Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Crónica de D. João I - 2ª parte
Estudo Em Casa
Created on July 16, 2024
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Crónica de D. João I
Fernão Lopes
exercício
Baseando-se na sua experiência de leitura da Crónica de D. João I, de Fernão Lopes, escreva uma breve exposição sobre a emergência de uma consciência coletiva do povo português. A sua exposição deve incluir: • uma introdução ao tema; • um desenvolvimento no qual refira dois momentos em que as «multidões alvoraçadas» revelem o desabrochar de uma consciência coletiva; • uma conclusão adequada ao desenvolvimento do tema.
M. Rodrigues Lapa, Lições de Literatura Portuguesa – Época Medieval, 9.ª ed., Coimbra, Coimbra Editora, 1990, p. 410
Exame Nacional - Parte C - 2021, 1.ª fase
«O que coloca Fernão Lopes fora de toda a comparação na nossa literatura e talvez em todas as literaturas é o modo como ele dá vida às multidões alvoraçadas.»
- Recordar estrutura do texto expositivo: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Introdução: anunciar o tema a tratar.
- Desenvolvimento: justificação da emergência da consciência coletiva do povo.
- quando circula a notícia de que o Mestre de Avis corre perigo de vida, uma multidão movimenta-se em direção ao Paço, em grande agitação, para proteger aquele que pode garantir a independência de Portugal;
- quando planeia assaltar o Paço da Rainha, o povo de Lisboa insurge-se contra a regente, Dona Leonor, acusando-a de ser traidora/«aleivosa», por defender os interesses castelhanos;
- aquando do cerco de Lisboa, todos se unem para guarnecer as muralhas e assegurar o transporte de mantimentos para dentro da cidade, permitindo a resistência ao invasor castelhano.
Passos:
- Conclusão: fecho do texto.
Passos:
conclusão
desenvolvimento
parágrafo inicial
Hipótese de resposta
nte Durante toda a Crónica de D. João I, Fernão Lopes constrõe uma imagem do Povo como sendo uma personagem que apresenta uma consciência coletiva. O primeiro exemplo dessa consciência é quando uma multidão se movimenta em direção ao Paço, em grande agitação, pretendendo proteger D. João I que, alegadamente, corria perigo de vida. Outro exemplo ocorre durante o cerco de Lisboa, quando todos se unem para guarnecer as muralhas e assegurar o transporte de mantimentos para dentro da cidade, permitindo a resistência ao invasor castelhano. Podemos, pois, concluir que, em diferentes momentos, Fernão Lopes cria uma imagem de consciência coletiva e de defesa dos interesses de D. João I, por forma a defender a independência do reino.
- Verifica a sintaxe, a ortografia, a pontuação...
- Cuidado com a tua grafia (um texto ilegível é um texto anulado, pontuado com 0).
- Verifica se estruturaste o texto expositivo, apresentando uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
- Verifica se justificaste a emergência de uma consciência coletiva do povo.