Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Relatório de execução do Plano de Melhoria 2024

Recomendações do conselho pedagógico (10-01-2024)

C. Projetos e parcerias

C1

D. Gestão da BE

Subdomínio

PAA

Plano Melhoria

Escola Básica e Secundária de Lordelo

O Conselho Pedagógico apreciou favoravelmente o plano de melhoria da biblioteca escolar da Escola Básica e Secundária de Lordelo para o biénio 2023/2025 apresentado pela professora bibliotecária Isabel Pinheiro.

C2

D1

Subdomínio

D2

23 de julho de 2024

Projetos e parcerias

domínio

C

- Maior participação das famílias nas atividades dinamizadas; - Maior envolvimento/ articulação/ participação da comunidade nas atividades dinamizadas pela biblioteca.

Resultados esperados

- Articulação pouco sistemática com os docentes da Educação Especial; - Apesar de 45,7% dos encarregados de educação referirem já ter colaborado em atividades da BE, é necessária uma maior articulação com os pais e famílias; - Escasso aproveitamento de ocasiões especiais para envolver os pais/EE e famílias em atividades conjuntas.

Problemas identificados

Projetos e parcerias

5

Candidatura ao projeto da RBE “Todos juntos podemos ler”.

4

Realização de atividades inclusivas.

3

Aplicação, de forma colaborativa, de um plano de ações com os docentes da Educação Especial.

2

Comemoração do Dia da Internet Segura (semana nacional da NETSegura).

1

Encontro com escritores.

C.1 - Participação em projetos e iniciativas de parceria interna e externa

Ações de melhoria a implementar

C.2 - Envolvimento e mobilização dos pais, encarregados de educação e famílias

Ações de melhoria a implementar

2

Criação de materiais alusivos à comemoração de datas.

1

Organização e dinamização, em articulação com o grupo de história, do Sarau de Abril.

Gestão da biblioteca escolar

domínio

D

- Abertura da biblioteca à hora de almoço;- Atribuição de uma verba anual à biblioteca; - Disponibilização da biblioteca digital devidamente catalogada em funcionamento; - Etiquetagem da classe 0 e 1.

Resultados esperados

- A biblioteca está encerrada à hora do almoço;- Não beneficia de uma verba anual para a atualização regular da documentação/informação;s; - Ainda não desenvolve serviços de curadoria de conteúdos de recursos digitais, integrando recursos próprios, adquiridos, licenciados ou subscritos comercialmente e de acesso livre e gratuito;- Inexistência de etiquetagem do acervo. .

Problemas identificados

Gestão da BiblioTeca eSCOLAR

D.1 - Recursos humanos, materiais e financeiros necessários à gestão, integração e valorização da biblioteca

Ações de melhoria a implementar

4

Sensibilização junto da direção para a necessidade da atribuição de uma verba anual para atualização da coleção.

3

Criação de uma grelha de registo dos documentos digitais existentes.

2

Preparação, catalogação e disponibilização da biblioteca digital à comunidade escolar.

1

Reorganização do horário da biblioteca e da sua equipa.

D.2 - Desenvolvimento, organização, difusão e uso da coleção

Ações de melhoria a implementar

1

Início da etiquetagem do acervo da biblioteca.

Ação iniciada no corrente ano letivo a ter continuidade no próximo ano letivo.

AM.2 – Preparação, catalogação e disponibilização da biblioteca digital à comunidade escolar

Foi reajustado o horário dos docentes da equipa da Biblioteca permitindo assim a abertura a hora de almoço.

AM.1 – Reorganização do horário da biblioteca e a sua equipa

Ainda não foi concretizada.

AM.5 – candidatura ao projeto da RBE “Todos juntos podemos ler”

A professora bibliotecária em articulação com a equipa da BE criou e disponibilizou materiais alusivos às diferentes efemérides, nomeadamente no MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares) (8 recursos), Comemorações dos 50 anos do 25 de abril (3 recursos), Dia do Autor Português (1 recurso) e a Semana da Leitura (11 recursos). A BE preparou e selecionou materiais de apoio aos alunos, que disponibilizou na página da BE, no blogue da biblioteca, de modo a tornar mais fácil o seu trabalho e ajudar os docentes a orientar os alunos. A criação de materiais alusivos à comemoração de datas foi considerada pelos docentes inquiridos como eficaz para a sensibilização cultural e cidadania dos alunos, como comprovam as atividades realizadas por estes e o contexto letivo na sequência das comemorações.

AM.2 – Criação de materiais alusivos à comemoração de datas.

AM.1 – Início da etiquetagem do acervo da BE

Ainda não foi concretizada.

