Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Geografia C - subtema 1.1
Sara Almeida
Created on September 17, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
1.1. A globalização e o sistema mundo
TEMA I: Um MUNDO POLICÊNTRICO
GEOGRAFIA C - 12.º anoProf. Sara Almeida
Ficha formativa n.º1
O António dormiu toda a noite numa almofada de algodão (Made in Egypt). Acordou bastante cedo com o toque estridente do seu despertador (Made in Japan). Fez a barba com a sua máquina elétrica (Made in China) e tomou um duche rápido com o seu gel de banho preferido (Made in France). Passou rapidamente pela cozinha, ligou a máquina de café (Made in Czechia) e bebeu um café (importado da Colômbia). Vestiu uma camisa verde (Made in Sri Lanka), umas calças de ganga (Made in Singapore) e colocou o seu relógio (Made in Switzerland). Depois de preparar as suas torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto dinheiro é que poderia gastar nesse dia. Consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand) para ver as ofertas de emprego.
A HISTÓRIA DO ANTÓNIO
Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumo de laranja (produced in Israel), entrou no carro (Made in Sweden) e saiu de casa à procura de emprego. Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland) e, após comer uma pizza (Made in Italy), o António regressou a casa e decidiu relaxar por uns instantes. Calçou os seus chinelos (Made in Brazil), sentou-se no sofá (Made in Denmark), serviu-se de um copo de vinho (produced in Chile), ligou a TV (Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL ...
A HISTÓRIA DO ANTÓNIO
UM MUNDO DE PEÇAS
A globalização em 1 minuto
GLOBALIZAÇÃOFluxo crescente de _______________ , _______________ , _________________ , ____________ e _____________________ à escala ____________________ .Difusão a todo o planeta de modelos ___________________ , _____________ , _____________________ e ________________________, de forte inspiração _______________________ baseados numa economia de _____________ e num modelo político e social de tipo ________________ .
O reforço da globalização
A notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1865, demorou treze dias a cruz o Atlântico e a chegar à Europa. A queda da bolsa de valores de Hong-Kong, em 1997, demorou treze segundos para cair como um raio sobre São Paulo e Tóquio, Nova Iorque e Telavive, Buenos Aires e Frankfurt. O 11 de setembro de 2001 foi transmitido quase instantaneamente em direto a todo o mundo.
Intensificação e amplitude do processo de globalização
MUNDO BIPOLAR
Mundo estruturado em torno de dois centros/polos de poder.
MUNDO UNIPOLAR
Mundo estruturado em torno de um único centro/polo de poder.
MUNDOMULTIPOLAR ou POLICÊNTRICO
Mundo estruturado em torno de vários centros/polos de poder.
O século XX testemunhou transformações profundas no sistema internacional, moldando o cenário geopolítico e as relações entre as nações.
A GUERRA FRIA E A POLÍTICA DE BLOCOS
ascensão do mundo policêntrico
unipolaridadeamericana
FRAGMENTAÇÃO DA URSS
QUEDA DO MURO DE BERLIM
1947-1991
GUERRA FRIA
1989
1991
O papel das ETN
A intensificação da globalização:
Desenvolvimento dos transportes
Revolução das TIC e acesso livre à internet (Aldeia global)
Crescente liberalização dos mercados
Crescente integração económica (UE, ASEAN, etc)
Índice de Globalização
Índice de Globalização
AMBIENTAL
DEMOGRÁFICA E CULTURAL
SOCIAL E POLÍTICA
ECONÓMICA
DIMENSÕES DA GLOBALIZAÇÃO
A globalização é um fenómeno multidimensional
ATIVIDADES1 - Diário de aprendizagem 2 - Trabalho prático 3 - Apresentação oral
ATIVIDADES A - pág. 16 (1.2 e 1.3) B - pág. 21 (1 e 2) C - pág. 23 (1 e 2) D - pág. 26 (1 a 4) E - pág. 27
Somos todos nós!PESSOASIndivíduos
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO
A globalização é um processo multidimensional moldando a vida social, cultural, económica e política de inúmeras maneiras. Os atores da globalização são as entidades que desempenham um papel ativo nesse processo, impulsionando, moldando e sendo moldados pelas suas dinâmicas complexas.
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO:Países e Estados
- Unidades políticas e geográficas que interagem em um sistema globalizado.
- Papel heterogéneo, variando de acordo com o seu poder económico, influência política e posição geográfica.
- Países desenvolvidos versus Países em desenvolvimento
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO:Países e Estados
- Países desenvolvidos, com economias fortes e instituições internacionais robustas, exercem maior influência no cenário global.
- Países em desenvolvimento, com economias emergentes e dinâmicas, também estão cada vez mais presentes e ativos a nível internacional, desafiando as estruturas de poder existentes e moldando a ordem mundial em constante transformação.
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO:Empresas Transnacionais
- São grandes corporações que operam em vários países, além de seu país de origem.
