Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Cultura organizacional

Teresa Pinho

Created on July 7, 2024

Curso IEFP

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Cultura Organizacional

Tópico 1- Enquadramento inicial

início

objetivo

Compreender o que é a cultura organizacional e seu enquadramento na organização.

03 - Compreender a importância dos valores

02 - Os elementos da cultura

Indíce

01 - Introdução

Vídeo

Perguntas interactivas

Fim

01

Introdução

+ info

Cultura Organizacional: A Força que Move as Empresas

A cultura organizacional é o coração que pulsa em cada empresa, moldando a forma como seus membros pensam, agem e interagem. Essa poderosa força invisível é o alicerce que sustenta o sucesso e a adaptabilidade de uma organização, definindo sua identidade única e impulsionando-a rumo a seus objetivos estratégicos.

+ info

+ info

Info

02

os elementos da cultura

+ info

+ info

+ info

Crenças

Valores

Os elementos da cultura

Define-se Cultura como um conjunto de valores compartilhados, crenças e normas que afectam o pensamento e o comportamento das Pessoas na organização.

Comportamentos

"A Cultura é a forma como fazemos as coisas por aqui"

Teresa Pinho

03

A importância dos valores

O que faz acontecer!

Liderar uma organização é conduzir uma organização rumo à sua visão desejada, alimentando uma cultura de suporte à concretização da missão.

Missão

O Sentido

Valores

A Motivação

Visão

A Direcção

Cultura organizacional

Os valores traduzem as motivações pessoais. É sobre o que as pessoas valorizam, sobre o que é verdadeiramente importante para elas!.

+ info

interactive question

Verdadeiro ou Falso

questão interactiva

Selecção da imagem

mindwave

A great presentation:

  • It is clear and structured
  • Tells stories hierarchically.
  • 'Matches' with your audience.
  • Adapts fonts and color to the theme.
  • Includes images and entertains.
  • Represents data with graphics.
  • Uses timelines.
  • Is animated and interactive.
  • Excites the brain, through multimedia elements.
  • DO NOT overdo it with bullet points 🙃​.

Valores, um método abreviado de descrever nossas motivações individuais e coletivas e o que é importante para nós. Exemplos: Confiança, Comprometimento, Envolvimento, Integridade, Honestidade, Comunicação, Responsabilidade, Senso de dono, Excelência, Inclusão, Trabalho de equipa, equilíbrio, Consistência, Rigor, Gratidão , humildade.

Por exemplo: Se uma organização define como valor o trabalho de equipa, é expectável, que se observem comportamentos coerentes com este valor, nas organização.

+ info

No fundo os valores de uma organização não são mais que os valores das pessoas que a integram. É fundamental que as organizações ganhem esta consciência, e que permitam às pessoas que nelas trabalham, a vivência dos seus valores. Organizações de excelência, atendem a um full spectrum de valores das suas equipas, promovendo assim o máximo potencial das suas pessoas.

A cultura organizacional é um sistema vivo dentro da organização, daí a metáfora da árvore em substituição ao tradiciocional iceberg. Os valores e crenças, a parte invisível da árvore, requer que seja alimentada e regada, para que gere os comportamentos desejados, a parte visível e observável pelas pessoas da organização e terceiros.

A metáfora da árvore

As crenças são “pressuposições”. Uma pressuposição é alguma coisa que supõe antes de agir. Por isso as crenças são princípios de conduta. Agimos como se as crenças fossem verdadeiras. As crenças são mutáveis – tem escolha sobre aquilo em que acredita. A convicção de que as crenças são mutáveis é, em si mesma, uma crença desafiadora para muitas pessoas. As crenças têm que ser postas em prática para significarem alguma coisa; portanto, são princípios de ação e não ideais vazios.

Esclarecer quais são os comportamentos desejados relacionados aos valores compartilhados, é fundamental na criação de um ambiente de trabalho eficaz e atraente. O resultado deste exercício, juntamente com uma visão e missão compartilhadas, constitui uma base sólida para a cultura da equipa. Este é um caminho de aprendizagem, que exige contínuo e consistente acompanhamento reflexões e melhorias para garantir que a equipa e seus elementos “walk-the-talk”..