Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

EMRC - 7ºAno

Prof. Luís Gonçalves

UL1 - As Origens

Durante esta Unidade Letiva iremos discutir as seguintes questões:

Questões

  • As origens na perspetiva científica.
  • O sentido das origens.
  • As origens na perpetiva bíblica.
  • A criação noutras tradições religiosas.
  • Religião e ciência.
  • Criação: um acontecimento inacabado.
  • Um olhar de esperança.

Quando escutas a palavra "ORIGENS", qual é a primeira palavra (ideia) que te surge no pensamento?

Preocupados em encontrar respostas satisfatórias para o quando e o como do princípio do universo e da vida, os astrónomos levam-nos a percorrer urna viagem ao passado das galáxias e das estrelas... Dos estudos realizados surge, então, a descoberta do universo em expansão.

01. As Origens na perspetiva científica

Big-Bang

+ Info

Teoria cosmológica segundo a qual o universo, no seu estado inicial, se encontrava sob forma extraordinariamente condensada, o que originou uma violenta explosão. Esta hipótese foi proposta pelo abade Lemaitre, em 1926, e retomada mais tarde por George Gamow. A expressão inglesa Big-Bang (grande explosão) foi inventada e primeiramente utilizada pelo astrónomo inglês Fred Hoyle.

Desde sempre, cada pessoa, levantou questões fundamentais que estruturam a existência humana.

O Sentido das Origens

Perante as respostas da ciência, pergunta:

+ Terra Viva

Será que o universo e o ser humano surgiram por acaso?Tudo o que existe tem algum sentido ou, pelo contrário, tudo é resultado de um processo casual ou mesmo absurdo?A história da evolução está direcionada para um fim? Qual?

Relatos Bíblicos
Géneros Literários

As Origens na perspetiva bíblica

Uma leitura dos textos bíblicos da criação não pode ser uma leitura superficial. É preciso saber distinguir o significado literal do significado simbólico das frases e dos textos, de acordo com o género literário em que foram escritos.As palavras dizem muito mais do que o seu sentido denotativo, assumem outros sentidos chamados conotativos. Também a história de Adão e Eva deve ser lida no seu contexto simbólico.Os textos bíblicos procuram interpretar a realidade de maneira religiosa, ou seja, estabelecendo a relação ente Deus e o mundo. Pretende exprimir o que não é facilmente entendível pela razão. Não pretende a intenção do discurso científico.

Elementos Simbólicos

Elementos Simbólicos

+ ppt

Estes textos expressam a fé de um povo num Deus bom que tudo criou e que tudo é (muito) BOM. O homem e a mulher são criados por Deus para serem felizes. Quiz de escolha múltipla com o Plickers

As narrativas bíblicas não tem valor historiográfico, nem nunca pretenderam ser uma exposição dos factos tal qual se passaram.

Religião e ciência

+ Info

Não tendo valor historiográfico, estas narrativas comunicam-nos, no entanto, uma verdade profunda acerca das coisas e das pessoas, de Deus e da história. O homem e a mulher são criados por Deus para serem felizes. Seria descabido tomar as narrativas da origem do homem e da mulher como se as coisas se tivessem passado assim.

Atualmente, falar de criação e ecologia é uma atitude necessária e urgente. Necessária porque as evidências de um mundo ameaçado estão aí, são vistas, ouvidas e sentidas. Urgente porque habitamos todos a mesma casa em ruínas, que ameaça cair sobre a humanidade.

Criação e Ecologia

Na verdade, a criação não é um facto acabado, Deus continua a criar. Mas nesta ação criadora, as próprias criaturas cooperam com o Criador.

Criação: um acontecimento inacabado

Pensar na relação entre criação e ecologia é como cada pessoa ser convidada a olhar para si, refletir e analisar aquilo que tem feito, em função da beleza e equilíbrio da casa que é o mundo onde vive. Face ao progresso descontrolado, podemos dizer que vivemos num tempo em que a criação está fortemente ameaçada e essa crise manifesta-se em diferentes aspetos.

Perante estas crises, o desafio não é refugiar-se no medo ou entregar-se à indiferença. O desafio que nos deve encorajar é “dominar”, de forma inteligente e responsável, todas as realidades naturais, o que implica tomar consciência de que a pessoa humana é a criatura por excelência, mas não é a única e, como tal, deve aprender a respeitar a “casa” onde vive.

Qual o teu papel na criação?

Pela vossa atenção....

Obrigado...

Quando a última árvore tiver caído,Quando o último rio tiver secado,Quando o último peixe for pescado,As pessoas vão entender que o dinheiro não se come.Greenpeace

As narrativas bíblicas não querem ensinar Física ou Astronomia. O seu objetivo é expressar a fé num Deus bom que tudo criou. Trata-se de textos com uma mensagem religiosa sobre Deus e sobre a humanidade: Deus interveio com paternal cuidado na formação do homem e da mulher, feitos um para o outro e reflexo da sua glória, pois criados à sua imagem e semelhança. Deus é a origem de todas as coisas; é ele que cria e é ele que mantém a existência toda a criação; e toda a criação divina é boa: Deus viu que era bom.

Teoria da evolução

Nenhuma das espécies que vive hoje na terra teve sempre o mesmo aspeto que apresenta atualmente. Ao longo do tempo foi assumindo caracteres próprios e diferenciando-se das outras espécies. Este facto é a base da teoria da evolução, formulada por Charles Darwin em 1859. Segundo esta teoria, os indivíduos diferenciam-se uns dos outros adquirindo características que os tornam mais ou menos aptos a viver no seu ambiente. Apenas os mais capazes sobrevivem e se reproduzem, transmitindo essas características aos seus descendentes. Através deste mecanismo de seleção natural as espécies evoluíram e diferenciaram-se umas das outras.

Ciência ou Religião?

Em boa verdade, devemos substituir a conjunção “ou” pela conjunção “e”, e em vez do ponto de interrogação devemos colocar apenas um ponto final – Bíblia e Ciência.

Ciência e Bíblia apresentam discursos diferentes, mas não se contradizem; pelo contrário, complementam-se. Uma diz quando e como (Big Bang, Evolucionismo), outra diz porquê e para quê (Deus quis criar-nos porque nos ama e para sermos felizes). Os métodos da ciência são diferentes dos métodos usados pelo discurso ético e religioso.

Religião e Ciência são imprescindivelmente complementares.

A série "Era uma vez o homem" foi criada e realizada por Albert Barillé nos estúdios Procidis em 1978. "Era uma vez o homem" conta a história do Homem, as origens da vida. A acção está centrada na vida familiar, de episódio em episódio, encontramos os mesmos personagens a braços com os problemas do seu tempo. Esta notável série contribuiu essencialmente para várias gerações de espectadores terem uma paixão pela história da humanidade, através das aventuras de Pedrito e os seus muitos descendentes.