KIT EE
Anabela Mourão
Created on September 6, 2024
More creations to inspire you
ANCIENT EGYPT
Learning unit
MONSTERS COMIC "SHARING IS CARING"
Learning unit
PARTS OF THE ANIMAL CELL
Learning unit
PARTS OF THE PLANT CELL
Learning unit
PARTS OF A PROKARYOTIC CELL
Learning unit
Transcript
Pais e Encarregados de Educação
Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto
KIT de acolhimento
Começar
índice
Participação nos órgãos e atividades escolares
Calendário Escolar
Mensagem do Diretor
Assiduidade
Cartão magnético
INOVAR / SIGE
Documentos e regulamentos
Sucesso escolar
Sejam muito bem-vindos à nossa comunidade educativa e a mais um ano letivo!
Tu és. Todos somos. Juntos fazemos.
Caros Pais e Encarregados de Educação,É com grande satisfação que vos dou as boas-vindas ao novo ano letivo. O início de mais um ciclo escolar é sempre um momento especial, repleto de expectativas e desafios, tanto para os nossos alunos como para toda a comunidade educativa.No nosso agrupamento, acreditamos que o sucesso dos nossos alunos é um objetivo partilhado por todos nós. Sabemos que a educação vai muito além das salas de aula, e o vosso papel enquanto pais e encarregados de educação é fundamental para o desenvolvimento harmonioso e integral dos vossos filhos.Neste sentido, quero reforçar a importância de uma comunicação aberta e colaborativa entre a escola e as famílias. Contem com a nossa total disponibilidade para vos apoiar e orientar ao longo deste percurso. Juntos, podemos criar um ambiente de aprendizagem positivo e estimulante, onde cada aluno possa crescer e alcançar o seu pleno potencial.Desejo a todos um ano letivo repleto de conquistas, aprendizagens e, acima de tudo, de muita cooperação e compreensão mútua.
Mensagem do Diretor
Despacho n.º 8368/2024
O Despacho n.º 8368/2024 estabelece o calendário escolar relativo ao ano letivo de 2024-2025.No AECB as aulas terão início no dia 16 de setembro.
+ info
Calendário Escolar
Provas eexames
2024/2025
participação nos órgãos e atividades escolares
A participação de Pais e Encarregados de Educação na vida da escola é um direito e um dever
Enfatizamos a importância da participação ativa dos pais nas estruturas escolares, como associações de pais, conselhos pedagógicos e conselhos gerais. As reuniões periódicas com estrutras como as Associações de Pais são convocadas para a discussão de assuntos de relevo para a vida escolar dos alunos do AECB. A sua participação é crucial.
A equipa Voz da Comunidade do TEAMS pretende ser um veículo de troca de informações entre a comunidade escolar e o agrupamento.
Representantes de EEs
+ info
Reuniões de Pais / EEs
A importância do Representante de Pais / Encarregados de Educaçãoi da Turma
É um elemento muito importante no apoio prestado aos pais, alunos e professores.
Reuniões de Pais / Encarregados de Educação
Voz da Comunidade
É neste espaço que se procede à organização e ao acompanhamento das atividades a desenvolver com os alunos e é onde a articulação entre a escola e as famílias é assegurada:
É uma equipa criada no TEAMS à qual têm acesso todos os representantes dos Pais / EEs das diversas turmas, bem como os representantes das Associações de Pais / EEs
+ info
+ info
+ info
Brevemente serão disponibilizadas as credenciais de acesso a esta equipa. Aqui poderão manter-se ao corrente de informações relativas e procedimentos, resultados de avaliação, divulgação de eventos, convocatórias para reuniões, entre outros. Toda a informação recolhida neste espaço deverá ser comunicada aos restantes Pais/EEs da turma.
Representatividade
Acesso à plataforma UNICARD SIGE
- Link direto - https://agrcbt.unicard.pt/
- Através do site do AECB - https://agrcbt.pt/
1
Funções Os alunos devem passar o Cartão Eletrónico ao entrar na escola de forma a ter acesso aos vários serviços e este servirá para registar a entrada e saída da escola, almoçar no Refeitório, adquirir produtos no Bar dos Alunos e na Papelaria/Reprografia, bem como efetuar pagamentos relativos a custos relacionados com Visitas de Estudo
2
CarregamentosPodem ser efetuados carregamentos nos Quiosques distribuídos pelas diversas escolas ou por Multibanco, Cartão de Crédito (Visa e MasterCard), Meo Wallet e MB Way
3
Subsídio para aquisição de material escolar O valor do subsídio atribuído para aquisição de material escolar será carregado no cartão, devendo ser usado exclusivamente para este efeito, sendo que o material escolar deverá ser adquirido nas papelarias existentes nas diversas escolas.
