Want to make creations as awesome as this one?

Trabalho de Projeto de Turma 7ºD 2023/2024 - AECV

More creations to inspire you

Transcript

PROJETO DE TURMA DO 7.ºD - 2023/2024

UM BEM ESSENCIAL À VIDA!

ÁGUA

Marcadores de Livros

Água e as Civilizações Antigas

Estudo dos hábitos de consumo

Rio Vizela

Coletores pluviais

Pegada ecológica

Visitas de Estudo e Palestras

Ponto de partida

ÍNDICE

Ponto de Partida

+ info

ÁGUA: UM BEM ESSENCIAL À VIDA

A Carta Europeia da Água surge no sentido de dar resposta a um dos grandes problemas que atualmente preocupam a Humanidade: a necessidade de água doce face ao aumento das populações, contaminação dos recursos hídricos e alterações climáticas. Esta preocupação levou o Conselho da Europa a proclamar, no dia 6 de maio de 1968, em Estrasburgo, a designada Carta Europeia da Água.Esta carta assenta em 12 pontos

Partindo da analise da carta europeia da água com os alunos, definiu-se os subtemas do trabalho de forma a construir um plano de ação na escola e em casa que sensibilize a comunidade escolar para a adoção de comportamentos que reflitam o respeito e valorização da água enquanto recurso.

Palestra da DecoJovem denominada Consumer.TALKS Last Call: H20 com conta e medida - 30 de janeiro de 2024

Visitas de Estudo e Palestras

Visita de estudo ao Pavilhão da Água (Porto) com objetivo de os alunos perceberem a importância do uso racional da água e o seu papel fundamental para a sustentabilidade da vida na Terra - 23 de outubro de 2023

01

02

03

Leito, onde um rio mais maduro começa a ganhar cada vez mais força motriz. O seu percurso deixa de estar no curso alto passando para o curso médio. Estamos numa fase de transição. Aqui podemos verificar a importância das linhas de água, a força da água para produção de energia elétrica, fenómenos naturais e aprender mais sobre os gastos que fazemos de água no nosso dia a dia.

Nascente, onde se explora toda a origem de um rio e se apresentam experiências com água fresca e cristalina, os caminhos acidentados por onde percorre o rio jovem, a água a brotar de entre as rochas e a escorrer pela montanha, formando assim um pequeno riacho que irá aos poucos ganhando mais força ou pressão.

Visita de estudo ao Pavilhão da Água

O Pavilhão da Água permitiu um mergulho no conhecimento na Sala Imersiva, onde os alunos foram levados numa viagem de sentidos que atravessa montanhas, planícies e oceanos! Todo o percurso da exposição do Pavilhão da Água teve um rio como fio condutor, apresentando a importância da água, as suas propriedades e características e recorrendo à forte ligação dos portugueses aos rios e ao mar. A visita foi dividida em três áreas distintas:

+ info

Foz onde o rio irá encontrar o mar.

Palestra Decojovem

Consumer.TALKS Last Call: H20 com conta e medida

Todos os dias fazemos escolhas sobre a forma como vivemos, viajamos, comemos, consumimos ou nos divertimos, que exigem o uso de recursos naturais limitados. Em resultados dessas nossas escolhas diárias, cada um de nós é responsável por 72% das emissões globais de gases com efeito de estufa, que são lançadas para a atmosfera! Neste sentido, é importante diminuir o aquecimento global, atingindo apenas 1.5ºC! Esta é a nossa melhor hipótese para terminar com os piores efeitos da crise climática! Por isso, tudo inicia com o nosso estilo de vida e as emissões que são geradas, por este, têm de ser reduzidas abaixo de 2.5 Toneladas de CO2, por pessoa e por ano, até 2030.

Pegada ecológica

A DECO desenvolveu um teste - LifestyleTest - que avalia os hábitos de consumo em quatro áreas: casa, transporte, alimentação e compras. Na aula de APDT, os alunos realizaram o teste e mediram a sua pegada carbónica. Receberam conselhos para mudar comportamentos e adotar um estilo de vida mais sustentável. Com os resultados, cada aluno criou um infográfico.