No âmbito da Semana da Leitura com o tema "Viver abril", decorreu, na segunda-feira, dia 22 de abril, na Biblioteca Escolar, uma palestra com a presença do Professor Doutor Manuel Lages, presidente do Museu da Guerra Colonial, e do Sr. Manuel Ferreira, ex-combatente na Guerra Colonial para todas as turmas do 9.º ano (82 alunos) e uma turma do 12.º ano (26 alunos). Os alunos das turmas 5.º B (20 alunos) e 5.º C (25 alunos) leram e encenaram poemas relacionados com o 25 de abril: "Trova do vento que passa", de Manuel Alegre, "A cor da Liberdade", de Jorge de Sena, e "Abandono", de David Mourão Ferreira. A atividade contou com um momento musical, por parte da aluna Ana Mar, que cantou uma música de Sérgio Godinho intitulada "Liberdade". Dos dados obtidos, conclui-se que esta palestra foi interessante e fundamental para multiplicar canais de aprendizagem e facilitar a interação pedagógica.

AM.1 – Organização e dinamização, com o grupo de história, do Sarau de Abril.

AM.3 – Criação de uma grelha de registos dos documentos digitais existentes

Ainda não foi concretizada.

- O referencial Aprender com a BE, foi implementado nas 4 turmas do 6.º ano (91 alunos) de escolaridade, com sucesso. Consistiu na realização de Poemas de Abril e a respetiva ilustração, que foram expostos na Biblioteca Escolar. A atividade foi desenvolvida em articulação com os diretores de turma, professores de Português do 6.º ano e docente Educação Visual e Tecnológica; - Foi realizada uma sessão de escrita criativa nas 3 turmas do 7.º ano de escolaridade (78 alunos) na biblioteca escolar. Foi partilhado um recurso com a docente que permitiu aos alunos uma abordagem mais lúdica do texto poético; - De forma a diversificar as práticas pedagógicas, tornando-as mais interativas e a direcioná-las para a faixa etária dos alunos do 7.º ano(78 alunos), foi convidado o rapper João Nina, enquanto entidade, para o desenvolvimento do projeto “O RAP vai à Escola”. Este projeto decorreu em sete sessões por turma com a duração de 50 minutos, ao longo do 3.º período letivo, com o objetivo final de criar um rap, por cada turma do 7.º ano, para apresentar à comunidade escolar. As sessões decorreram com a participação ativa e espontânea dos alunos, que se empenharam nas várias fases do projeto – reflexão sobre o tema “25 de abril de 1974”; criação de nuvem de palavras alusivas ao tema; elaboração de quadras, em pequenos grupos, sobre Ditadura e Liberdade; criação e seleção de um refrão por turma; ensaios e apresentação dos temas criados pelas turmas. A atividade final teve lugar no dia 11 de junho, no polivalente da escola, com a presença de alunos e encarregados de educação, bem como de outros elementos da comunidade escolar. Esta parceria foi bem-sucedida e resultou num grande envolvimento por parte dos alunos.

AM.4 – Realização de atividades inclusivas

Comemoração do dia da Internet Segura – Foram realizadas Palestras, nas turmas do 7.º ano (3 turmas – 78 alunos), promovidas pela Escola Segura; exposição de materiais da SeguraNet e dos trabalhos realizados em TIC. O objetivo principal destas sessões foi sensibilizar os alunos ao uso adequado da informação digital. Este trabalho deve ter continuidade, de maneira a permitir o uso em segurança da Internet.

AM.2 – Comemoração o dia da Internet Segura (Semana Nacional da NetSegura)

É necessário aprofundar o trabalho articulado entre a BE e os docentes de Educação Especial, de modo a que os documentos produzidos possam ser utilizados também pelos professores que prestam apoio no âmbito do CAA, no trabalho desenvolvido com alunos com dificuldades de aprendizagem. É necessário criar algumas estratégias que permitam maior articulação da BE com as professoras da Educação especial, transversais às disciplinas de Português, Educação Visual, Educação Tecnológica e Música, cujo trabalho se interligue com o currículo, nomeadamente na criação de um ou dois objetivos comuns.

AM.3 – Aplicação de forma colaborativa, de um plano de ações com os docentes da Educação Especial

100% das turmas de 5.º (3 turmas – 65 alunos) e 6.º ano (4 turmas – 91 alunos) participaram no encontro com o escritor João Costa autor do livro: “Tomé, o Bicho-pau”. As sessões foram um sucesso, tendo os alunos uma participação muito entusiasta. Conclui-se, assim, que esta atividade contribuiu para incentivar os alunos para a leitura, motivação e o uso da biblioteca.

AM.1- Encontro com escritores

Foi efetuada uma sensibilização junto da direção, tendo sido atribuída uma verba resultante dos lucros do bar.

AM.4 – Sensibilização junto da direção para a necessidade de atribuição de uma verba anual para atualização da coleção.