4
Informações
Cartão magnético
ObservaçõesO primeiro cartão é grátis. O pedido de uma segunda via do cartão, terá um custo unitário de 5€. Relembramos ainda quer os alunos devem trazer apenas o dinheiro e os materiais necessários para a escola e ter o máximo cuidado com eles, pois são responsáveis por eles.
5
Estabeleça expectativas e objetivos elevados, mas realistas e razoáveiS
Avaliação
Formas de apoiar o seu educando
Estudo em casa
Acompanhar
+
+
+
+
+
+
+
+
+
Participe sempre nas reuniões de pais/EEs e nas reuniões das associações de pais
Reuna com o PT/DT regularmente, mesmo sem ser convocado
Incentive o estudo diário
Fomente a leitura
Legislação
Informações
Critérios de avaliação
Planos Curriculares
Ensino Secundário
Ensino Básico
Sucesso Escolar
O apoio e a orientação dos Pais são fundamentais para o sucesso escolar dos filhos, mesmo à medida que as crianças e os jovens crescem e se tornam progressivamente mais independentes.
Site "Estudo em Casa" RTP
Para recomendações para leituras por ano de escolaridade pode aceder ao site: PORTO EDITORA
O Inovar Consulta é o portal onde o aluno e o encarregado de educação podem consultar informações sobre a atividade escolar, avaliações, testes e outros instrumentos de avaliação e iniciar processo de justificação de faltas, entre outros, utilizando qualquer tipo de dispositivo informático com ligação à Internet. Reforçamos a importância da sua consulta periódica.
Faça o carregamento da sua conta comodamente, de forma eficaz e segura através da nova funcionalidade disponível 24/7 através de um simples clique. Poderá optar por utilizar a rede Multibanco, Cartão de Crédito (Visa e MasterCard), Meo Wallet e MB Way. A adesão ao serviço de carregamento é completamente gratuita.
Portal SIGE
+ info
inovar consulta
Almoços
Documentos e Regulamentos
Projeto Educativo
Regulamento Interno
Política de segurança digital
Plano Anual de Atividades
Critérios de Avaliação
Projeto Acolher
Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola
Assiduidade
Regulamentos
Justificação de faltas
Casos especiais
+ info
O dever de assiduidade implica a presença e a pontualidade do aluno na sala de aula e noutros locais onde se desenvolva o trabalho escolar, munido do material didático ou equipamento necessários, de acordo com as orientações dos professores, bem como uma atitude de empenho intelectual e comportamental adequada, em função da sua idade, ao processo de ensino; no caso do pré-escolar, a criança fica sujeita ao regime de assiduidade após a sua inscrição. Para além do Estatuto do Aluno e Ética Escolar, o Encarregado de Educação deverá conhecer ainda as normas estipuladas no Regulamento Interno do AECB.
Justificação de Faltas
A justificação das faltas exige um pedido escrito, apresentado pelos pais ou encarregados de educação ou, quando maior de idade, pelo próprio, ao Diretor de Turma, com indicação do dia e da atividade letiva em que a falta ocorreu, referenciando os motivos justificativos da mesma na caderneta digital, tratando-se de aluno do ensino básico, ou em impresso próprio, adquirido na reprografia da escola, tratando-se de aluno do ensino secundário e dos Cursos Profissionais.O Diretor de Turma pode solicitar aos pais ou encarregado de educação, ou ao aluno maior de idade, os comprovativos adicionais que entenda necessários à justificação da falta, devendo, igualmente, qualquer entidade que para esse efeito for contactada, contribuir para o correto apuramento dos factos.
