Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

A bactéria da peste

Trabalho feito por: Lara Rezende e Mariana Costa.
  1. Oque é uma bactéria?
  2. Componentes de uma bactéria
  3. Peste
  4. Sintomas da peste
  5. Transmissão da peste
  6. Medidas de prevenção
  7. Tratamento
  8. Informações adicionais

Índice

As bactérias são organismos microscópicos unicelulares. Elas estão entre as formas de vida mais primitivas da terra. Há milhares de tipos diferentes de bactérias, e elas vivem em todos os ambientes concebíveis em todo o mundo. Elas vivem no solo, na água do mar e nas profundezas da crosta da Terra.

Oque é uma bactéria?

(bactéria Gram‑negativa Yersinia pestis)

Componentes de uma bactéria

Nos Estados Unidos, mais de 90% das infecções ocorrem em áreas rurais ou semirrurais dos estados do sudoeste, como Arizona, Califórnia, Colorado e Novo México, principalmente entre pessoas que acampam.

Em todo o mundo, a maioria dos casos desde a década de 1990 ocorreu na África, principalmente na República Democrática do Congo e em Madagascar. Casos também ocorrem no Peru.

No passado, grandes epidemias de peste, como a peste negra da Idade Média, mataram muitas pessoas. Os principais fatores de contribuição foram o grande número de roedores, ajuntamento urbano e más condições sanitárias.A peste agora ocorre de forma esporádica ou em surtos limitados.

A peste é uma infecção grave causada pela bactéria Gram‑negativa Yersinia pestis. Ela frequentemente afeta linfonodos ou pulmões.

Peste

Pode acontecer de forma primária ou como complicação da peste bubônica ou septicêmica.

• Dificuldade para respirar;• Dor no peito;• Tosse com sangue.

O diagnóstico é realizado por meio de um exame que colhe as secreções, ou por amostras de sangue. Em alguns casos, o médico pode solicitar também uma bi6ópsia do gânglio alterado, para confirmar a presença da bactéria Yersinia pestis.

(Peste pneumônica)

Sintomas da peste

As bactérias que causam a peste infectam principalmente roedores selvagens, como ratos, camundongos, esquilos, marmotas das pradarias e coelhos selvagens. As bactérias são transmitidas por pulga de rato. Quando os animais selvagens morrem, as pulgas podem se mudar para animais que vivem perto de pessoas e depois para animais domésticos, especialmente gatos. As pulgas de rato podem então picar pessoas e transmitir a infecção. As pessoas também podem infectar-se através de uma rachadura na pele se tiverem contato direto com um animal infectado.Raramente, a infecção é transmitida de pessoa a pessoa pela inalação de gotículas dispersadas pela tosse ou espirros. As bactérias se alojam nos pulmões e causam um tipo de pneumonia (peste pneumônica). A transmissão entre pessoas geralmente acontece somente quando elas convivem ou cuidam de pessoas com peste pneumônica.As bactérias da peste são uma arma biológica potencial. As bactérias podem se espalhar pelo ar e ser inaladas. O tamanho das partículas aéreas determina onde as bactérias se alojam no trato respiratório. Partículas pequenas se alojam nos pulmões, causando a peste pneumônica. Partículas maiores se alojam na garganta (faringe) e causam peste da garganta (peste faríngea).

Transmissão da peste

Além disso, podem ser administrados antibióticos para evitar o desenvolvimento da infecção. Pessoas com mais de 8 anos de idade recebem doxiciclina ou ciprofloxacino e crianças com menos de 8 anos de idade recebem trimetoprima/sulfametoxazol.

Os médicos monitoram os indivíduos que tiveram contato com uma pessoa que tem peste pneumônica. Sua temperatura é medida a cada quatro horas por seis dias.

Após exposição à peste

As medidas a seguir podem ajudar a controlar roedores e prevenir mordidas de pulgas:

▪︎Retirar tudo o que possa atrair roedores (como galhos, rochas empilhadas, lixo, lenha amontoada e alimentos) ao redor da casa▪︎Usar luvas ao manusear animais que possam estar infectados (por exemplo, ao retirar a pele de um animal)▪︎Usar repelentes, como DEET (dietiltoluamida) quando houver possível exposição a pulgas de roedores (por exemplo, durante acampamentos, caminhadas ou ao trabalhar ao ar livre)▪︎Aplicar produtos que controlem pulgas em animais domésticos▪︎Se os animais domésticos circularem por áreas externas em que haja peste, não deixá-los dormir na cama de uma pessoa

Medidas de prevenção

Estreptomicina ou gentamicinaO tratamento da peste começa imediatamente e reduz o risco de morte substancialmente.Para peste pneumônica ou septicêmica (corrente sanguínea), os antibióticos devem ser iniciados em até 24 horas após o surgimento dos sintomas.A estreptomicina ou gentamicina é aplicada por injeção durante dez dias ou até três dias depois de a temperatura ter voltado ao normal. Outros antibióticos, como doxiciclina, levofloxacino, moxifloxacino e ciprofloxacino são também eficazes.As pessoas com peste pneumônica devem ser isoladas para que não transmitam a bactéria pelo ar (chamado isolamento respiratório). O isolamento respiratório inclui:Limitar o acesso ao quartoExigir que pessoas que trabalham próximas a uma pessoa infectada usem máscara, proteção de olhos, jaleco inteiro e luvas

Tratamento

▪︎rededorsaoluiz.com.br

▪︎Manual MSD (versão saúde para familia)

Sites usados
(Fontes.)

Informações adicionais

Obrigado pela vossa atenção!!!