Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Desculpa... Por acaso és uma bruxa?

Patrícia

Created on June 23, 2024

História infantil

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

É hora da

história

Texto de Emily HornIlustrações de Pawel Pawlak

Desculpa... por acaso és uma bruxa?

LEONARDO era um gato, preto como o carvão. Vivia sozinho na rua, porque não tinha muitos amigos. Quando o frio apertava, o Leonardo refugiava-se na biblioteca. Era um lugar quentinho e confortável, cheio de bons livros para ler.

As bruxas usam meias às riscas e chapéus pontiagudos.As bruxas viajam nas suas vassouras. As bruxas têm caldeirões para aquecer as suas poções mágicas. As bruxas cuidam de toda a espécie de animais de estimação - corvos, lagartos, corujas e morcegos – mas têm um carinho especial por gatos pretos.

Certo dia, Leonardo descobriu um livro chamado A Enciclopédia das Bruxas. Era mesmo interessante! Entre outras coisas, dizia: — Se eu encontrar uma bruxa para mim, talvez nunca mais sofra nem de frio, nem de solidão — pensou o Leonardo. E assim...

...lá foi ele à procura de uma bruxa. Enquanto caminhava pela rua, Leonardo viu uma menina que usava meias às riscas, tal e qual como as bruxas do livro. — Desculpa... Por acaso és uma bruxa? – perguntou-lhe.

Quando a menina se virou e viu o Leonardo, deu um pulo. — Aaaai! Um gato preto! — gritou. — É sinal de má sorte! — e desatou a correr, como se tivesse visto um fantasma. — Sou assim tão assustador? — pensou o Leonardo. E, depois de um suspiro triste, continuou a sua caminhada.

O Leonardo ouviu um som que parecia um sopro ou um assobio. Alguém estava a varrer a calçada com uma vassoura que era igualzinha às que tinha visto no livro. Tinha de ser uma bruxa! — Desculpa... Por acaso és uma bruxa? — perguntou o Leonardo.

O senhor virou-se. Era um varredor de ruas! — Será que pareço uma bruxa? — perguntou ele ao Leonardo e o riso escapava-se-lhe através do bigode farfalhudo. — Fiz asneira! — disse o Leonardo...

...e continuou a descer a rua. Eis senão quando o Leonardo avistou através de uma janela uma senhora a cozinhar num caldeirão grande e preto. Era muito parecido com os caldeirões da enciclopédia: A senhora era de certeza uma bruxa! O Leonardo aproximou-se da janela e perguntou: — Desculpa... Por acaso és uma bruxa?

— Eu não queria ser malcriado... — murmurou o Leonardo, afastando-se de mansinho.

— Como te atreves a chamar-me bruxa?! — gritou a senhora, toda esganiçada. — Some-te, gato malvado! E nunca mais ponhas aqui os pés!

Foi buscar um livro à prateleira e começou a lê-lo. Nem reparou nas seis meninas estranhas que estavam atrás da estante...

— Quem me dera encontrar uma bruxa, mas não estou com sorte nenhuma — matutava o Leonardo, enquanto regressava à biblioteca.

...mas nenhuma delas tirava os olhos do Leonardo. Assim que puderam, foram ter com ele a correr. Agarraram-no, abraçaram-no e encheram-no de festinhas. — Que gatinho preto tão querido! — exclamaram todas. O Leonardo não podia estar mais envergonhado! Nessa altura, ouviu-se uma voz de senhora: — Pouco barulho, minhas bruxinhas! Não se esqueçam de que estamos numa biblioteca!

— Desculpem... Por acaso são bruxas? — perguntou o Leonardo. — Claro — respondeu a senhora. — Estas bruxinhas são as minhas aprendizes e eu sou a bruxa-mestra. E eram mesmo bruxas — com vassouras, meias às riscas e chapéus pontiagudos, tal e qual como nas imagens da enciclopédia! E todas perguntaram se o podiam levar para sua casa...

— Eu chamo-me Leonardo — disse o gato preto com firmeza — e não posso ir para a casa de cada uma de vós.— Tens razão — concordou a bruxa-mestra — mas, se quiseres, nós podemos levar-te para à nossa escola. — Claro que quero! — exclamou o Leonardo. E todas as meninas aplaudiram com alegria a decisão do gatinho. e agora, meninas, silêncio, por favor! Escolham os vossos livros e preencham a requisição. - disse a bruxa-mestra. - Tu também, Leonardo... - acrescentou - de seguida voltaremos à escola para uma lição sobre feitiços e poções! Eu vou mostrar-te o teu novo lar! Vais adorar ser um gato de uma verdadeira escola de bruxas!

E tudo acabou bem...

VIDEO

bruxa-mestra

meninas

senhora

varredor

menina

gato Leonardo

Personagens

1 maçã vermelha 3 abraços apertados 41 rabanetes 2 frascos de tinta cor-de-rosa

Poção do amor

Ingredientes:

Para espalhar amor pelo mundo

1 colher de pó de giz verde 2 mãos cheias de gliter pó dos móveis lá de casa pimenta qb

Poção para espirrar

Ingredientes:

Junta estes ingredientes, sempre que quiseres espirrar

2 asas de morcego 16 escamas de crocodilo 1 língua de cobra 1 pacote de gelatina de ananás

Poção da invisibilidade

Ingredientes:

Ninguém te vai conseguir ver

2 pelos de unicórnio 1 colher de glitter azul 1 raio de sol 3 papoilas

Poção para cabelo colorido

Ingredientes:

Deixa o teu cabelo a parecer o arco-íris

1 língua de sapo 33 pelos de cão malhado 1 voz de sereia 1 fatia de pão de forma

Poção para fazer os cães falarem

Ingredientes:

Finalmente vais perceber o que os cães ladram uns aos outros

1 raiz de alface 4 nabiças 3 dentes de leão 1 chouriço

Poção da árvore

Ingredientes:

Para fazer crescer uma árvore num minuto

2 asas de fada 1 galocha amarela 14 pelos da crina de pégaso açúcar qb

Poção para voar

Ingredientes:

Para poupar tempo no trânsito

1 escama de lagarto amarelo 1 unha de pé de gigante 3 malmequeres 2 colheres de azeite

Poção dor de barriga

Ingredientes:

Se te doer a barriga, toma duas gotas desta poção, ao deitar.