Imagem interativa Castelo da Sertã
Luisa Lázaro
Created on July 29, 2024
More creations to inspire you
ANCIENT EGYPT
Interactive Image
FIRST MAN ON THE MOON
Interactive Image
ARE MOUNTAIN TRAILS CONDUITS FOR PLANT INVASIONS?
Interactive Image
THE PARTHENON
Interactive Image
3 FUN FACTS ABOUT THE BICYCLE
Interactive Image
DISCOVERY AT SUTTER'S MILL
Interactive Image
FRANÇOISE GILOT AND PABLO PICASSO
Interactive Image
Transcript
Castelo da Sertã
Castelo medieval. Construído no século XII, o Castelo da Sertã foi doado aos Templários por D. Afonso Henriques, o 1.º rei de Portugal.
Neste portão é visível a Cruz Pátea, símbolo da Ordem dos Templários.
Deste lado do portão é visível a Cruz de Malta, símbolo da Ordem dos Hospitalários. O castelo da Sertã foi entregue pelo rei D. Sancho I, em 1174, a esta Ordem.
templarportugal.com
templarportugal.com
Conta a lenda que, quando os romanos atacaram o Castelo da Sertã, o chefe do castelo morreu. A sua mulher, Celinda, subiu às ameias com uma enorme sertã ou sertage (uma frigideira quadrada) cheia de azeite a ferver, na qual fritava ovos. Lançou o azeite sobre os invasores, que foram obrigados a recuar, ganhando tempo suficiente para que chegassem reforços dos lugares mais próximos. Por isso, o nome de Sertã foi dado a este lugar.Também, segundo esta lenda, o Castelo terá sido fundado por Quinto Sertório, um militar romano, exilado por razões políticas e que se aliou aos Lusitanos. Sertório foi traído e assassinado e a Lusitânia ficou então sob domínio romano.
A Lenda...
Escavações arqueológicas concluíram que a ocupação inicial do lugar do Castelo da Sertã poderá remontar ao período islâmico (séculos X e XI). No contexto da reconquista cristã, o rei D. Afonso Henriques doou estas terras à Ordem do Templo para que fossem defendidas, povoadas e exploradas economicamente. No reinado de D. Sancho I, este território passou para as mãos dos Hospitalários.O Castelo apresenta uma arquitetura gótica, muralhas de xisto e uma torre quadrangular à qual se adossa a Igreja de São João Baptista, de nave única.
A História...