de 2 camadas, onde o cliente fazia parte do processamento e o servidor cuidava dos dados.
Com a introdução do modelo de 3 camadas houve um aumento na flexibilidade separando a lógica de negócios em um servidor intermediário.
05
04
Computação em Nuvem
Arquitetura Web
Atualmente
Anos 2000
Com o crescimento da internet, a arquitetura começou a utilizar browsers como clientes e servidores web para tratar da requisições, popularizando o model n-tier(n camadas).
Atualmente, a arquitetura Cliente/Servidor evoluiu para a nuvem, onde os servidores e serviços são distribuídos em data centers, assim oferecendo mais escalabilidade, alta disponibilidade e acesso global.
Arquitetura SOA
Definição:
A arquitetura SOA(Service-Oriented Architecture) organiza sistemas em serviços independentes e modulares que se comunicam através da rede, assim permitindo reutilização, flexibilidade e fácil integração entre aplicações.
Características:
1. Modularidade
5. Escalidade
2. Interoperabilidade
6. Flexibilidade
3. Reutilização
7. Base em Padrões
4. Acomplamento Fraco
Esquema arquitetura Cliente/Servidor
Neste esquema apesar de simples pode explicar perfeitamente o funcionamento da arquitetura Cliente/Servidor como pode ser observado temos os clientes que conseguem asseder ao servidor através da Internet, cada um dos clientes quando quer aceder a um serviço é enviada um requisição ao servidor pela Internet, quando recebida pelo servidor essa requisição é processada e é enviada uma resposta de volta para o cliente que fez o pedido, quando recebida a resposta dada pelo servidor é exibida a informação solicitada.
Normalmente é quem pede solicitações para de serviços ao servidor. Pode ser um computador, dispositivo móvel ou software que utiliza os recursos disponibilizados pelo servidor.
Cliente
Envia uma resposta para as solicitações feitas pelo cliente oferecendo recursos, processamento ou dados que o cliente está pedindo.