Estatuto do Aluno
Não aceitação da justificação
Aceitação da justificação
Assiduidade
+
+
+
Casos especiais
Excesso grave de faltas
Dispensa da atividade física: O aluno pode ser dispensado temporariamen-te das atividades de educação física ou desporto escolar por razões de saúde, devidamente comprovadas por atestado médico,
1
2
3
4
Questões disciplinares: A falta será sempre considerada injustificada quando tenha tido origem na ordem de saída da sala de aula por questões disciplinares.
+
+
Faltas de material e pontiualidade: Estas faltas podem ser convertidas em faltas de presença se não se cumprir estabelecido no Regulamento Interno.
Faltas a momentos formais de avaliação: são faltas dadas a momentos de avaliação escrita, oral e prática, previamente calen-darizados pelo professor com a turma.
+
+
1. Em cada ano letivo as faltas injustificadas não podem exceder o dobro do número de tempos letivos semanais por disciplina.2. Quando for atingido metade dos limites de faltas previstos nos números anteriores, os pais ou EEs ou o aluno de maior de idade são convocados, pelo meio mais expedito, pelo Diretor de Turma.3. Caso se revele impraticável o referido nos números anteriores, por motivos não imputáveis à escola, e sempre que a gravidade da situação o justifique, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens deve serinformada do excesso de faltas do aluno menor de idade, assim como dos procedimentos e diligências até então adotados pela escola e pelos pais ou encarregados de educação, procurando em conjuntosoluções para ultrapassar a sua falta de assiduidade.
+ info
Em todas as atividades e apoios de complemento educativo definidos pelo Agrupamento, as faltas injustificadas não podem exceder o dobro do número de tempos letivos estipulados por semana para cada atividade, conduzindo à sua exclusão.
É um dos professores da turma, nomeado pela Direção, e que:
- Conhecerá melhor os seus problemas, bem como o de cada aluno;
- Apoiará mais diretamente os alunos;
- Fará a ligação entre a Escola e a Família;
O Educador / Professor Titular / Diretor de Turma
- Representar os Pais e EE da respetiva turma, não devendo assumir qualquer posição de carácter individual ou pessoal.
- Agilizar a comunicação entre o Diretor de Turma e os restantes Pais e EE relativamente a assuntos comuns a todos ou à maioria dos alunos da turma.
- Ser elemento de ligação entre os Pais e EE da turma e a Associação de Pais da Escola.
No âmbito das suas funções deve:
Funções
O Regulamento Interno do AECB constitui um instrumento oficial de carácter prescritivo e normativo, abrangendo a ação de todos os participantes e visando ordenar a vida social no interior da organização.
Os direitos e deveres dos Pais / Encarregados de Educação encontram-se explanados no Regulamento Interno do RI acessível através do link:
- Em caso de não aceitação da justificação apresentada, os encarregados de educação serão informados pelo professor titular de turma/diretor de turma, via caderneta do aluno ou outro meio expedito, no prazo máximo de cinco dias úteis após entrega da justificação.
Não aceitação da justificação
3. Quando o aluno comparece três vezes (consecutivas ou interpoladas) na sala de aula sem o material didático e/ou outro equipamento indispensáveis, esta terceira falta converte-se numa falta de presença, injustificável, devendo cada departamento definir no início de cada ano letivo a lista de material de utilização obrigatória disponibilizando esta informação aos alunos, por escrito, da forma mais expedita.4. A falta de material é objeto de registo obrigatório na plataforma de registo de sumários em uso noagrupamento, contando uma por aula da disciplina em dias diferentes.
Regulamento Interno
Artigo 143.º
7. É considerada falta de pontualidade o não cumprimento da hora de início da aula por parte do aluno,considerando-se que esta se inicia no momento em que o professor entra na sala, sendo esta registadapelo professor na plataforma de registo de sumários em uso.8. As faltas de pontualidade poderão ser justificadas pelo encarregado de educação, pela direção ou poroutro professor quando o aluno tenha estado envolvido em atividades que constem do PAA.9. A reincidência na falta de pontualidade sem justificação na mesma disciplina e período letivo implica,aquando da quarta falta de pontualidade (aulas em dias diferentes), a conversão desta falta depontualidade numa falta de presença injustificada.
- Verifique se seus objetivos são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes
- Divida objetivos maiores em marcos menores
A melhor forma de fazer isto é comunicar ao seu filho que acredita no seu potencial. Negoceie crises de confiança elogiando a persistência e o esforço e lide com as dificuldades enquanto permanece positivo acerca da escola e do desempenho escolar do seu filho.
