Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Castelo da Sertã

Castelo medieval. Construído no século XII, o Castelo da Sertã foi doado aos Templários por D. Afonso Henriques, o 1.º rei de Portugal.

Neste portão é visível a Cruz Pátea, símbolo da Ordem dos Templários.

Deste lado do portão é visível a Cruz de Malta, símbolo da Ordem dos Hospitalários. O castelo da Sertã foi entregue pelo rei D. Sancho I, em 1174, a esta Ordem.

templarportugal.com

templarportugal.com

Conta a lenda que, quando os romanos atacaram o Castelo da Sertã, o chefe do castelo morreu. A sua mulher, Celinda, subiu às ameias com uma enorme sertã ou sertage (uma frigideira quadrada) cheia de azeite a ferver, na qual fritava ovos. Lançou o azeite sobre os invasores, que foram obrigados a recuar, ganhando tempo suficiente para que chegassem reforços dos lugares mais próximos. Por isso, o nome de Sertã foi dado a este lugar.Também, segundo esta lenda, o Castelo terá sido fundado por Quinto Sertório, um militar romano, exilado por razões políticas e que se aliou aos Lusitanos. Sertório foi traído e assassinado e a Lusitânia ficou então sob domínio romano.

A Lenda...

Escavações arqueológicas concluíram que a ocupação inicial do lugar do Castelo da Sertã poderá remontar ao período islâmico (séculos X e XI). No contexto da reconquista cristã, o rei D. Afonso Henriques doou estas terras à Ordem do Templo para que fossem defendidas, povoadas e exploradas economicamente. No reinado de D. Sancho I, este território passou para as mãos dos Hospitalários.O Castelo apresenta uma arquitetura gótica, muralhas de xisto e uma torre quadrangular à qual se adossa a Igreja de São João Baptista, de nave única.

A História...