- Desempenham um papel fundamental na globalização, impulsionando o comércio internacional, a produção globalizada e a integração económica entre países.
- As transnacionais possuem recursos, tecnologia e capital, o que lhes permite atuar em escala global, produzindo e vendendo bens e serviços em diferentes mercados.
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO:Empresas Transnacionais
- A atuação global das empresas transnacionais influencia a economia, a cultura e a vida social de diversos países, contribuindo para a difusão de ideias, tecnologias e padrões de consumo.
- Papel fundamental na difusão de informações, ideias e culturas em todo o mundo.
- Contribuem para a formação de uma cultura global, promovendo a interação entre diferentes culturas e influenciando a perceção pública de eventos e questões globais.
- Agentes de mobilização social, permitindo que pessoas de diferentes partes do mundo se conectem e expressem suas opiniões sobre questões globais.
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO:Media
- Fundamentais na governação global, estabelecendo regras e normas para a interação entre países, empresas e indivíduos.
- Coordenam a ação internacional, promovendo o diálogo e a cooperação global.
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO:Instituições internacionais
- Organizações independentes do) governo, frequentemente focadas em causas sociais, ambientais ou humanitárias.
- Atuam em diferentes áreas, promovendo direitos humanos, protegendo o meio ambiente, combatendo a pobreza e respondendo a crises humanitárias.
- Papel importante na mobilização da sociedade civil, sensibilizando a opinião pública sobre questões globais e pressionando os governos para ações concretas.
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO:Organizações não governamentais (ONG)
Exemplos: Nova Iorque, Tóquio, São Francisco, Londres, Paris...
- São centros urbanos que desempenham um papel central na economia global, na cultura e na tecnologia.
- São importantes nós na rede global, conectando pessoas, empresas e ideias de diferentes partes do mundo.
- São centros de poder e influência, atraindo investimentos, talentos, inovação, cultura, fluxos de capital, sedes de empresas transnacionais, universidades de renome, instituições financeiras internacionais, com uma população diversa e multicultural.
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO:Cidades Globais
Todos nós, indíviduos, somos atores no processo de globalização. Participamos neste processo, de forma mais ativa ou mais passiva, enquanto consumidores, trabalhadores, agentes culturais, educadores e agentes de mudança social.
Ficha de consolidação n.º 1 - Atores da globalizaçãoManual escolar - Atividade G - pág. 33
ATORES DA GLOBALIZAÇÃO:Indíviduos
Os acontecimentos em Seattle ganharam importância histórica como o marco inicial do movimento ANTIGLOBALIZAÇÃO e dos defensores da GLOBALIZAÇÃO ALTERNATIVA ou alterglobalização.
A BATALHA DE SEATTLE
REALIZADOR: Stuart Townsend INTÉRPRETES: Charlize Teron, Ray Liotta, Martin Henderson… DURAÇÃO APROX.: 100min, EUA, 2007
A BATALHA DE SEATTLE
O que tinha começado como um protesto tranquilo, reivindicando o fim das conferências da OMC, transformou-se rapidamente num motim obrigando que se proclamasse estado de sítio, desembocando na adoção de uma postura de combate contra o Departamento de Polícia de Seattle e a Guarda Nacional por parte de uma massa de manifestantes pacíficos desarmados.
Baseado em uma das mais incendiárias revoltas políticas da história, a Batalha de Seattle faz uma análise profunda dos 5 dias que fizeram o mundo estremecer em 1999, quando dezenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas em protesto contra a Organização Mundial de Comercio (OMC).
A BATALHA DE SEATTLE
Apresentado em aula e colocado no Diário de Aprendizagem até ao dia ? de outubro
1. Quais as principais críticas à WTO (OMC) apresentadas no filme? 2. Comenta a frase inicial do filme: A Batalha de Seattle foi uma batalha pelo nosso futuro” 3. Quais as principais conclusões que retiras após a visualização deste filme?
TEXTO DE OPINIÃO
BATALHA DE SEATTLE
MUDANÇAS E OPORTUNIDADES NUM MUNDO GLOBAL:Aspetos positivos da globalização
COOPERAÇÃO
SOCIEDADES MULTICULTURAIS
OPORTUNIDADES DOS PAÍSES MAIS POBRES
CRIAÇÃO DE UM MERCADO GLOBAL
CRESCIMENTO ECONÓMICO
RECESSÕES GLOBAIS
MUDANÇAS E OPORTUNIDADES NUM MUNDO GLOBAL:Aspetos negativos da globalização
DESAPARECIMENTO DE PRÁTICAS CULTURAIS
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
DETERIORAÇÃO DOS DIREITOS LABORAIS
FAVORECIMENTO DAS ETN
AUMENTO DAS DESIGUALDADES ENTRE PAÍSES
glocalização
Bloco Oriental (Comunista)
- Liderado pela URSS;
- Defendia o socialismo, a economia planificada e o controle estatal;
- Agrupava países da Europa Oriental e Ásia, com sistemas políticos autoritários;
- Economia focada na indústria pesada e na agricultura.
