Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Castelo dos Templários

origem do Castelo de Tomar remonta ao século XII. Gualdim Pais, Mestre da Ordem dos Templários em Portugal, optou pela edificação de uma nova fortificação com o intuito de reforçar a defesa entre Coimbra e Santarém e estabelecer a sede da Ordem do Templo em Portugal.

1 de março de 1160, conforme atesta a inscrição epigráfica nas muralhas da fortaleza, deu-se início à edificação do Castelo de Tomar.Este castelo está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e como Património da Humanidade desde 1983.

bserva o vídeo sobre o castelo da Ordem do Templo em Tomar.

as suas expedições internacionais, cavaleiros como Dom Gualdim Pais trouxeram novidades até então desconhecidas na Europa, para a arquitetura militar.

struturas como o Alambor ou a Torre de Menagem contribuíram para fortalecer os componentes defensivos dos castelos.

Atalaia

Torre de Menagem

Torre de observação, geralmente construída em lugar elevado para permitir avistar o inimigo ao longe.

03

É a torre mais alta do castelo, o seu principal ponto de poder e última linha de defesa. Dela avistavam os inimigos ao longe. Podia, em alguns casos, servir como área residencial.

02

Alambor

O alambor consiste numa base inclinada ou talude, geralmente feita de pedra ou terra, construída na parte inferior das muralhas, tornando-as mais espessas. Esta construção em forma de rampa na base das muralhas ou muros dificulta os ataques inimigos com escadas e mecanismos que precisam de encostar às muralhas.

01

No dia 13 de julho de 1190, novecentos guerreiros árabes cercaram o Castelo de Tomar. O cerco durou seis dias, com várias tentativas para conquistar o castelo. Os muçulmanos chegaram a transpor a Porta de Almedina. Segundo a lenda, o conflito foi tão violento que a Porta da Almedina se passou a chamar de Porta do Sangue, mas os templários conseguiram vencer os muçulmanos.

Já ouviste falar do Santo Graal?Será que os Templários o esconderam no Castelo de Almourol?Continua esta viagem connosco e talvez descubras este segredo.

Cole, A. https://pt.pinterest.com/acole0204/Rota dos Templários. https://templarportugal.com/pt/

Fontes