Camisolas Vuelta 2024
JSV
Created on August 14, 2024
More creations to inspire you
EVENTS INDUSTRY RESILIENCE ROADMAP FOR A COVID-SAFE FUTURE
Interactive Image
HYBRIDISATION
Interactive Image
THE SOLAR SYSTEM
Interactive Image
FATOU JENG
Interactive Image
THE SOFIVE STANDARD - COLUMBIA
Interactive Image
SOUTHAMPTON AN INTERNATIONAL CITY
Interactive Image
THE POETRY HIVE LOVES YOU!
Interactive Image
Transcript
as camisolas
Camisola vermelha
Tal como o Giro (com o rosa) e o Tour (com o mais tradicional amarelo), a Vuelta tem também a sua cor específica para o vencedor: o vermelho. Contudo, não se pense que a história desta cor é tão antiga assim, já que apenas veio para ficar em 2010. Antes, foi laranja, branca, amarela e, mais recentemente em tons de dourado até 2009.A inspiração para essa mudança definitiva está um pouco ligada à tradição desportiva do país vizinho, no qual praticamente todas as seleções nacionais alinham de vermelho. "É paixão, muita força, muita fúria. É a cor do êxito do desporto espanhol", explicou Javier Guillén, o diretor da prova.Sepp Kuss, inicialmente gregário da Visma, venceu-a em 2023.
Camisola vermelha
Camisola da montanha
Se em França a camisola da montanha é branca com bolinhas vermelhas, em Espanha o design é similar, mas com bolinhas azuis. Mas o que ambas têm em comum é a lógica para a sua conquista: premiar aqueles que mais pontos recolham nos sempre exigentes 'puertos' espanhóis.E tal como no caso da camisola de líder, também a da montanha andou por várias outras cores até ao design atual. Curiosamente começou como verde (que é agora a cor dos pontos), chegou a ser laranja, vermelho, branco às bolinhas pretas e grenã, antes de em 2010 assumir o atual desenho.Remco Evenepoel venceu-a em 2023.
Camisola da montanha
Camisola verde (pontos)
É a cor mais consensual no mundo do atletismo e serve (normalmente) para premiar os melhores sprinters, ainda que no passado já tenha até havido vencedores da geral a levá-la para casa. Como os casos recentes de Chris Froome (2017) ou Primoz Roglic (2019 e 2020).Todas os finais de etapas contam para esta classificação, sendo as tiradas planas (com finais previsíveis ao sprint) aquelas que maior pontuação atribuiem. Há ainda sprints intermédios que dão pontos que podem ser valiosos nesta luta.Kaden Grovers venceu-a em 2023, depois de ter andado de verde da 4.ª à 21.ª tirada. Um domínio impressionante!
Camisola verde (pontos)
Camisola branca (juventude)
A camisola destinada aos mais jovens é também a mais recente neste elenco. Começou apenas a ser atribuída em 2019, em substituição da então camisola da classificação combinada, que foi extinta em 2018.Premeia o ciclista até 25 anos mais bem colocado na tabela classificativa e em 2022, pela primeira vez, foi também ganha pelo vencedor da geral, o belga Remco Evenepoel.Enric Mas venceu-a por duas vezes e no ano passado foi o agora ausente Juan Ayuso a levar a melhor.
Camisola branca (juventude)