Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

2024/25

Filosofia 10º ano

ÍNDICE

iNTRODução

Competências

CALENDARIZAÇÃO

Estratégias

recursos

avaliação

Ferramentas

2024/25

Filosofia 10º ano

Aprendizagens Essenciais

Introdução

A disciplina

Disciplina da componente da formação geral que tem como objetivos desenvolver o pensamento autónomo e crítico, promover a construção de uma cidadania ativa e contribuir para a aquisição das competências do aluno do PASEO.

Duração

pré-requisitos

2024/25

Filosofia 10º ano

Vontade de aprender, atitude crítica colaborativa, respeito pelas ideias dos outros e pelos outros e compromisso com a verdade.

Conteúdos

Filosofia

Lógica informal

Lógica proposicional clássica

o problema da natureza dos juízos morais

2024/25

Filosofia 10º ano

AE: MÓDULO I. ABORDAGEM INTRODUTÓRIA À FILOSOFIA E AO FILOSOFAR O que é a filosofia? Caracterizar a filosofia como uma atividade conceptual crítica. As questões da filosofia Clarificar a natureza dos problemas filosóficos. Recursos: banda desenhada, sínteses explicativas, textos complementares, fichas de trabalho e outros materiais disponíveis na Plataforma do Office - Teams.

AE: O discurso argumentativo e principais tipos de argumentos e falácias informais Clarificar as noções de argumento não-dedutivo, por indução, por analogia e por autoridade. Construir argumentos por indução, por analogia e por autoridade. Identificar, justificando, as falácias informais da generalização precipitada, amostra não representativa, falsa analogia, apelo à autoridade, petição de princípio, falso dilema, falsa relação causal, ad hominem, ad populum, apelo à ignorância, boneco de palha e derrapagem. Aplicar o conhecimento de diferentes falácias formais e não formais na verificação da estrutura e qualidade argumentativas de diferentes formas de comunicação Recursos: textos complementares, sínteses explicativas, fichas de trabalho e outros materiais disponíveis na Plataforma do Office - Teams.

AE: Explicitar em que consistem as conectivas proposicionais de conjunção, disjunção (inclusiva e exclusiva), condicional, bicondicional e negação. Aplicar tabelas de verdade na validação de formas argumentativas. Aplicar as regras de inferência do Modus Ponens, do Modus Tollens, do silogismo hipotético, das Leis de De Morgan, da negação dupla, da contraposição e do silogismo disjuntivo para validar argumentos. Principais falácias formais Identificar e justificar as falácias formais da afirmação do consequente e da negação do antecedente. Recursos: vídeos, sínteses explicativas, fichas de trabalho e outros materiais disponíveis na Plataforma do Office - Teams.

AE: O Problema da natureza dos juízos morais Enunciar o problema da natureza dos juízos morais, justificando a sua relevância filosófica. Caracterizar o conceito de juízo moral enquanto juízo de valor. Clarificar as teses e os argumentos do subjetivismo, do relativismo e do objetivismo enquanto posições filosóficas sobre a natureza dos juízos morais. Discutir criticamente estas posições e respetivos argumentos. Aplicar estas posições na discussão de problemas inerentes às sociedades multiculturais. Recursos: textos complementares, sínteses explicativas, fichas de trabalho e outros materiais disponíveis na Plataforma do Office - Teams.

Conteúdos

O Problema do livre-arbítrio

a ética utilitarista de mill

a ética deontológica de Kant

a teoria da justiça de john rawls

2024/25

Filosofia 10º ano

Determinismo e liberdade na ação humana [Metafísica] Formular o problema do livre-arbítrio, justificando a sua pertinência filosófica. Enunciar as teses do determinismo radical, determinismo moderado e libertismo enquanto respostas ao problema do livre-arbítrio. Discutir criticamente as posições do determinismo radical, do determinismo moderado e do libertismo e respetivos argumentos. Recursos: textos complementares, vídeos, sínteses explicativas, fichas de trabalho e outros materiais disponíveis na Plataforma do Office - Teams.

