Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

história da emigração em portugal

Start

Emigração em Portugal

Desde o século XV (1415) - Era dos Descobrimentos que os Portugueses, tem vindo a descobrir novos países - a Emigrar. Conheça a história da emigração portuguesea até aos dias de hoje

emigração

A emigração é o ato de uma pessoa ou de um grupo de pessoas deixarem o seu país de origem para se estabelecerem de forma permanente ou temporária noutro país. Este movimento é motivado por diversos fatores, como a busca por melhores oportunidades económicas, condições de vida, educação, reunificação familiar, ou ainda por razões políticas, sociais ou ambientais.Quando uma pessoa emigra, ela se torna um emigrante em relação ao seu país de origem. Do ponto de vista do país de destino, essa mesma pessoa é considerada um imigrante.

Exemplos de Fatores que Motiva a Emigração:

Económicos: Falta de emprego ou salários baixos no país de origem.Educacionais: Desejo de acesso a um ensino superior de maior qualidade.Sociais: Reunificação com familiares que já vivem no estrangeiro.Políticos: Fuga de perseguições políticas ou falta de liberdades civis.Ambientais: Desastres naturais ou degradação ambiental que torna o local de origem inabitável.A emigração tem impactos significativos, tanto para o país de origem (que pode perder força de trabalho, mas também receber remessas financeiras dos emigrantes) quanto para o país de acolhimento (que pode beneficiar da entrada de novos trabalhadores e de diversidade cultural).

Leia atentamente a descrição histórica, para efeito deve clicar em cima dos diferentes períodos

1. Século XV e XVI - Descobrimentos

períodos significativos

7. Atualidade

6. Pós-2010 - "Cérebro Fuga"

5. Final do Século XX e Início do Século XXI - Nova Emigração

4. Década de 1970 - Retorno dos Retornados

3. Meados do Século XX - Emigração para a Europa

A história da emigração em Portugal

2. Século XIX - Grande Emigração para o Brasil

Emigração em Portugal

Fim da Parte I

Questionário de consolidação de conhecimentos

emigração em portugalparte IITrabalho de pares

  • visualize o documentário que se segue - conforme o seu grupo de trabalho - faça a síntese do mesmo e powerpoint para apresentação oral

Século XIX

Primeiros Emigrantes, meados do século XIX, p. 1 – América e brasil

Século XIX

Fortunas Americanas

Século XIX

Sonho e Desespero - Brasil e EUA

Emigração finais Séc. XX

Emigração portuguesa para FrançaA sangria da pátria – Ep. 4 – França

Emigração Séc. XXI

Emigração portuguesa para o Luxemburgo

conclusão

Portugal continua a ser atualmente um pais de EMIGRANTES

A Emigração tem como principais motivos:

  • novas oportunidades de trabalho
  • procura de melhores condições de vida (sociais, económicas e culturais, ....)
  • procura de segurança e estabilidade social e política

DESAFIOS PARA O PAÍS DE ORIGEM COM A SAÍDA DOS EMIGRANTES:

  • Fuga de mão de obra (qualificada) ou em idade produtiva
  • Diminuição dos individuos em idade ativa que contribuem para a economia do país
  • Risco de falta de investimento no país de origem e de massa critica
  • Rever as políticas públicas nacionais de forma, ao nivel de emprego de forma a tornar o país mais atrativo para os nativos

7. Atualidade• A emigração portuguesa continua relevante, embora com fluxos mais diversificados e destinos variados. A procura por melhores condições económicas e oportunidades profissionais permanece como uma das principais motivações.

5. Final do Século XX e Início do Século XXI - Nova Emigração• 1980-2000: A emigração portuguesa continuou, embora em menor escala, com destinos diversificados, incluindo novos países como o Canadá, Estados Unidos e, mais recentemente, Espanha e Reino Unido.• 2008 em diante: A crise económica global e a crise financeira em Portugal resultaram num novo aumento da emigração, especialmente entre jovens qualificados à procura de oportunidades no estrangeiro, particularmente em países da União Europeia.

3. Meados do Século XX - Emigração para a Europa• 1940-1974: Durante o Estado Novo (regime ditatorial em Portugal), houve uma grande emigração para países da Europa Ocidental, especialmente para França, Alemanha e Luxemburgo. A falta de oportunidades económicas e a repressão política impulsionaram este movimento. Estima-se que mais de um milhão de portugueses tenham emigrado neste período.• 1961-1974: A Guerra Colonial, que envolveu conflitos em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, também motivou a emigração, com muitos portugueses a deixar o país para evitar o recrutamento militar e a procurar a segurança e estabilidade.

2. Século XIX - Grande Emigração para o Brasil• 1820-1914: Este período foi marcado por um intenso fluxo de emigração para o Brasil, especialmente após a independência do Brasil em 1822. A crise económica e social em Portugal, agravada pelas guerras liberais, levou muitos portugueses a buscar melhores condições de vida na antiga colónia.

6. Pós-2010 - "Cérebro Fuga"• 2011-2014: Durante a crise económica e o programa de austeridade em Portugal, milhares de jovens altamente qualificados, conhecidos como "fuga de cérebros", emigraram à procura de melhores oportunidades, principalmente para países como Alemanha, Reino Unido, Suíça e até fora da Europa, como Angola e Moçambique.

1. Século XV e XVI - Descobrimentos• 1415: Conquista de Ceuta marca o início da expansão ultramarina portuguesa. Este período, conhecido como a Era dos Descobrimentos, foi marcado pela emigração de portugueses para novas colónias na África, Ásia e América do Sul.• 1500: Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Muitos portugueses emigraram para o Brasil ao longo dos séculos seguintes, estabelecendo-se como colonos.

4. Década de 1970 - Retorno dos Retornados• 1974: Após a Revolução dos Cravos e o fim do regime ditatorial, houve o retorno de cerca de 500.000 portugueses, conhecidos como "retornados", das antigas colónias africanas. Este foi um dos maiores movimentos populacionais em Portugal no século XX.