Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Orações subordinadas e coordenadas
alexandre
Created on September 18, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Orações coordenadas e subordinadas
e as subdivisões
Start
a subordinada depende da subordinante
As orações subordinadas têm esse nome porque uma está subordinada á outra, a subordinada depende da subordinante porque sem ela a frase não faria sentido, têm uma relação sintática. as orações subordinadas têm 3 classes: as substantivas; as adjetivas; e as adverbiais. as orações subordinadas substantivas podem ser relativas ou completivas, as completivas desempenham a função sintática de complemento direto á relação à oração subordinante
As orações subordinadas adjetivas têm duas subdivisões: restritivas, explicativas.As orações subordinadas adjetivas restritivas começam com o pronome relativo "que" e faz a função sintática de modificador restritivo do nome, que restringe a informação sobre a frase seguinte Exemplo: As pessoas que já acabaram, podem sair. Somente as pessoas que já acabaram. As explicativas têm a função de explicar a oração, adicionar pormenores, e não de restringir a frase. Exemplo: A maçã, que já está lavada, está no frigorifico. que já está lavada é uma informação extra, mesmo se ela não estivesse lá a frase faria sentido, e esta é sempre separada por vírgulas.
after reading click here
- A temporal: Fala sobre o tempo na oração exemplo: Quando acabar o trabalho, vou para casa. - A condicional: expressa a condição sobre a subordinante Exemplo: Se aspirares a casa, deixo te ir acampares com os teus amigos. - A comparativa: há uma comparação entre a oração subordinada e a subordinante Exemplo: Fazes isto como um profissional!
orações subordinadas adverbiais
As orações subordinadas adverbiais têm 7 diferentes tipos:- A concessiva: a subordinada expressa contraste sobre a subordinante Exemplo: -A consecutiva: expressa a consequência sobre a oração subordinante Exemplo: Como comi tanto no prato principal, acabei por não comer a sobremesa. - A final: traz uma finalidade á oração subordinante Exemplo: Vou ao ginásio, para ganhar forma. - A causal: há uma causa ou explicação na oração subordinada sobre a subordinante Exemplo: Estou com muita fome porque acabei de fazer desporto
Next
Orações coordenadas
Quando juntamos orações que são independentes uma da outra chama-se processo de coordenação, não há relação sintática entre elas. Exemplo: O Lourenço estava com sede, então foi buscar água. 1 oração: O Lourenço estava com sede 2 oração: Foi buscar água A conjunção "então" nesta frase dá uma ideia de conclusão, e as duas orações estão conectadas e complementam o sentido uma da outra.
Fim
Summary
Resumindo, existem orações subordinadas e coordenadas, dentro das subordinadas há 3 classes, e dentro dessas 3 ainda outras subclasses, nas orações subordinadas a subordinada depende da subordinante e nas coordenadas elas não dependem uma da outra.