Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Gabriela Lampreia PTM22

Ballet e Ópera

  • Ballet de cour
  • Comédie-ballet
  • Ópera
  • Ballet clássico

Índice

Ballet comique de la Reine - 1581

Definição

Ballet de cour

La cérémonie turque rm Le Bourgeois gentilhomme (1670) de Molière e Lully

Criadores

Definição

Comédie-ballet

La traviata

Definição

Ópera

Lago dos cisnes

"O Ballet Clássico ou Balé Clássico surgiu como espetáculos solenes durante o período renascentista, o chamado “Ballet de Corte”, nas cortes italianas, no fim do século XV. Porém, o seu desenvolvimento foi maior nas cortes francesas, no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, fato que refletiu diretamente no vocabulário do balé.Essa proposta de realização de dança envolvia novas formas artísticas, sobretudo a narrativa, tendo seus espetáculos apresentados em festas aristocráticas, onde músicos e bailarinos da corte colaboravam para criar entretenimento para a nobreza. A coreografia era adaptada nos passos das danças nobres, os dançarinos vestiam-se da roupa da moda e, ao fim, era comum o público entrar na dança." - Fiorire

Definição

Ballet clássico

Fim

Jean-Baptiste Lully

Molière

Foi com o surgimento e popularização do ballet clássico que começaram a haver dançarinas, pois antes só haviam dançarinos (faziam os papéis masculinos e femeninos), o que é muito diferente da realidade vivida a partir do século XXI, onde este estilo de dança é encarado como algo feminino.Os bailados possuem uma grande valor histórico e cultural e as peças que eram representadas no século XVII são feitas até hoje, sem sofrerem alterações.

O ballet clássico é um estilo de dança de alta técnica e precisão, originado no final do século XVII.Desenvolveu-se nas cortes europeias, sistematizado na Rússia no século XIX, e até hoje, a Rússia é a maior referência no mundo do ballet clássico.Este tipo de dança é caracterizado por técnicas rigorosas, incluindo piruetas, arabesques e grand jetés, e narrativas românticas ou fantásticas. Este tipo de ballet é dançado até hoje, e é o ballet que todos nós estamos familiarizados com.

  • 1622 a 1673 d.C..
  • Escritor, encenador, ator e empresário.
  • Usava linguagem popular.
  • Através do "riso", conseguiu representar a sociedade da época.

A ópera é uma forma de teatro musical que combina canto, orquestração, atuação e às vezes dança.Originou-se na Itália no final do século XVI, e é caracterizado por cantos líricos (arias e\ou recitais), figurinos e cenários elaborados.Alguns exemplos famosos são a "La traviata" e "Carmen"..

O comédie-ballet é um género criado por Molière e Jean-Baptiste Lully no século XVII, que combina elementos da comédia teatral com o ballet, intercalando diálogos cómicos com cenas de dança.É caracterizado por fazer uma sátira social às pretensões da grandeza dos novos ricos, este grupo é personificado pelo protagonista Sr. Jordão.

O Ballet de cour é um estilo de dança de corte que surgiu na França no século XVI, foi introduzido pela rainha Catarina de Médici; popularizado no reinado de Luís XIV.Não é parecido com o ballet que conhecemos hoje em dia.Além disso o ballet de cor era uma ação dançada sobre um poema e executada pela corte.

  • 1632 a 1687 d.C..
  • Foi violinista e bailarino.
  • Era italiano.
  • Criou diversas estratégias, bailados e óperas.
  • Foi nomeado compositor de música instrumental do rei e depois compositor e superintendente da música de câmara do rei.