Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
SQL - Structured Query Languge
Diogo Azevedo
Created on September 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Mobile App Dossier
View
Color Shapes Dossier
View
Notes Dossier
View
Futuristic Tech Dossier
View
Crowdfunding Campaign
View
Company Dossier
View
Economy Dossier
Transcript
SQL - Structured Query Languge
Diogo Azevedo n1 12
Indice
O que é o SQL?
01
Quais são as 3 sublinguagens do SQL? Defina cada uma delas, com exemplos.
02
03
Defina o comando SELECT no SQL, apresente 3 exemplos.
Defina o comando SELECT com a clausula WHERE no SQL, apresente 3 exemplos.
04
1- O que é o SQL?
A Linguagem de consulta estruturada (SQL) é uma linguagem de programação para armazenar e processar informações em um base dados relacional. Uma base de dados relacional armazena informações em formato tabular, com linhas e colunas representando diferentes atributos de dados e as várias relações entre os valores dos dados. Você pode usar instruções SQL para armazenar, atualizar, remover, pesquisar e recuperar informações de base dados.
1- O que é o SQL?
A Linguagem de consulta estruturada (SQL) é uma linguagem de programação para armazenar e processar informações em um base dados relacional. Uma base de dados relacional armazena informações em formato tabular, com linhas e colunas representando diferentes atributos de dados e as várias relações entre os valores dos dados. Pode usar instruções SQL para armazenar, atualizar, remover, pesquisar e recuperar informações de base dados.
2- Quais são as 3 sublinguagens do SQL? Defina cada uma delas, com exemplos.
1. DDL (Data Definition Language)Objetivo: Definir e modificar a estrutura dos objetos de base de dados. Principais Comandos: - CREATE: Cria novos objetos (ex: tabelas). - ALTER: Modifica a estrutura de objetos existentes - DROP: Remove objetos do banco de dados
2. DML (Data Manipulation Language) Objetivo: Manipular dados dentro das tabelas. Principais Comandos: - SELECT: Recupera dados. - INSERT: Insere novos registros - UPDATE: Atualiza dados existentes. - DELETE: Remove registros.
3. DCL (Data Control Language)Objetivo: Controlar o acesso aos dados. Principais Comandos: - GRANT: Concede permissões. - REVOKE: Revoga permissões.
3- Defina o comando SELECT no SQL, apresente 3 exemplos.
O comando SELECT no SQL é usado para consultar e recuperar dados de tabelas. Aqui estão os principais pontos: - colunas: Quais colunas você deseja exibir. - tabela: Nome da tabela de onde os dados serão extraídos. - condição: Filtro opcional para selecionar registros específicos. - ORDER BY: Ordena os resultados por uma ou mais colunas.
Exemplos:
- Selecionar Todas as Colunas - Selecionar Colunas Específicas com Filtro - Selecionar e Ordenar Resultados
- Defina o comando SELECT com a clausula WHERE no SQL, apresente 3 exemplos.
O comando SELECT com a cláusula WHERE no SQL é usado para recuperar dados de uma tabela, aplicar condições para filtrar os resultados. A cláusula WHERE permite especificar quais registros devem ser retornados com base em critérios definidos.Estrutura Básica - colunas: Colunas que você deseja exibir. - tabela: Nome da tabela de onde os dados serão extraídos. - condição: Filtro para selecionar registros específicos.
Exemplos:
- Selecionar com Igualdade - Selecionar com Maior que - Selecionar com Intervalo de Datas