Mapa da Saúde Mental para equipes de RH
ANDRE FONTANA GOULART
Created on August 19, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
SLYCE DECK
Personalized
LET’S GO TO LONDON!
Personalized
ENERGY KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
HUMAN AND SOCIAL DEVELOPMENT KEY
Personalized
CULTURAL HERITAGE AND ART KEY ACHIEVEMENTS
Personalized
DOWNFALLL OF ARAB RULE IN AL-ANDALUS
Personalized
ABOUT THE EEA GRANTS AND NORWAY
Personalized
Transcript
Iniciar >
Chegada >
Saiba mais
Grupos terapêuticos oferecem um espaço seguro para a troca de experiências e o fortalecimento emocional coletivo. Estabeleça grupos de apoio onde os próprios colaboradores possam receber apoio mútuo. Opte por profissionais especializados para a mediação
7. Crie grupos terapêuticos
Promover uma cultura de acolhimento e abertura para discutir saúde mental é o primeiro passo para criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Desenvolva ações de sensibilização, como campanhas de conscientização, palestras, e eventos informativos que abordem temas como estresse, depressão, ansiedade e a importância do acolhimento.
1. Conscientize sobre temas de saúde mental e acolhimento
Conhecer a realidade da saúde mental dos colaboradores permite ações mais direcionadas e eficazes. Faça pesquisas internas para entender o cenário atual e identificar áreas que precisam de atenção.
4. Obtenha dados sobre a saúde mental dos trabalhadores
Quando líderes sabem manter o equilíbrio para gerenciar suas equipes, lidando com a pressão e amenizando o estresse, o trabalho ocorre de forma mais eficiente. Implemente programas de gestão de estresse que incluam práticas de mindfulness e orientação para o bem-estar dos colaboradores no desenvolvimento das demandas.
3. Ofereça apoio em ações de controle do estresse
A análise criteriosa dos dados guia a empresa para intervenções mais assertivas e focadas nas reais necessidades dos colaboradores. Identifique os principais desafios e necessidades da equipe, e priorize as ações de maior impacto.
5. Avalie os dados e preste atenção aos pontos de destaque
Monitorar e ajustar as ações de saúde mental é essencial para garantir que os objetivos sejam alcançados e os colaboradores se sintam realmente apoiados. Acompanhe regularmente seus resultados e faça ajustes sempre que necessário.
9. Monitore as ações e avalie os resultados
Ter acesso a cuidados psicológicos é fundamental para o bem-estar contínuo dos colaboradores. Prover atendimento psicológico diretamente ou através de parcerias é essencial para o tratamento e a prevenção de transtornos mentais.
8. Ofereça ou facilite o acesso ao atendimento psicológico
Um planejamento bem estruturado é essencial para a implementação de ações sustentáveis e impactantes. Com base nos dados levantados, desenvolva programas de apoio, mudanças no ambiente de trabalho, e campanhas de longo prazo.
6. Planeje ações estratégicas
Líderes preparados são chave para detectar e intervir precocemente em situações de risco, promovendo o bem-estar da equipe. Treiná-los para identificar sinais de sofrimento mental e saber como agir de forma assertiva e empática. A capacitação deve incluir workshops e treinamentos sobre como conduzir conversas difíceis e oferecer suporte adequado.
2. Capacite as lideranças