Expetativas e objetivos
Here you can include a relevant fact to highlight https://aesantossimoes.pt/wp-content/uploads/2023/02/DicasdaPSI-fevereiro.pdf
Here you can include a relevant fact to highlight
11. Se a falta ao momento formal de avaliação estiver devidamente justificada nos termos legalmente previstos no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, acompanhada pela apresentação de documento comprovativo passada por entidade externa, deverá ser agendado um novo momento de avaliação peloprofessor, ou ser realizada uma atividade equivalente.12. A participação em iniciativas incluídas no PAA, coincidentes com momentos de avaliação escrita, oral ou prática, agendados atempadamente pelo professor com a turma, obriga sempre o aluno a comunicar
Regulamento Interno
Artigo 143.º
previamente a situação ao professor da disciplina em que não poderá realizar o momento formal deavaliação para conjuntamente acordarem uma forma de suprir a falta prevista. Em caso de não se chegara acordo, sobreleva-se a necessidade de o aluno estar presente no dia/hora agendado para a avaliação,faltando à atividade externa.13. Constitui exceção ao número anterior, em que, obrigatoriamente, o professor tem de ajustar ocalendário das provas de avaliação, a participação dos alunos em atividades de Desporto Escolar.
Será marcada falta ao aluno que não esteja presente na sala de aula, atividade curricular no momentoem que o professor faz a chamada, salvo à primeira aula do turno da manhã, onde existem dez minutos detolerância (por motivos excecionais).
Faltas
As faltas resultantes da aplicação da ordem de saída da sala de aula, ou de medidas disciplinaressancionatórias, consideram-se faltas injustificadas.
Faltas por motivos disciplinares
A aplicação da medida cautelar de ordem de saída de sala de aula (OSSA) afigura-se sempre como infração de grau 4 ou 5, tem de ter um enquadramento disciplinar e configurar perturbação do ambiente de sala de aula, implicando a marcação de falta disciplinar e o registo de ocorrência para posterior comunicação ao encarregado de educação e para os efeitos disciplinares e de adequação do plano de trabalho individual entendidos como convenientes.
Ordem de saída da sala de aula
- Peça para ver os cadernos do seu filho
- O local de estudo deve ser um lugar calmo, iluminado, limpo e organizado para o momento, onde não devem existir estímulos distraidores (televisão, computador, consolas de jogos)
- Demonstre ao seu filho a importância de estudar diariamente os conteúdos que aprendeu na escola. O seu filho deve perceber que é muito mais rentável estudar um pouco por dia do que deixar toda a matéria para estudar na véspera de um teste.
- Incentive as suas responsabilidades enquanto aluno e valorize a execução das tarefas que lhe são dirigidas. Não faça os TPC por ele.
Passos essenciais
Acompanhar eficazmente
Ajudar o meu Filho a ter Sucesso Escolar
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Evite o desperdício alimentar
MARCAÇÃO DE REFEIÇÕES
Sempre que o aluno falte, a sua refeição deverá ser desmarcada antecipadamente no SIGE pelo Encarregado de Educação.
É possível efetuar a marcação de refeições até ao próprio dia, até às 10h30m, tendo neste caso o acréscimo de uma multa definida anualmente.Não há lugar a reembolso por refeições não consumidas.
- A justificação da falta é aceite pelo Educador / Professor Titular / Diretor de Turma se, cumulativamente:a) for entregue previamente, sendo o motivo previsível, ou, nos restantes casos, até ao 3.º dia útil subsequente à verificação da mesma;b) se os motivos alegados pelo encarregado de educação na caderneta do aluno forem credíveis, desde que não reincidentes, ou, em alternativa, se tiver sido emitido documento comprovativo por entidade externa reconhecida.
Justificação de falta
Artigo 140.º
Regulamento Interno
1. O aluno pode ser dispensado temporariamente das atividades de educação física ou desporto escolar por razões de saúde, devidamente comprovadas por atestado médico, que deve explicitar claramente as contraindicações da atividade física, indicando, ainda, quais as atividades que o aluno pode ou não realizar.2. Sem prejuízo do disposto no número anterior, o aluno deve estar sempre presente no espaço onde decorre a aula de educação física.