AE: A ética utilitarista de Mill A intenção e consequências; o princípio da utilidade; A felicidade; prazeres inferiores e prazeres superiores; A inexistência de regras morais absolutas; Críticas à ética de Mill. Recursos: textos complementares, vídeos, sínteses explicativas, fichas de trabalho e outros materiais disponíveis na Plataforma do Office - Teams.

AE: O problema do critério ético da moralidade de uma ação: a ética deontológica de Kant O dever e a lei moral; A boa vontade; Máxima, imperativo hipotético e imperativo categórico; Heteronomia e autonomia da vontade; Agir em conformidade com o dever e agir por dever; Críticas à ética de Kant. Recursos: textos complementares, vídeos, guiões de trabalho, sínteses explicativas, fichas de trabalho e outros materiais disponíveis na Plataforma do Office - Teams.

AE: O problema da organização de uma sociedade justa: a teoria da justiça de John Rawls A posição original e o véu de ignorância; A justiça como equidade; Os princípios da justiça; A regra maximin; o contratualismo e a rejeição do utilitarismo; As críticas comunitarista (Michael Sandel) e libertarista (Robert Nozick) a Rawls. Recursos: textos complementares, guiões de trabalho, sínteses explicativas, fichas de trabalho e outros materiais disponíveis na Plataforma do Office - Teams.

COMPETêNCIAS a desenvolver

1

2

PASEO

específicas da disciplina

  • Linguagens e textos
  • Informação e Comunicação
  • Raciocínio e Resolução de problemas
  • Pensamento crítico e criativo
  • Relacionamento Interpessoal
  • Desenvolvimento pessoal e autonomia
  • Sensibilidade estética e artística

  • Concetualização: identificar, definir e relacionar com clareza e rigor conceitos filosóficos e mobilizá-los na formulação e compreensão de problemas, teses e argumentos filosóficos.
  • Problematização: identificar, formular e relacionar com clareza/rigor problemas filosóficos e justificar a sua pertinência.
  • Argumentação: identificar e formular teses e argumentos filosóficos, aplicando instrumentos operatórios da lógica formal e informal ; comparar e avaliar criticamente teses e argumentos filosóficos; determinar as implicações filosóficas e práticas de uma tese filosófica; assumir posições pessoas com clareza e rigor, mobilizando conhecimentos filosóficos e avaliando testes, argumentos e contra-argumentos.

+info

+info

2024/25

Filosofia 10.º ANO

CALENDARIZAÇÂO

2024/25

Filosofia 10º ano

Estratégias (Entre outras)

Controvérsia Construtiva

A controvérsia construtiva é uma estratégia de aprendizagem cooperativa, adequada às finalidades das aprendizagens essenciais da disciplina de filosofia, ao contribuir para o desenvolvimento de competências argumentativas. Objetivo: Preparar os/as alunos/as para pesquisarem sobre um tema/problema, conhecerem factos sobre o mesmo, avaliarem criticamente argumentos a favor e contra e defenderem a sua tese de forma lógica.

Jigsaw

Estratégias de aprendizagem que vamos utilizar: - Jigsaw (aprendizagem cooperativa) - Controvérsia construtiva - outras.

pesquisa guiada

Estratégia de investigação de um tema/problema. Estratégia de aprendizagem pela pesquisa de um tema/problema com orientação da professora. A investigação é guiada por um modelo com as seguintes etapas: - Explorar a questão inicial - Identificar fontes credíveis - Recolha da informação - Análise da informação recolhida - Organização de sínteses - Apresentação e partilha do que aprenderam - Avaliação

Debates

Atividade a organizar em sala de aula e com recurso a ferramentas digitais: https://www.kialo-edu.com/ Kialo Edu - The tool to teach critical thinking and rational debateKialo is a free tool used by educators world-wide to teach critical thinking, facilitate rational classroom debate and explain controversial...KialoAs atividades de debate na sala de aula serão estruturadas de acordo com os objetivos da atividade. Teremos debates em grande grupo, em grupos reduzidos, estruturados e menos estruturados.

