Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Apresentação Tecnologia Digital

Godinho Godinho

Created on September 18, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas InformaticosMódulo OP2 - Arquiteturas Cliente-Servidor Turma/Ano: 12ºI Trabalho feito por: Ivan Pina

Trabalho Prático de RC

Oque é?

A Arquitetura Cliente/Servidor é uma arquitetura de aplicação distribuída, por tanto na rede existem os fornecedores, que são conhecidos como servidores, e existem os requerentes dos recursos ou serviços, conhecidos como clientes.

Principais características:

1. Divisão de Funções

2. Comunicação por Rede

5. Escalidade

6. Segurança Descentralizada

3. Processamento Descentralizado

7. Dependência

4. Modularidade

8. Exemplos de Uso

Conceito de Protocolo

Um protocolo é um conjunto de regras que definem como os dispositivos de uma rede se comunicam e trocam dados de maneira eficiente.

10. ICMP

9. SNMP

Principais Protocolos comunicações:

1. FTP

2. HTTP/HTTPS

5. IP

6. SMTP, POP3, IMAP

3. TCP

7. ARP

4. UDP

8. DHCP

Arquitetura TCP/IP

Definição:

A arquitetura TCP/IP é um conjunto de protocolos que define como os dados são transmitidos em redes de computadores, como a internet.

9. Suporte a Vários Protocolos de Aplicação

Características:

1. Modelo em Camadas

2. Confiabilidade

5. Escalabilidade

6. Roteamento Eficiente

3. Conexão e sem conexão

7. Protocolo Aberto

4. Independência de Hardware

8. Endereçamento IP

Definição de Domain Name System:

O DNS é um sistema que faz a converção de nomes de domínio em endereços IP, permitindo que os computadores se comuniquem na Internet. Facilita o acesso a sites sem a necessidade de memorizar endereços numéricos.

Conceito de DHCP:

O DHCP é um protocolo que trata da atribuição automaticamente de endereços de IP e outras configurações de rede a dispositivos em uma rede, assim permitindo a comunicação sem configuração manual.

Definição de Domain Name Sistema:

O DNS é um sistema que faz a converção de nomes de domínio em endereços IP, permitindo que os computadores se comuniquem na Internet. Facilita o acesso a sites sem a necessidade de memorizar endereços numéricos.

Evolução da arquitetura Cliente/Servidor

01

Monolítica

Anos 60/70

Eram sistemas centralizados onde todo o processamento era feito através de grandes computadores centrais, com terminais que apenas exibiam informações.

02

Arquitetura Cliente/Servidor Tradicional

Anos 80/90

Introdução do modelo de 2 camadas, onde o cliente fazia parte do processamento e o servidor cuidava dos dados.

03

Cliente/Servidor de 3 camadas

Anos 90

Com a introdução do modelo de 3 camadas houve um aumento na flexibilidade separando a lógica de negócios em um servidor intermediário.

04

Arquitetura Web

Anos 2000

Com o crescimento da internet, a arquitetura começou a utilizar browsers como clientes e servidores web para tratar da requisições, popularizando o model n-tier(n camadas).

05

Computação em Nuvem

Atualmente

Atualmente, a arquitetura Cliente/Servidor evoluiu para a nuvem, onde os servidores e serviços são distribuídos em data centers, assim oferecendo mais escalabilidade, alta disponibilidade e acesso global.

Arquitetura SOA

A arquitetura SOA(Service-Oriented Architecture) organiza sistemas em serviços independentes e modulares que se comunicam através da rede, assim permitindo reutilização, flexibilidade e fácil integração entre aplicações.

Definição:

Características:

1. Modularidade

2. Interoperabilidade

5. Escalidade

6. Flexibilidade

3. Reutilização

7. Base em Padrões

4. Acomplamento Fraco

Esquema arquitetura Cliente/Servidor

Neste esquema apesar de simples pode explicar perfeitamente o funcionamento da arquitetura Cliente/Servidor como pode ser observado temos os clientes que conseguem asseder ao servidor através da Internet, cada um dos clientes quando quer aceder a um serviço é enviada um requisição ao servidor pela Internet, quando recebida pelo servidor essa requisição é processada e é enviada uma resposta de volta para o cliente que fez o pedido, quando recebida a resposta dada pelo servidor é exibida a informação solicitada.

Servidor

Envia uma resposta para as solicitações feitas pelo cliente oferecendo recursos, processamento ou dados que o cliente está pedindo.

Cliente

Normalmente é quem pede solicitações para de serviços ao servidor. Pode ser um computador, dispositivo móvel ou software que utiliza os recursos disponibilizados pelo servidor.