Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

HEALTH PRESENTATION

Catarina Rosado

Created on July 13, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

UFCD: 3538 27 de Julho de 2024Duração: 20 minutos Formadora: Catarina Rosado

Saúde da pessoa idosaCuidados básicos

Avaliação

Atividades

Caracteristicas do agente em geriatria

Envelhecimento Saudável

Envelhecimento

Provérbio chinês

A maior bênção de uma casa é a presença de uma pessoa idosa.

Envelhecimento

O envelhecimento é um processo complexo natural e multifacetado que envolve mudanças biológicas, psicológicas e sociais ao longo do tempo. Este processo começa no nascimento e continua durante toda a vida, afetando todas as dimensões do organismo humano. Pode ser dividido em dois tipos principais: envelhecimento físico e envelhecimento psicológico. Compreender essas mudanças e adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a maximizar a qualidade de vida e o bem-estar à medida que envelhecemos.

Refere-se às alterações que ocorrem no corpo ao longo do tempo.Principais características: - Diminuição da capacidade Física; - Alterações na Pele; - Sistema Cardiovascular; - Sistema Imunológico; - Sistema Nervoso; - Sistema Ósseo; - Sentidos; - Metabolismo.

Físico

Psicológico

O envelhecimento psicológico envolve as mudanças cognitivas, emocionais e sociais que ocorrem com a idade. Principais características: - Função Cognitiva; - Saúde Mental; - Emocionalidade; - Socialização; - Autoestima e Identidade; - Adaptação e Resiliência.

Envelhecimento Psicológico vs Físico

Saúde Emocional

Técnicas de gestão do stress, como meditação.

Envelhecimento Saudável

Interações Sociais

Estimulação Mental

Nutrição Adequada

Atividade Física

Manter conexões sociais para suporte emocional e mental.

Manter o cérebro ativo através de leitura, jogos e aprendizagem continua.

Dieta rica em nutrientes para suportar a saúde geral.

Exercícios regulares para manter a força muscular, flexibilidade e saúde cardiovascular.

Resiliência e Flexibilidade

Prevenção e Promoção da Saúde

Coordenação de Cuidados

Abordagem Holística

Empatia e Paciência

Comunicação Eficaz

Habilidades Clínicas

Conhecimento Técnico e Científico

Possui características específicas que são fundamentais para proporcionar um cuidado adequado e de alta qualidade aos pacientes idosos.

O agente de saúde, pode ser um médico geriatra, enfermeiro geriatra, ou qualquer outro profissional especializado no cuidado ao idoso.

Características do Agente em Geriatria

Percentagem de população idosa no mundo

Todos os materiais estão disponíveis na plataforma online

Cuidar de um idoso é honrar a sabedoria do passado, valorizar a presença no presente e construir um legado de amor e respeito para o futuro.

Diagnóstico e Tratamento: Capacidade de diagnosticar/detetar e tratar doenças comuns em idosos. Gerenciamento de Medicamentos: Habilidade em gerenciar polifarmácia.

Trabalho em Equipa: Colaborar com outros profissionais de saúde, para fornecer um cuidado integrado. Suporte Familiar: Trabalhar com a família do paciente para garantir que eles estão envolvidos e informados sobre o cuidado do idoso.

Formação Específica: Formação especializada em geriatria para compreender as particularidades do envelhecimento. Atualização Contínua: Manter-se atualizado com as últimas pesquisas e práticas em geriatria para oferecer o melhor cuidado possível.

Adaptação: Capacidade de se adaptar às mudanças e ajustar o plano de cuidado sempre que necessário. Resiliência: Manter uma atitude positiva e resiliente diante dos desafios inerentes ao cuidado de pacientes idosos.

Cuidado Integral: Considerar todos os aspectos da saúde do idoso. Planos de Cuidado Personalizados: Desenvolver planos de cuidado personalizados que atendam às necessidades individuais de cada paciente.

Prevenção de Doenças: Foco em medidas preventivas para evitar doenças e complicações associadas. Promoção da Qualidade de Vida: Incentivar hábitos saudáveis e atividades que promovam a qualidade de vida e bem-estar.

Escuta Ativa: Capacidade de ouvir atentamente as preocupações e sintomas relatados pelos pacientes e familiares. Clareza na Comunicação: Explicar diagnósticos, tratamentos e prognósticos de maneira clara e compreensível.

Sensibilidade: Compreender e ser sensível para com as necessidades emocionais e psicológicas dos idosos.Paciência: Demonstrar paciência ao lidar com a lentificação ou dificuldades de comunicação.