Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

CamõesEngenhoeArte-Mode lo

BECRE CAMPOS MELO

Created on September 17, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Learning Unit

Akihabara Learning Unit

Genial learning unit

History Learning Unit

Primary Unit Plan

Vibrant Learning Unit

Art learning unit

Transcript

V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE CAMÕES

MOSTRA DE ATIVIDADES

Escola Secundária Campos Melo

Covilhã

Os 500 anos de Luís de Camões "Quem não sabe arte não na estima" ("Os Lusíadas") No âmbito das comemorações dos 500 anos de Luís de Camões, e na continuidade da celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, os alunos do 12º B e D2 de Artes Visuais apresentaram uma extraordinária galeria de esculturas inspiradas numa das maiores epopeias da humanidade - "Os Lusíadas". Assim, na disciplina de Materiais e Tecnologias, recriaram figuras emblemáticas, com especial destaque para os deuses intervenientes na obra. A mitologia foi o mote, o engenho e a arte os meios para que o resultado final fosse digno de exibição e apreço. O título desta maravilhosa exposição está no verso do poeta que serve de inspiração a todos os amantes das várias manifestações artísticas - "Quem não sabe arte não na estima" ("Os Lusíadas")

Na senda das celebrações dos 500 anos do nascimento do enorme escritor Luís Vaz de Camões, a nossa Escola continua a exaltar o valor do poeta e da sua obra através de interpretações dignas de serem exibidas e apreciadas publicamente. Assim, as turmas do 12º B e D2, de Artes Visuais, avançaram com a apresentação do mundo ao contrário que Camões também nos mostra num sentido pedagógico, não só na epopeia “Os Lusíadas”, mas também na poesia lírica. Numa variada e lindíssima exposição intitulada “O Mundo às Avessas”, a Galeria da ESCM tem o prazer de dar a conhecer verdadeiras obras de arte dos nossos alunos, que os dignificam enquanto estudantes, engrandecem os seus professores e, sem qualquer dúvida, enobrecem Camões.

A Semana da Leitura apresenta: Dançar e Cantar Camões

No segundo dia da Semana da Leitura, os alunos do 8ºB, apoiados pelo seu professor de Português, prepararam uma maravilhosa atividade de leitura de poemas de Luís de Camões. Algumas destas leituras e declamações foram acompanhadas por danças, a cargo de um grupo de bailarinas da turma, que coreografaram a mensagem poética, conciliando diferentes manifestações de arte. Esta partilha foi feita com outros professores que se encontravam na Biblioteca Escolar e com a turma do 10ºA, que se juntou para enaltecer a leitura e o poeta maior da literatura portuguesa. No final, ainda houve espaço para cantar o amor, sentimento tão querido de todos os poetas.

No mês Internacional da Biblioteca Escolar, os nossos alunos das turmas do 11º B e C2 – Artes Visuais – celebraram os 500 anos do grande poeta Luís de Camões com uma extraordinária exposição. A inspiração que esteve na origem das ilustrações foi a poesia lírica do poeta, nos seus diferentes temas e correntes artísticas. Os alunos, acompanhados pelos seus professores de Desenho A, ouviram as palavras de reconhecimento da Senhora Diretora, que os motivam para continuarem a abraçar mais e novos projetos

links para as atividades realizadas

  • https://app.genial.ly/dashboard
  • https://app.genial.ly/dashboard

links para as atividades realizadas

  • https://app.genial.ly/dashboard
  • https://app.genial.ly/dashboard

"CAMÕES, o ANTI-HERÓI"

Biblioteca Municipal Covilhã No dia 22 de janeiro, 70 alunos do ensino secundário tiveram a oportunidade de mergulhar na fascinante e controversa figura de Luís de Camões, numa conversa com o escritor João Morgado. Camões foi herói ou apenas um homem moldado pelas circunstâncias? Entre a glória e o esquecimento, o poeta que deu voz a um império também foi crítico feroz das injustiças do seu tempo. Explorámos as várias faces do escritor, do aventureiro ao ativista social, e questionámos como a história tem moldado a sua imagem ao longo dos séculos. Uma sessão cheia de descobertas, que nos fez olhar para Camões como mais do que um nome nos manuais.