mapas concetuais e Mapas de argumentos

Os mapas concetuais e os mapas de argumentos serão construídos com recurso a ferramentas digitais. https://www.mindmup.com MindMupFree online mind mapping. The most productive online mind map canvas on the Web. Supports Freemind mindmap import/export. Easy mindmapping...MindMuphttps://www.kialo-edu.com/pt Kialo Edu: A ferramenta gratuita ideal para debates ponderados e inclusivos na escolaA ferramenta gratuita para discussões e debates mais produtivos nas escolas. Aumente a participação e promova o pensamento crítico, ouvindo todos...Kialo Canva Genially

Visionamento de vídeos

Análise de vídeos selecionados em função dos objetivos.

Análise e interpretação de Textos

Iniciar às competências de análise e interpretação de textos:

  1. - Analisar a problemática sobre a qual um texto toma posição, identificando o tema/problema, a(s) tese(s) que defende ou a(s) resposta(s) que dá, as teses ou respostas que contraria ou as teses ou respostas que explicitamente refuta.
  2. - Analisar a conceptualidade sobre a qual assenta um texto, identificando os termos ou conceitos nucleares do texto, explicitando o seu significado e as suas articulações.
  3. - Analisar a estrutura lógico-argumentativa de um texto, pesquisando os argumentos, dando conta do percurso argumentativo, explorando possíveis objecções e refutações.
  4. - Confrontar as teses e a argumentação de um texto com teses e argumentos alternativos.
  5. - Assumir posição pessoal relativamente às teses e aos argumentos em confronto.

2024/25

Filosofia 10º ano

Estratégia de aprendizagem pela pesquisa de um tema/problema com orientação da professora. A investigação é guiada por um modelo com as seguintes etapas: - Explorar a questão inicial, identificar fontes credíveis, reformular a questão - Recolha da informação. Análise da informação recolhida, organização de sínteses - Apresentação e partilha do que aprenderam - Avaliação

RECURSOS

BIBLIOGRAFiA

DICIONÁRIO DE FILOSOFIA

Páginas WEB

Material adicional

atividadesformativas

2024/25

Filosofia 10º ano

  • https://criticanarede.com/dicionario.html

  • https://criticanarede.com/
  • http://duvida-metodica.blogspot.com/
  • http://www.paginasdefilosofia.net/

Por ordem de aprendizagens essenciais:

  • FARIA, Domingos; VERÍSSIMO, Luís (2018). Lógica proposicional e outras ferramentas para o trabalho filosófico. Lisboa: Sebenta Editora
  • Rachels, J. (2009). Problemas da Filosofia. Lisboa: Gradiva
  • BLACKBURN, Simon (2001). Pense: Uma Introdução à Filosofia. Lisboa: Gradiva
  • Warburton, Nigel. (2023). Elementos básicos de Filosofia. Lisboa: Gradiva.

A disponibilizar ao longo do ano letivo. Inclui textos selecionados, sínteses explicativas, guiões das atividades, fichas de trabalho, entre outros.

Avaliação - ???

ponderação

Instrumentos de recolha de informação

Testes sumativosEnsaio filosóficoApresentações multimodaisDebatesGrelha de ObservaçãoOutras produções: mapas de conceitos; mapas de argumentos; glossários; posters; infográficos, etc.

2024/25

Filosofia 10º ano

Info

Calendarização

1 Semestre

2024/25

Filosofia 10º ano

2 Semestre

FERRAMENTAS

2024/25

Filosofia 10º ano

uso de smartphones

Exceções

- Alunos que apresentem muito baixo domínio da língua portuguesa e possam utilizar o smartphone como instrumento de tradução;- Alunos que beneficiem comprovadamente de funcionalidades do smartphone por razões de saúde;- Desenvolvimento de atividades em sala-de-aula ou em visitas de estudo, devidamente enquadradas pelo professor.

2024/25

Filosofia 10º ano

Boas-vindas

Bom Trabalho

2024/25

Filosofia 10º ano

Técnicas de avaliação formativa: Ponto Enlameado Cantos KWL

3 tempos de 50 minutos

Tempos