Pegada Ecológica

Amount

Services

Na disciplina de História, os alunos fizeram pesquisas para compreender as modificações profundas que ocorreram na forma de vida dos seres humanos das Civilizações dos Grandes Rios.O resultado das pesquisas de cada grupo encontram-se nas apresentações ao lado:

Vale do Rio Indo

Sumérios

Nilo

Egito

China Antiga

Importância da água para o desenvolvimento das comunidades humanas

Mais exemplos

Coletores Pluviais

A gestão sustentável das águas pluviais nas cidades é, atualmente, uma prioridade para aumentar a qualidade de vida e a qualidade ambiental. Neste seguimento, na aula de APDT, os alunos fizeram pesquisas sobre diferentes coletores para águas pluviais, funcionalidades e materiais necessários para a sua construção.

No 3º Período, os alunos realizaram uma Aula de Campo onde visitaram as nascentes de águas termais de Vizela, cada nascente termal visitada foi recolhida águas termal para análise da temperatura, do pH, compostos químicos, microrganismos e ainda as vantagens das águas termais. Estas informações foram importantes para a elaboração dos infográficos.

+ info

+ info

Os alunos na disciplina de Ciência e Tecnologia, durante o 1.º período, fizeram uma pesquisa sobre a vida animal do rio Vizela, desenvolveram Infográficos/posters científicos com a identificação e caracterização dos seres identificados, que serviu de base na elaboração de um recurso digital (Padlet)

+ info

Rio Vizela

No 2.º Período, os alunos da turma desenvolveram um pequeno trabalho de investigação para estudar algumas caraterísticas das plantas existentes nas margens do rio Vizela, culminando na elaboração de trabalhos tridimensionais, seguindo as regras de criação de um herbário representado em quadro. No início do 3º Período os trabalhos dos herbários quadro foram expostos na Biblioteca da Escola Básica.

+ sobre o Rio Vizela

Foram recolhidas amostras de plantas ripícolas e não ripícolas do leito do Rio Vizela para posterior identificação e desenho nas aulas de E.V.

Scope

Lorem ipsum dolor sit amet

An awesome title

An awesome title

An awesome title

An awesome title

An awesome title

An awesome title

An awesome title

An awesome title

An awesome title

An awesome title

An awesome title

An awesome title

Consumos Dezembro 2023

Garrafas de água vendidas em Maio de 2023, no bar.

Garrafas de água vendidas em Novembro de 2023, no bar.

Garrafas reutilizáveis

Estudo de hábitos de consumo

Na disciplina de Matemática, os alunos elaboraram questionários sobre os usos racionais de água e objetos de plástico descartável, que foram aplicados à comunidade escolar. Posteriormente, analisaram e produzir informação estatística com o tratamento dos dados obtidos nos questionários aplicados por forma a tomar decisões informadas e fundamentadas.

Água canalizada Vs engarrafada

Sections like this help you create order

CONCEPT MAP

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

Title here

HORIZONTALMIND MAP

Separação de resíduos por categorias

Marcadores de Livros

Na disciplina de TIC, foram elaborados marcadores de livros (português e inglês) como forma de comemorar e de divulgar o Dia Mundial da Água, 22 de março.

Trabalho de Projeto de Turma 2023/2024

Água um Bem Essencial à Vida!

7.ºD

Info

1. Não há vida sem água. A água é um bem precioso indispensável a todas as atividades humanas. 2. Os recursos de águas doces não são inesgotáveis. É indispensável preservá-los, administrá-los e, se possível, aumentá-los. 3. Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do Homem e dos outros seres vivos que dela dependem. 4. A qualidade da água deve ser mantida a níveis adaptados à utilização a que está prevista e deve, designadamente, satisfazer as exigências da saúde pública. 5. Quando a água, depois de utilizada, volta ao meio natural, não deve comprometer as utilizações ulteriores que dela se farão, quer públicas, quer privadas. 6. A manutenção de uma cobertura florestal adequada, de preferência florestal, é essencial para a conservação dos recursos de água. 7. Os recursos aquíferos devem ser inventariados. 8. A boa gestão da água deve ser objeto de um plano promulgado pelas autoridades competentes. 9. A salvaguarda da água implica um esforço crescente de investigação, formação de especialistas e de informação pública. 10. A água é um património comum, cujo valor dever ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado. 11. A gestão dos recursos de água deve inscrever-se no quadro da bacia natural, de preferência a ser inserida no das fronteiras administrativas e políticas. 12. A água não tem fronteiras. É um recurso comum que necessita de uma cooperação internacional.

Pontos da carta europeia da água