DIMENSÃO AMBIENTAL:Palavras Chave: Globalização e ambiente, alterações climáticas, problemas ambientais em países desenvolvidos e países em desenvolvimento, ações globais de mitigação dos problemas ambientais. Manual escolar: pág.25/26
Países como China, Índia e Brasil crescem rapidamente, impulsionando o crescimento global e desafiando a ordem geopolítica mundial. Procuram um papel mais ativo nas instituições internacionais e desafiam a hegemonia dos países desenvolvidos.
Países em Desenvolvimento
Países Desenvolvidos
Países como Estados Unidos, Japão e Alemanha dominam o comércio internacional, influenciam as políticas globais e impulsionam a tecnologia. São frequentemente os principais investidores em países em desenvolvimento, moldando as economias globais.
A queda do Muro de Berlim, símbolo da divisão entre o Leste e o Oeste, marcou o início do fim da Guerra Fria. A desintegração do bloco soviético, culminando na dissolução da URSS em 1991, abriu caminho para uma nova ordem mundial.
Bloco Ocidental (Capitalista)
- Liderado pelos EUA;
- Defendia a democracia liberal, a economia de mercado e a liberdade individual;
- Agrupava países da Europa Ocidental, América do Norte e Oceânia;
- Economia industrializada e tecnologia avançada.
GLOBALIZAÇÃOFluxo crescente de pessoas , bens , serviços, capitais e informação à escala global .Difusão a todo o planeta de modelos económicos , políticos , sociais e culturais, de forte inspiração ocidental baseados numa economia de mercado e num modelo político e social de tipo liberal .
As empresas transnacionais são frequentemente criticadas por práticas de trabalho exploratórias, desrespeito ao meio ambiente e evasão fiscal. O poder e a influência das transnacionais levantam questões sobre a sua responsabilidade social e a necessidade de regulamentação global para garantir práticas éticas.
Desafios Éticos
As transnacionais também têm um impacto cultural, difundindo marcas e produtos em diferentes países, o que contribui para a uniformização de padrões de consumo. A presença global das empresas transnacionais também pode contribuir para a difusão de valores e costumes ocidentais em diferentes culturas.
Impacto Cultural
A produção de seus bens e serviços das ETN é feita em diferentes países, beneficiando de mão de obra barata, recursos naturais ou incentivos fiscais. Essa prática contribui para a formação de cadeias globais de produção, com diferentes países especializados em etapas específicas da produção.
Produção Globalizada
DIMENSÃO DEMOGRÁFICA E CULTURAL:Palavras Chave: Mobilidade da população, migrações, multiculturalidade, difusão espacial da cultura, redes sociais e media, massificação cultural, diversidade cultural e monocultura global. Manual escolar: pág.24/25
OBJETIVO:Regular o comércio internacional, reduzir barreiras comerciais e promover o comércio livre.
A Guerra Fria...
- foi um período de tensão geopolítica entre os Estados Unidos e a URSS;
- caracterizou-se por uma bipolaridade ideológica, militar e económica;
- Os dois blocos, liderados por essas superpotências, disputavam a hegemonia global, promovendo alianças e disputas em diversos cenários.
ASCENSÃO DO MUNDO POLICÊNTRICO...
- Vários países disputam a hegemonia americana como a China, o Japão, a Índia, o Brasil, a Federação Russa e a União Europeia, entre outros;
- Estes novos atores globais formam um novo cenário multipolar, com diferentes centros de poder e influências.
OBJETIVO:Manter a paz e a segurança internacionais, promover o desenvolvimento económico e social e proteger os direitos humanos.
DIMENSÃO ECONÓMICA:Palavras Chave: Internacionalização, deslocalização, segmentação da produção, subcontratação, nova DIT, liberalização dos mercados, blocos económicos, globalização financeira, mercado de capitais/mercado financeiro global, investimento direto estrangeiro Manual escolar: pág.17/20
Com o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos emergiram como a única superpotência mundial, consolidando sua hegemonia militar, económica e política. A unipolaridade americana caracterizou-se por um período de influência global americana sem precedentes.
ÍNDICE DE GLOBALIZAÇÃO:
- Indicador composto que mede a globalização (dimensão económica, social e política) dos países.
- Varia entre 1 (menos globalizado) e 100 (mais globalizado).
DIMENSÃO SOCIAL E POLÍTICA:Palavras Chave: Desigualdade social, Índice de gini, organizações supranacionais (ONU, UE, ASEAN, USMCA, MERCOSUL...),regimes políticos (regime democrático/autoritário). Manual escolar: pág.20/23
OBJETIVO:Combater a pobreza, promover o crescimento económico sustentável e reduzir a desigualdade.