Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Cópia - Modelos Parentais e Parentalidade Positiva

Marisa Cristina Ribeiro Imaginário Henri

Created on July 25, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Zen Presentation

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Transcript

Estilos Educativos Parentais

Orientações para a partilha e discussão

Índíce

Diferenciar os Estilos Educativos Parentais

Definir Parentalidade Positiva

04

01

Autoritário, Permissivo, Negligente e Democrático

Abordagem à Parentalidade Positiva

Enumerar os 4 R's essenciais

05

02

Conclusão

Resumo do Módulo e Kahoot

Relação, Rotinas, Regras e Recompensas

03

Comparar o Quadrante da Parentalidade

06

06

Discussão e partilhas

Causa - Efeito

Acerca deste assunto...

“Sabem o que são estilos educativos parentais?”

“Já ouviram falar em Parentalidade Positiva?”.

Estilos Educativos Parentais

Crenças e Valores

Os valores e as crenças dos pais desempenham um papel crucial na formação dos estilos educativos parentais, pois influenciam diretamente qual dos estilos parentais será adotado, ainda que muitas vezes inconscientemente. Eles modelam a forma como os pais interagem com seus filhos, estabelecem regras e limites e promovem o bem-estar e o desenvolvimento emocional e social das crianças.

Note-se que os pais educam, acreditando que estão a fazer o melhor para os filhos. Muitas vezes, estão a fazer o melhor que conseguem e que lhes é possível.

Estilos Educativos Parentais

"Se uma criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade em amar os seus semelhantes."

Dalai Lama

Estilos Educativos Parentais

Permissivo

Autoritário

Negligente

Democrático

Pouco afeto Muita disciplina Comunicação unilateral

Relação afectuosa Disciplina assertiva Comunicação bilateral

Pouco afeto Pouca disciplina Ausência de comunicação

Muito afeto Pouca disciplina Comunicação bilateral

+info

+info

+info

+info

Estilo Autoritário

Principais Características:

Os pais ou cuidadores adotam um estilo de parentalidade baseado na coerção, no qual ações como ameaçar e humilhar são características presentes. Em casos mais intensos, esse estilo de parentalidade pode levar a abusos físicos e psicológicos.

Os pais valorizam a obediência e a disciplina rígida, muitas vezes fundamentadas em crenças de que a autoridade deve ser respeitada sem questionamentos.

Estilo Permissivo

Principais Características:

O estilo permissivo acaba por depositar a autoridade na criança. Os pais permitem que a criança faça tudo o que quer, como quer, quando e onde quer, prejudicando o desenvolvimento de conceitos importantes como limites e respeito. É o clássico caso da criança mimada que não consegue aceitar um não como resposta e isso também pode refletir em comportamentos egocêntricos na vida adulta.

Os pais acreditam na liberdade e autonomia dos filhos, evitando impor muitas regras ou restrições.

Estilo Negligente

Principais Características:

Os pais (ou cuidadores) negligentes são aqueles que não se envolvem verdadeiramente na criação dos filhos, apesar de estarem presentes fisicamente, estão ausentes no que diz respeito à relação para com os filhos. São distantes e alheios, dando tanta liberdade como os pais permissivos, contudo, ao contrário destes, não dão o carinho, nem o suporte necessário para o desenvolvimento e bem-estar da criança.

Estilo Democrático

Principais Características:

Este é o estilo parental considerado o mais assertivo. Isso porque ele é baseado em uma relação positiva, na qual há espaço para o diálogo e respeito mútuo. Desta forma, a criança aprende que suas ações têm consequências, compreende a existência de limites e respeita-os. Aprende a expressar suas emoções de maneira saudável, proporcionando a possibilidade de resolução de problemas por meio da conciliação.

Os 4 R's essenciais

Relação

01

Qualidade da relação entre os pais e a criança, na base do respeito.

Rotinas

02

Rotinas tranquilizam as crianças, pois podem prever qual a rotina seguinte.

Regras

03

Regras e limites bem estabelecidos.

Recompensas

04

Recompensas atribuídas de forma ajustada à criança.

O quadrante da Parentalidade

Dá que pensar...

“Aquilo com que nascemos é substancialmente modificável; aquilo que recebemos quando somos criados… Isso sim é bem mais difícil de mudar.” (MUNCHING; KATZ)

+info

Parentalidade Positiva

Parentalidade Positiva

É uma filosofia que promove a relação entre pais e filhos baseada no respeito mútuo, empatia e comunicação aberta, positiva e bidirecional.

Tem ainda como princípios a disciplina positiva e a modelagem comportamental.Esses princípios são apoiados por pesquisas que mostram que a parentalidade positiva está associada a diversos resultados benéficos, incluindo maior autoestima, melhores habilidades sociais, maior estabilidade, e confiança e menor incidência de problemas comportamentais nas crianças.

+info

Conclusão e Kahoot

Conclusão e Kahoot

Se as perguntas iniciais fossem novamente colocadas, será que as respostas seriam diferentes?

Exercício no Kahoot

As rotinas transmitem segurança à criança, previsibilidade e diminuição da agitação e ansiedade.

Os pais autoritários são aqueles que educam os filhos através do medo e da opressão. Exigem uma "obediência cega", conseguindo a obediência dos filhos por meio de regras determinadas por eles, sem uma explicação plausível.

Tal como as consequências, as recompensas deverão ser atribuídas conforme o cumprimento ou não das regras estabelecidas previamente.

Os pais estabelecem regras e limites, num clima afectuoso, negociando com os filhos algumas regras. Adequam a sua atitude à criança, no que diz respeito à sua idade, capacidade e motivações.

As regras são uma constante da vida em sociedade, são normas que nos orientam para agir em todos os contextos, devem ser aprendidas desde que a criança nasce.

Há afeto, amor e carinho, mas também há regras, limites e consequências.

O quadrante da Parentalidade expõe os 4 estilos educativos parentais, criados por Baumrind, e os efeitos desses mesmos estilos na criação/educação das crianças.

Os pais permissivos são aqueles que exercem uma parentalidade baseada na crença de que querem ser os melhores amigos dos filhos e não exercem o papel de Pais, utilizam pouca autoridade, permitindo à criança que tome as principais decisões sobre a sua vida/futuro.

A relação entre os pais e a criança é aquela que deve permitir o desenvolvimento e o bem-estar a todos os níveis, nomeadamente, físico, emocional, psicológico e social da criança.

Como o próprio nome indica, são os pais que não se envolvem nas funções parentais, desresponsabilizando-se ao longo da vida da criança, assegurando apenas a satisfação/suprimento das necessidades básicas.